por fusco » 10/Ago/2009 13:12
este tema merece ate um outro forum.
teoricamente precisamos ter a menor pressao possivel no interior do carter afim de gerar um fluxo de blow-by (ar+oleo) de baixa velocidade permitindo assim a separação do óleo líquido e retorno deste ao cárter.
tenho acompanhado diversos casos de motor fundindo por falta de oleo, consumido totalmente pelo carburador.
isto pode estar acontecendo ou pelo fato do sistema de respiro original estar subdimensionado ou então pelo fato dos motores que estao sendo retificados agora nao estarem de acordo com o projeto original.
como nao temos outra alternativa de retifica, estou desenvolvendo um separador adicional, a ser instalado depois da válvula do respiro original de modo que devolva o oleo liquido ao carter nas condiçoes de alta carga e rotação.
o proximo passo sera medir a pressão no interior do carter nas diversas condiçoes de uso e entao redefinir o sistema de respiro.
esta solução de desvio do fluxo para a tampa de valvula aumenta consideralvelmente a pressão inerna do carter fazendo com que o fluxo passe pelos retentores do virabrequim ao inves do filtro de ar porem ocorre vazamento de oleo para atmosfera da mesma maneira. pode ate funcionar bem em ciclo cidade, com rotações e cargas variadas, mas nao resistira a 20 min de estrada a 100 km/h.
podemos discutir melhor no forum de subida de oleo para o carburador.
Abraços, Fusco.