Qual o Cambio do BR 800 SL 91?

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Qual o Cambio do BR 800 SL 91?

Mensagempor HOT_62 » 03/Jan/2006 12:03

Qual é o cambio usado no BR 800 SL 91? No site está dizendo que é o mesmo do Maverick, mas qual? Internamente é a mesma coisa?

Estou perguntando porque me apareceu um cambio automatico do Maverick... seria interessante a adaptação no BR....

[]s
Estevam
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62
 
Mensagens: 117
Data de registro: 06/Dez/2005 21:08
Localização: Limeira - SP

Mensagempor ThiagoGasb » 04/Jan/2006 17:12

bem o cambio do br-800 é uma peça original da gurgel não é de nenhum outro carro
Imagem
ThiagoGasb
 
Mensagens: 28
Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

cambio de 5 marchas

Mensagempor william » 28/Abr/2006 23:20

Gostaria de saber se alguem aqui ja colocou uma caixa de marcha do chevette de 5 marchas num BR800? se sim, teve problema para adaptação? e como andou? melhorou muito?pois fui ver uma num desmache e achei muito grande comparada com a original.

Gracias
(g1) william (g2)
BR 800 91 , X-12 86 , G-15 e motomachine
william
 
Mensagens: 97
Data de registro: 05/Abr/2006 22:46
Localização: fortaleza

Mensagempor Luiz » 29/Abr/2006 18:00

Willian,

Um amigo disse que tentou adaptar e, não conseguiu, até chegou a colocar no lugar, mais disse que o cambio ficou deslocado demais para a direita, e, ele voltou ao original.
Luiz
BR-800 491
Luiz
 
Mensagens: 17
Data de registro: 15/Out/2005 17:39

Mensagempor william » 01/Mai/2006 22:20

Foi isso que pensei......pelo tamanho da caixa deve ser complicado, mas ja vi alguem falar aqui no forum que ja instalou.acho que vou mexer no meu diferencial deve ser mais pratico e mais barato.
BR 800 91 , X-12 86 , G-15 e motomachine
william
 
Mensagens: 97
Data de registro: 05/Abr/2006 22:46
Localização: fortaleza

Caixa de marchas

Mensagempor Fernando João » 02/Mai/2006 20:49

william,

A caixa do BR-800 89 e 90 é muito parecida com a caixa do Chevette 4 marchas. Veja: caixa de marchas do BR-800 89 e 90
Já o BR-800 91 e toda a linha Supermini utilizam uma caixa que era importada da Argentina. Todos os componentes internos desta caixa têm a inscrição "Ford". Veja: caixa de marchas do BR-800 91 e Supermini
Já me disseram que esta caixa é muito parecida com a caixa de marchas do Ford Farus.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Avatar de usuário
Fernando João
Administrador
 
Mensagens: 192
Data de registro: 04/Out/2005 10:01
Localização: Florianópolis/SC

Mensagempor william » 02/Mai/2006 22:39

Caro incansavel Fernando João


Bacana a informação ......., em caso de uma troca de caixa, seria facil substituir a minha pela caixa do chevette? mesmo sendo a de 4 marchas?

(g1) William (g2)
BR 800 91 , X-12 86 , G-15 e motomachine
william
 
Mensagens: 97
Data de registro: 05/Abr/2006 22:46
Localização: fortaleza

Caixa de marchas

Mensagempor Fernando João » 02/Mai/2006 23:51

william escreveu:Caro incansavel Fernando João


Bacana a informação ......., em caso de uma troca de caixa, seria facil substituir a minha pela caixa do chevette? mesmo sendo a de 4 marchas?

(g1) William (g2)


william,

No caso do meu BR-800 (1990) a caixa é, segundo o mecânico que adaptou meu motor, igual a caixa do Chevette 4 marchas. Mudam apenas: a carcaça, que tem a inscrição Gurgel nas laterais e a espessura das engrenagens internas, que são um pouco mais finas.

No caso do teu BR-800 (1991) terias que saber, primeiramente:
* Se a capa seca da tua caixa é compatível com a caixa do Chevette, senão tens que ter um flange;
* Se os pontos de fixação são os mesmos ou são proximos, senão tens que criar novos pontos;
* Se o tamanho da caixa é o mesmo, senão tens que mexer no comprimento do cardan.

Eu até suspeito que quando a Gurgel adotou o sistema de fixação pendular do motor ela trocou também a caixa de marchas. Será?
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989
Avatar de usuário
Fernando João
Administrador
 
Mensagens: 192
Data de registro: 04/Out/2005 10:01
Localização: Florianópolis/SC

Re: Qual o Cambio do BR 800 SL 91?

Mensagempor Áthila » 20/Fev/2012 10:31

Olá pessoal, aproveitei o tema, pois o problema que estou passando envolve as informações que vocês passaram.
Troquei o motor do meu BR 800(1991) por um motor 1.4 do Corcel, porém o meu cambio que já estava roncando de leve na 2° marcha, agora está trepidando muito, chacoalhando muito internamente, fazendo barulho de engrenagens soltas...
Minha intenção era colocar o cambio do Chevette 1.4, pois sempre ouvi falar que o cambio do Br 800 até 1989 era este.
Para trocar meu cambio argentino pelo do chevette, é tirar um e colocar o outro aproveitando a capa seca?

Desde já, muito obrigado.
Áthila
 
Mensagens: 1
Data de registro: 24/Fev/2011 19:18


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Google [Bot] e 0 visitantes