Mas veja que se você não recobrir os tubos com fiberglass, vai perder muito da resistência original que a estrutura foi projetada para ter graças ao Plasteel. Principalmente no caso de um acidente isso pode ser bem crítico.
O problema é que a água e lama vão se infiltrando pelas frestas nos pontos onde os tubos "entram" na fibra, e ficam lá dentro apodrecendo o metal. Só que, se não tiver por onde entrar umidade, os tubos não vão enferrujar nunca! Sei que a fibra não é 100% impermeável, mas mesmo assim o tanto de umidade não seria suficiente para apodrecer os tubos. A umidade de verdade entra apenas por essas "bordas" ou por alguma eventual rachadura causada por batidas ou raspadas na parte de baixo do carro. As "bordas" podem ser totalmente calafetadas e impermeabilizadas, e quanto às rachaduras, é só inspecionar de vez em quando por baixo do carro e remendar caso apareça algum dano.
Eu entendo a idéia de não recobrir o chassis porque assim ele não vai apodrecer, mas acontece que se ele for bem recoberto em um serviço competente (ainda mais que você vai ter a oportunidade de refazer do zero sem nada para atrapalhar) e todas as "bordas" da fibra forem bem calafetadas com materiais bem adesivos e flexíveis (como KPO e Underseal), também não vai apodrecer por mais de 50 anos e vai manter a mesma resistência.
A fibra nunca se amolda perfeitamente ao que está por baixo, por isso é preciso usar outros materiais para fazer essa vedação nas bordas. Se a Gurgel fizesse isso na fabricação, hoje todos os chassis ainda estariam inteiros.