Amigo,
Facilmente qualquer mecânico arranca o motor Enertron e coloca um motor VW a ar no lugar. É fácil fácil...
Porém, dependendo do capricho do mecânico, o capô pode ou não fechar por dentro. É comum ver BR-800 com motor VW a ar com travas laterais (tipo Jeep) pra manter o capô fechado.
Parece que, se a capa seca for gasta, o motor se adequa com mais facilidade. Dizem - é sempre bom confirmar - que o motor do Gol chaleira se adapta mais facilmente além de ser projetado para refrigerar-se pela frente.
Um exemplo de uma boa adaptação de motor VW a ar é o BR-800 do Sr. Itauri, que participa desse fórum. Não tive a oportunidade de ver o carro dele pessoalmente, somente por fotos, mas segundo o proprietário o capô fecha direitinho, a suspensão não foi prejudicada com a adaptação e a manutenção é praticamente zero: só trocar óleo e colocar gasolina.
Para ver essas e outras fotos do BR-800 do Itauri,
Sobre o texto do Sr. Manuel da Silva Gomes, uma pequena correção: Nem todos os BR-800 tem motor pendular. O meu BR-800 é 1990 e não utilizava esse sistema. Creio que a Gurgel tenha adotado a fixação pendular em 1991.
Eu substitui o motor original do meu BR-800 por um motor VW AE (Ford CHT). Mas nesse caso, a adaptação é um pouco mais complicada...