Senhores,
Há um mês, mais ou menos, eu fui a um "mexânico".
A água do meu BR-800 fervia toda hora e tinha um vazamento grande de óleo, mas o carro tava andando.
Eu já havia verificado o radiador e o motor da ventoinha.
Levei o radiador para recondicioná-lo e, quanto ao motor da ventoinha, eu adaptei o do Fiesta.
Ainda assim, o carro estava fervendo.
Eu comprei o carro em Junho deste ano e estou arrumando aos poucos.
O dono anterior não cuidava muito bem do carro.
Mas, de qualquer forma, o carro andava bem e estava fazendo seus 10 km/L, um pouco gastão, mas esperado.
Deixei o carro no mexânico e ele me disse que teria que abrir o motor.
Ele abriu e me disse que, além de trocar todas as juntas, ele teria que fazer uma retífica no cabeçote, trocar aneis, capa dos tuchos e otras cositas más...
Resultado: 500 pilas de mão de obra e 600 em peças.
Imaginei: agora o carro fica joia!
Depois que o motor foi montado, ao ligar, o carro pipocava e morria.
O carro nunca fez isso antes!
O mexânico me disse que não estava conseguindo acertar o ponto.
Indiquei, então, o site gurgel800 e parte de serviços.
Eu li que o ponto se ajusta através do sensor de rotação e do sensor de vácuo.
Aparentemente, ele conseguiu acertar.
Ligaram-me para avisar que o carro estava pronto e que era para pegá-lo na oficina.
O mexânico me disse para rodar com ele durante uma semana e depois era para voltar e regular as válvulas.
O que ocorreu foi que eu andei menos de 10 km e o carro começou a "prender", ou seja, quando eu tentava esticar a marcha, ele nao ia.
Assim foi, até que o carro parou.
Fui aonde eu tinha que ir de metrô e, na volta, o carro ligou e consegui andar com ele, mas ouvi um barulho horrível de válvula batendo.
Quando cheguei na casa da minha sogra, o carro quase não estava andando.
A mangueira que sai da parte superior do radiador para o cabeçote estava bastante estufada.
Senti também um cheiro muito forte de solvente.
Nenhuma luz se acendeu no painel.
Devolvi o carro para o mexânico.
Ele ficou com o carro mais uma semana e disse que algumas peças estavam ruins e ele não havia visto.
Ele disse que o rotor da bomba d'água estava quebrado, que a árvore de comando e a sapata do esticador já era, e que o virabrequim precisava de uma retífica.
Fiquei imaginando que aquilo era resultado de imperícia dele, mas como não poderia provar nada, concordei em arrumar mais estes problemas.
Indiquei o número de telefone do Edivaldo, que vende peças para Gurgel lá no Butantã.
Por sinal, ele me vendeu um rotor de alumínio bastante interessante e muito mais leve que o original.
Resultado mais 800 pilas.
Novamente, avisaram-me que o carro estava pronto e que era para apanhá-lo.
Antes, resolvi dar uma volta.
Andei com ele e, aparentemente, tudo em ordem.
O que me deixou irritado foi um pequeno vazamento de água e outro pequeno vazamento de óleo.
Poxa... se eu paguei quase 2 barão para acertar o carro, não é para ter vazamento, né?
Novamente, depois de uns 10 km o carro apresentou o mesmo problema, exatamente, inclusive o cheiro de solvente.
Novamente, consegui fazer o carro andar e encostei na casa da minha sogra.
Deixei o carro por lá novamente.
Agora estou esperando.
Os senhores podem me dar uma luz a respeito?
Vocês já viram isso antes?
O que pode estar acontecendo?
Onde o mexânico está comendo bola?
Grato,
JP.