por Fernando João » 18/Abr/2007 00:13
maxwellsothero,
No caso de instalares um motor CHT 1.0 podes alongar o diferencial e/ou trocar a caixa (de 4 para 5 marchas). Resta saber se essa troca não prejudicaria o desempenho do carro.
Segundo a Revista 4 Rodas (nº 400 - novembro de 1993), o Escort Hobby 1.0 tem 50cv (quase 60% a mais de potência que um Enertron).
É por este motivo que sentimos a necessidade de alongar o câmbio. O giro subirá rapidamente mas a velocidade final é limitada pela caixa de marchas/diferencial.
Eu costumo me basear em cálculos matemáticos e penso da seguinte forma: Tomando por base um Escort Hobby 1.0 com câmbio e transmissão originais, tento aproximar a relação final de transmissão do Gurgel com a relação do Escort Hobby.
O Escort Hobby tem as seguintes relações de transmissão (Revista 4 Rodas - nº 400 - novembro de 1993):
1a - 4,20:1
2a - 2,23:1
3a - 1,52:1
4a - 1,12:1
5a - 0,93:1
diferencial - 4,56:1
Rotações a 100km/h em 5a marcha: 4000 rpm
É a primeira vez que comparo dados do Escort Hobby 1.0 com um BR-800. Achei interessante que a 4000 rpm o Escort Hobby anda a 100km/h (em 5a) e o Gurgel BR-800 anda a 100km/h também (em 4a).
Matematicamente falando, não haveria necessidade de trocar o câmbio nem mexer no diferencial, pois um BR-800 em 4a marcha anda o mesmo que um Escort Hobby 1.0 em 5a marcha (rotação x velocidade).
Talvez uma alteração "leve" que poderia ser feita é de alongar "só um pouquinho" o diferencial do BR-800, usando por exemplo, um conjunto coroa/pinhão de Chevette 1.6, que é "um pouquinho" mais longo. Nesse caso, um BR-800 a 4000 rpm andaria a 110km/h.
Os cálculos só levam em conta a relação de transmissão, mas vale lembrar que um BR-800 tem 200km a menos que um Escort Hobby.
Portanto, a sugestão do link de alongar o câmbio usando a relação do Chevette Automático ou Opala (3,45), no meu ver, não seria recomendada, pois o câmbio ficaria longo demais para um motor 1.0.
Se mesmo assim achares necessário alongar o câmbio, no meu entender seria melhor manter o diferencial original e substituir a caixa de marchas por uma de Chevette 1.6 (com 5 marchas). Pode ser um pouco mais complicado mecanicamente falando, mas tens "mais marchas" para trabalhar...
Sugestão: Se a idéia é por um CHT 1.0, podes optar por um AE-1000 dos primeiros Gol Bola, que tem injeção monoponto.
No meu caso, que instalei um motor AE-1600, vejo que há necessidade de alongar o diferencial e trocar a caixa de marchas.
Fernando João
São José/SC
Ragge California 1989