Instalando Leds Neon

Veículos Gurgel modificados/tunados/personalizados

Moderadores: Fernando João, HOT_62, ThiagoGasb

Instalando Leds Neon

Mensagempor ThiagoGasb » 04/Jan/2006 14:35

Entendendo os leds:
LEDS significa LIGHT EMITING DIODES, ou seja, diodo emissor de luz, por isso não correm risco de queimar como lâmpadas, não pelo menos em relação à tempo de uso, existem leds que estão funcionando a muitos anos sem sequer apresentar sinal de falha.

Existem todos os tipos de leds, para todos os gostos, desde arredondados, quadrados, ovalados isso em relação à forma; já em relação às cores aí sim temos uma variedade muito maiore: azuis, vermelhos, verdes, UV (ultravioleta, ou luz negra), laranjas e etc..
Porém no Brasil são encontrados em formatos e cores limitadas.

A luminosidade de um led é medida em Micro Candelas ou mcd, sendo que quanto maior for, mais luminosidade o led apresenta.

Como para nós não interessa muito como o led funciona, não irei aprofundar-me no assunto.

Sobre os leds:

O que mais pode causar a queima de um led é a tensão (volts) ou corrente (amperes) a mais do que o led necessita, pos isso se torna inevitável um pequeno conhecimento sobre eletrônica na hora de efetuar a ligação de leds.
Devido ao led ser muito sensível a voltagem e amperagem que esta ligado, é obrigatório liga-lo em um tensão e amperagem apropriada ou se por acaso ele for ligado em tensão maior ser usado em conjunto com um resistor, esse que tem a função de baixar a tensão ou amperagem de uma determinada corrente elétrica, sendo essencial o uso correto do Resitor que é medido em OHMS que a carga resistiva.
O led possui "duas pernas", sendo a menor o negativo e a maior o positivo.

Calculando o resistor necessario

essa aqui é uma pagina que irá resolver todos os problemas sobre o calculo de resitores para leds:
http://www.casemodbr.com/resistor.htm
sigam as instruçoes na pagina e coloquem todos os valores pedidos corretamente e obterao corretamento o valor do resistor necessario.
Os resistores sempre tem que ser ligado na parte positiva do fio que antecede os leds, senaum não servirá para nada.

Tipos de Ligaçoes


Existem dois tipos de ligaçoes a serem feitas para se ligar varios leds, a ligação em SÉRIE e em PARALELO.
A ligaçao em serie consiste em ligar o leds um diretamente com os outros, a perna negativa na perna positiva do led, assim como fazemos quando unimos varias pilhas. Isso faz com que a quantidade de led seja limitada de acordo com a tensao utilizada, por exemplo:
se for usada e tensao de 12v da fonte poderemos ligar apenas 4 leds de 3v cada, ja que a soma de todos estes leds totalizam 12v, pode ser ligado mais leds, porem esse funcionaram subdimensionados e não apresentarão a luminosidade adequada.

Já a ligaçao em paralelo consta em ligar cada perna do led em fios separados de acordo com a perna positiva e negativa, assim poderemos ter uma quantidade maior de leds ligada em uma tensao só, teoricamente ilimitada, mas não é bem assim, ja que uma fonte não aguentará sequer centenas de leds ligados.

è dificil explicar essas ligaçoes apenas descrevendo-as, assim postarei esta imagem mais abaixo para ajudar a entender como esta deverá ser feita:
Imagem
para que quiser comprar leds, recomendo esta loja Lasershape, loja com boa variedade de produtos para casemod e eletronica, sendo recomendada por muita gente mesmo

Link Lasershap: http://www.lasershape.com.br/

Espero que tenha ajudado um pouco

DICA

instale duas barras (ou mais) de neon branca com chave idependente no compartimento do motor ira ajudar muito caso de problema na estrada a noite pois elas ilumina bem
Imagem
ThiagoGasb
 
Mensagens: 28
Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

Mensagempor morte_ed » 04/Dez/2007 19:17

otimo.... eu tinha colocado 1 led para um resistor...... eu acho que queimava por isso mas agora eu coloquei 2 led para 1 resistor e agora vamo ver até onde vai... coloquei no painel do meu br800sl ficou muto loko
morte_ed
 
Mensagens: 480
Data de registro: 20/Out/2007 11:43


Retornar para Veneno

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

cron