SuperCharger no Br-800

Veículos Gurgel modificados/tunados/personalizados

Moderadores: Fernando João, HOT_62, ThiagoGasb

SuperCharger no Br-800

Mensagempor ThiagoGasb » 04/Dez/2005 17:11

bem tive pesquisando muito sobre a modificação do motor do br-800 e conheci um cara que fabrica Blower SuperCharger simplemente ele disse que é possivel colocar mais não existe ainda mufla para poder ligar ele ao carburador.Ele falo que quando começar a sair a linha de SuperChargers dele ele vai começar a estudar o caso do Br-800.
O SuperCharger é o mais aconselhavel a por no seu carro em vez do turbo pois o SuperCharger não manda tanta pressão quando o turbo pois o funcionamento dele é criando pressão pela correia nao pela saida do escape como é no turbo.
Agora é só esperar né tomara que de certo! (g2)

Esse é o sonho brasileiro de tunar um br se tornando realidade !
Imagem
ThiagoGasb

Data de registro: 24/Nov/2005 23:36

Mensagempor fernando xavier » 08/Dez/2005 03:08

Prezado Thiago:
Em teoria sua proposta é válida, mas será que este compressor cabe no pequeno capô dos nossos BRs??? pelo entendido, teria que sair uma segunda correia na parte da frente do motor, colocando o Blower do lado direiro de quem olha o motor pela frente. Esta peça teria que ser bem pequena para caber lá, mas tudo é válido, vamos aguardar as novidades.
Abraços:
Fernando Xavier - BR800 - MIrassol SP
fernando xavier

Data de registro: 05/Dez/2005 20:18

Mensagempor bravo18br » 09/Dez/2005 21:30

Pelo que sei o charger só funciona bem em carros que já tem uma boa potência, pois o acionamento dele é direto no motor, fazendo o mesmo perder bastante potência.
O turbo na minha opinião é melhor pois utiliza energia que seria desperdiçada pelo escapamento.
De qualquer maneira pode-se adequar a pressão do mesmo para que não dê coice e force demais as peças. Além do quê, manteria o consumo igual, se o condutor quisesse, conduzindo abaixo da rotação de "enchimento" do turbo.
E além disso, o charger é de concepção mais robusta, e por ser menos utilizado, o preço vai as alturas.

Mas qualquer novidade posta aí pra nós!
Toda novidade é bem vinda!
Abraços!
bravo18br

Data de registro: 04/Nov/2005 09:30

Mensagempor ThiagoGasb » 09/Dez/2005 23:33

esse supercharger vai custar no maximo 2mil simplemente o dobro do preço do Turbo mais o problema que o Turbo estraga mais rapido o motor isso de estragar nao é só no br e tambem nos outros carros
Imagem
ThiagoGasb

Mensagempor bravo18br » 10/Dez/2005 22:46

ThiagoGasb escreveu:esse supercharger vai custar no maximo 2mil simplemente o dobro do preço do Turbo mais o problema que o Turbo estraga mais rapido o motor isso de estragar nao é só no br e tambem nos outros carros

Discordo que o turbo estrague mais que o charger.
O princípio de funcionamento dos dois é o mesmo. Aumentar a pressão de admissão de ar.
Porém o charger funciona em qualquer rotação, independente da "vontade" do condutor, pois funciona desde quando o motor é ligado.
O turbo só funciona quando "enche", ou seja, se o condutor cuidar de dirigir abaixo da faixa de rpm que o turbo enche, o motor vai estar trabalhando de forma original.
Ou seja, se quiser continuar dirigindo de boa, só pisando mais fundo numa ultrapassagem por exemplo, o motorzinho vai longe....
De qualquer maneira, o motor vai forçar sim, em qualquer das duas situações, mas com o turbo fica mais fácil controlar, acredito eu.
bravo18br

Mensagempor HOT_62 » 15/Dez/2005 07:35

ThiagoGasb escreveu:esse supercharger vai custar no maximo 2mil simplemente o dobro do preço do Turbo mais o problema que o Turbo estraga mais rapido o motor isso de estragar nao é só no br e tambem nos outros carros

Turbo vs Blower, nossa! Esse é um eterno dilena no mundo da preparação de motores.

Minha opnião:

Turbo: Pra motores pequenos

Blower: Para motores grandes

Porque? Bom, pelo seguinte motivo, o blower é acionado pela correia do motor e isso rouba uma potencia consideravel, mais ou menos igual a quando ligamos o ar condicionado do carro, assim a potencia liquida que iremos conseguir no final terá esse consumo de potencia deduzido.

Mas aí vc me pergunta, Porque usam Blower nos motores de Dragsters? Porque ele não usam turbinas ??

A resposta é: Por causa do Volume de ar, para se conseguir alimentar um motor V8 daqueles com o volume e pressão de ar para atingir as astronomicas potencias de 3mil e 5mil cavalos é necessario um baita compressor e isso não é possivel com turbinas, pelo menos até um tempo atras, hoje há modelos da holset que são capazes de alimentar um V8 de um dragster.

Tá, mas a ford fez o Fiesta com blower porque? Pra atingir aquela faixa de mercado que não quer ter um 1000 turbo, o Fiesta toma pau em todos os quesitos do Gol turbo, inclusive economia de combustivel.

Assim eu tenho por conclusão que só compensa pendurar mais alguma coisa pro motor virar se não for possivel conseguir de outra maneira.

Pra vc ter uma ideia, experimenta apenas por curiosidade tirar a correia do alternador do seu BR e de uma volta, vc verá que a potencia consumida por um simples alternador já dá uma boa diferença no desempenho do carro, imagina um compressor agora!

Pro BR 800, na minha opnião, o mais correto é a montagem um turbo, o carro poderá ficar até mais economico do que já é e tb mais esperto!

O que estraga os motores é o pé e os cuidados do motorista.

Abraços,
Estevam Cavazin
HOT_62

Data de registro: 06/Dez/2005 21:08

Mensagempor bravo18br » 15/Dez/2005 07:47

HOT_62 escreveu:Turbo vs Blower, nossa! Esse é um eterno dilena no mundo da preparação de motores. [...]

Abraços,
Estevam Cavazin

Assino embaixo.
bravo18br

Mensagempor ThiagoGasb » 17/Dez/2005 21:20

é tambem concordo mais esse blower é para motores 1.0
Imagem
ThiagoGasb

Mensagempor HOT_62 » 19/Dez/2005 06:49

ThiagoGasb escreveu:é tambem concordo mais esse blower é para motores 1.0

Eu sei, não to pensando num 6.71 pra por num br...rsrsrs

Minha teoria diz principalmente para motores pequenos, no BR o turbo daria 10 a 5 no Blower, não estou dizendo que com o blower o carro vai ficar fraco, vai andar sim, mas se fosse turbo ele iria andar mais e ficar mais economico do que com o blower.

Mas como eu dizia... essa é uma eterna discussão....rsrsrsrs

[]s
Estevam
HOT_62

Mensagempor Joao Paulo » 20/Jun/2009 22:48

Sei não... a Ford não tirou o motor Supercharger de linha?
Aí tem coisa...
Joao Paulo

Data de registro: 16/Jun/2009 13:53

Mensagempor HOT_62 » 22/Jun/2009 08:32

Joao Paulo escreveu:Sei não... a Ford não tirou o motor Supercharger de linha?
Aí tem coisa...

Tirou porque era um motor 1.0 com preço de motor 1.6 e consumo de 1.8.
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62

Mensagempor brauliogurgel » 22/Jun/2009 14:36

Pelo que estou vendo, Vcs dominam muito o assunto de preparação de motores, mas qual seria a melhor opção para o BR 800? Motor original, AP, CHT ou sei lá o que?

Fala-se até em motores elétricos e a ar para o BR...

O que se espera de um carro é economia e potência sem dúvida.

Qual seria a melhor receita que indicariam....?

Bráulio
X12 de BH
brauliogurgel

Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor HOT_62 » 11/Jul/2009 15:15

Veneno pro Gurgel? È carro pra rua, arrancada ou pista. Qual seu intuito e qto pretende gastar?
Abraços,
Estevam Cavazin

BR 800 - Projeto na prancheta - www.br800.kit.net
Vw Sedan 1962 - Motor 1600 dupla, comando e cabeçotes...
Vw Kombi Deluxe 1973 - Original em restauração...
Imagem
HOT_62

Mensagempor brauliogurgel » 13/Jul/2009 11:39

Não tenho um BR 800, mas se tivesse nunca o prepararia para andar, acho muito inseguro e limitado em todos os aspectos. Na preparação, optaria então por um carro mais robusto. Em outros tópicos as pessoas tem colocado mensagens de alternativas de mudanças de motores para o BR 800, mas todas elas focadas em uso normal, urbano, então acho que a consultoria deveria caminhar no sentido de um carro normal, não barulhento, econômico e mais ágil no trânsito, senão, penso que teria de mecher no carro como um todo, acho que nem a casca iria sobrar, o que invalidaria as alterações de idéia do carro em sua simplicidade.

Bráulio
X12 de BH
brauliogurgel

Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Gurgel

Mensagempor Vitor Prado » 31/Jul/2009 18:56

O Sr. João Gurgel ainda é vivo? Eu compraria um Gurgel 2012... Ou compraria parte da açoes na Nova Gurgel.
Tenho projeto de comprar um BR800... e realizar algumas modificações, principalmente na parte elétrica, BR800 digital.
Vitor Prado

Data de registro: 31/Jul/2009 18:23

Próximo

Retornar para Veneno