Página 1 de 2

Adaptação de VW 1500 no BR

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 08:16
por bluesky
Olá Pessoal!

Coloquei as fotos da minha adaptação no estado atual.

Tenho que dizer que o carro ficou um "cavalo"!!!
Retirei o carro da mecanica (com o capô amarrado) e me meti numa via expressa pra testar...

A primeira impressão que tive quando entrei nele foi a do acelerador.... mal encostei e o bixo deu um pulo pedindo segunda.... na segunda pediu terceira.... engatei a quarta e pedindo marcha...... foi uma sensação incrivel ver o BR andando feito gente grande. Retomada então... nossa que diferença.... bom não precisa nem falar...

Eh um motor de 52cv contra os antigos 32cv. Com relacao de potencia/peso de 20kg/cv pra 12kg/cv aprox.

Infelizmente o cambio ficou um pouco curto, tenho que confessar, e creio que esteja vazando um pouco no escapamento. Pra ficar feliz, subi a lomba que quebrou o meu motor em 4a rsrsrs

Tão logo seja possível, irei providenciar a troca do diferencial, pois pelo menos ateh o mês que vem vou estar pobrérrimo $$$. rsrs

Total Custos
--------------------------------------------------

-> Motor 1500 VW c/latas BX/alternador/garantia : 700,00
-> Ignicao Eletronica : 185,00
-> Mao de obra : 660,00
-> Documentos : 200,00
-> Radiador Oleo BX : 20,00
-> Correia Dentada : 12,00
-> Troca oleo : 20,00
-> Filtro de Ar : 30,00
-> Outras Despesas (gas. buscar peças, filtro gasolina, mangueiras, cabo vela, miudezas em geral) : 240,00

Valor Adaptação: R$2060,00

Ainda falta:

trocar o diferecial -> aprox. R$350


Informações Técnicas Complementares
---------------------------------------------------


Faltam exatamente 6,5 cm pra fechar o capô (e deixar encostando no alternador).

Ou seja: +/- 7,5, a 8cm (pra dar uma folga e não arrebentar o capo caso o motor dê um tranco).

O cano de escape esquerdo frontal (de quem olha pela frente do veiculo) tem 3,5cm de folga entre ele e o quadro, mas dependendo, refazendo o cano pode ser que aumente mais uns 2cm.

Ontem a noite medi do centro da polia/motor do carro da minha mãe (uma Brasilia), até a borda superior do alternador, passando pelo parafuso do centro da polia do alternador. Deu 33cm

No meu carro, a mesma medida deu 40cm. Ou seja, um descréscimo de 7cm. É capaz que o alternador Brasilia caiba no BR com as latas da Brasilia (que são mais baixas.), faltaria cerca de 1cm.

Esse ganho poderia vir de baixar 1 ou 2cm o motor.

Creio que a coruja está pelada eheheh

Alguém tem mais alguma informação complementar?! []s

Abaixo o link para as fotos - O freewebsites nao limita a transferencia de arquivos, mas não deixa acessar imagens diretamente.

http://blueskypoa.freewebsites.com/

Valeu!!!

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 08:37
por HOT_62
Cara,

Tira o capo e anda sem mesmo!! Essa foto com o motor visto pela frente ficou animal!

Eu não trocaria pelo sistema da Brasilia não, as latas do Gol ficaram muito melhores!!!

Faltou uma foto com o capo quase fechado, pra gente ter uma ideia de quanto falta...

Parabéns!! Tá ficando legal mesmo!!

Vc já pode começar a pensar em trocar o diferencial por um mais longo, talves o do Chevette automatico ou de outro Chevette.

[]s
Estevam

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 09:34
por bluesky
HOT_62 escreveu:Cara,

Tira o capo e anda sem mesmo!! Essa foto com o motor visto pela frente ficou animal!

Eu não trocaria pelo sistema da Brasilia não, as latas do Gol ficaram muito melhores!!!

Faltou uma foto com o capo quase fechado, pra gente ter uma ideia de quanto falta...

Parabéns!! Tá ficando legal mesmo!!

Vc já pode começar a pensar em trocar o diferencial por um mais longo, talves o do Chevette automatico ou de outro Chevette.

[]s
Estevam



Vou tirar a foto com o capô fechado hoje a noite e coloco lá!

Mas e ai amigo, o que diz agora de colocar algo parecido com um scoop no capô?! Deixar ele parecido com um dragster?!

Acho que pro teu de corrida ia ficar jóia.... um BR com cara de mau!

Tou pensando seriamente em atorar o capo do que gastar mais R$500 mangos pra trocas as latas e colocar o alternador da brasilia.

Só o conjunto do alternador da brasilia eh 400 mangos + 40 das latas + mao de obra de tirar tudo, refazer a admissão e baixar o motor.

[]s

Cardoso.

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 10:13
por HOT_62
Na boa, eu não pensava muito, não trocava pelo da Brasilia, fazia logo uma bolha no capo e boa...

Ou poe um daqueles scoops prontos no lugar, tem uns mais largos e dá pra centralizar no capo. daí vc troca o filtro de ar por um esportivo...

Cara, me veio uma ideia...

Tem uns scoops reversos que o pessoal usar em V8 de corrida e arrancada Dá um look, o que vc acha?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 10:29
por bluesky
HOT_62 escreveu:Na boa, eu não pensava muito, não trocava pelo da Brasilia, fazia logo uma bolha no capo e boa...

Ou poe um daqueles scoops prontos no lugar, tem uns mais largos e dá pra centralizar no capo. daí vc troca o filtro de ar por um esportivo...

(...)


Caramba!!! Uhu!!! Comparar o BR com um desses!!! Camaro então!!!

Brincadeira!

Poize tb acho. Iria gastar muito por muito pouco e ainda iria ir contra a idéia da refrigeração adequada.

Olha só, gostei muito da tua sugestão. Dependendo da largura do scoop dá até mesmo pra centralizar no capô :P

Essa idéia do reverso achei ótima! Poderia até mesmo aproveitar as linhas dakeles frisos que o BR tem no capô pra levantar.

Imagem

Imagem

Tenho que ver se não teria de levantar muito... pq o "caroço" tá bem na beirinha.

Se não der, ponho akeles que fica a "boca" pra frente mesmo!

Imagem

Imagem

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 10:48
por HOT_62
Boa ideia,

Dá um look no estudo

Imagem

[]s
Estevam

MensagemEnviado: 09/Mar/2006 11:15
por bluesky
HOT_62 escreveu:Boa ideia,

Dá um look no estudo

(...)


Vixe!!! Rapido pra mexer hein!!! Ehehe...

Poize, eh outra ideia... pode ficar legau.

Tenho que arranjar um molde eheheh

[]s

MensagemEnviado: 28/Mar/2006 21:00
por bluesky
HOT_62 escreveu:Cara,

Tira o capo e anda sem mesmo!! Essa foto com o motor visto pela frente ficou animal!

Eu não trocaria pelo sistema da Brasilia não, as latas do Gol ficaram muito melhores!!!

Faltou uma foto com o capo quase fechado, pra gente ter uma ideia de quanto falta...

Parabéns!! Tá ficando legal mesmo!!

Vc já pode começar a pensar em trocar o diferencial por um mais longo, talves o do Chevette automatico ou de outro Chevette.

[]s
Estevam


Estevam, sabe dizer se os diferenciais de chevette 5 marchas tem diferenca de relacao?

Estou pensando em colocar cambio 5 marchas do chevette + diferencial chevette... me disseram que nao teria muita diferença.

Vc que eh sabido, tem diferenca?!

[]s

Cardoso.

Caixa de marchas e diferencial

MensagemEnviado: 02/Abr/2006 22:05
por Fernando João
Alex,

Existem dois tipos de caixa de câmbio 5 marchas para Chevette:
    * Do Chevette 1.0 (Junior):
    1a - 1:4,280
    2a - 1:2,310
    3a - 1:1,480
    4a - 1:1,000
    5a - 1:0,900
    ré - 1:3,815

    * Do Chevette 1.6
    1a - 1:3,746
    2a - 1:2,157
    3a - 1:1,387
    4a - 1:1,000
    5a - 1:0,840
    ré - 1:3,815
Para o teu caso, se pensas em trocar a caixa, sugiro a do Chevette 1.6 pois a 1a não é tão curta quanto a do Jr (além de ser mais fácil de achar).

A diferença entre mudar a caixa ou mudar o diferencial é a seguinte:
    * Substituindo apenas o diferencial: Todas as 4 marchas terão sua relação final "alongada".
    * Substituindo apenas a caixa de marcha: Terás as relações de 1a, 2a, 3a e 4a praticamente iguais as atuais, mas ganharás uma 5a marcha (18% mais longa que a 4a - considerando o diferencial original).

Re: Caixa de marchas e diferencial

MensagemEnviado: 03/Abr/2006 17:45
por bluesky
Fernando João escreveu:Alex,

Existem dois tipos de caixa de câmbio 5 marchas para Chevette:
    * Do Chevette 1.0 (Junior):
    1a - 1:4,280
    2a - 1:2,310
    3a - 1:1,480
    4a - 1:1,000
    5a - 1:0,900
    ré - 1:3,815

    * Do Chevette 1.6
    1a - 1:3,746
    2a - 1:2,157
    3a - 1:1,387
    4a - 1:1,000
    5a - 1:0,840
    ré - 1:3,815
Para o teu caso, se pensas em trocar a caixa, sugiro a do Chevette 1.6 pois a 1a não é tão curta quanto a do Jr (além de ser mais fácil de achar).

A diferença entre mudar a caixa ou mudar o diferencial é a seguinte:
    * Substituindo apenas o diferencial: Todas as 4 marchas terão sua relação final "alongada".
    * Substituindo apenas a caixa de marcha: Terás as relações de 1a, 2a, 3a e 4a praticamente iguais as atuais, mas ganharás uma 5a marcha (18% mais longa que a 4a - considerando o diferencial original).



Oi Fernando!!!!

Que maravilha saber que estás de volta! Como foi o seminario em Campo Grande?!

Então acho que irei alias as duas coisas boas do Chevette. A caixa 5 marchas + o diferencial. Mas primeiro o diferencial. Se achar que ficou bom não troco a caixa... se achar que ainda assim, a 4a ficar curta... aí troco a caixa....

Ja fui olhar, caixa + diferencual não é o absurdo. Diferencial R$280 + Caixa R$250 (na troca pela minha).

Vlw mesmo, tuas mensagens como sempre são muito didáticas e explicativas!

Akele nosso negocio ainda tá de pé né?! Agora quando receber, e se tu já tiver em casa, vou ai buscar o "gurizinho"......

PS. Como tá o teu pai?! Melhorou das costas?!

Grande abraço,

Cardoso

Re: Caixa de marchas e diferencial

MensagemEnviado: 14/Abr/2006 02:36
por Fernando João
bluesky escreveu:Oi Fernando!!!!

Que maravilha saber que estás de volta! Como foi o seminario em Campo Grande?!

Então acho que irei alias as duas coisas boas do Chevette. A caixa 5 marchas + o diferencial. Mas primeiro o diferencial. Se achar que ficou bom não troco a caixa... se achar que ainda assim, a 4a ficar curta... aí troco a caixa....

Ja fui olhar, caixa + diferencual não é o absurdo. Diferencial R$280 + Caixa R$250 (na troca pela minha).

Vlw mesmo, tuas mensagens como sempre são muito didáticas e explicativas!

Akele nosso negocio ainda tá de pé né?! Agora quando receber, e se tu já tiver em casa, vou ai buscar o "gurizinho"......

PS. Como tá o teu pai?! Melhorou das costas?!

Grande abraço,

Cardoso


Oi Alex,

Quanto tempo, né? Como tem andado o BR-1500?

Eu estava pensando sobre essas trocas (caixa e diferencial):
Trocando o diferencial, permaneces com 4 marchas, mas elas estarão mais longas.
Trocando a caixa, sem mexer no diferencial, estarias com 5 marchas e a mesma relação (caixa e diferencial) da Chevy. O Chevette (1.6, 5m) é apenas 5% mais longo que a Chevy.

Se não me engano, o Maurício estava pedindo R$ 300,00 numa caixa de Chevette 5m - e acho que não era a base de troca. Lembre-se que a tua caixa "não é" igual a caixa do Chevette.

Sobre a pecinha, tá de pé. Por enquanto o nosso amigo não achou outra, né. Como diz o ditado (creio que seja em manezês): Se só tem tu, vai tu mesmo!

PS (1). Tudo certo lá em Campo Grande... Praticamente não conheci nada na cidade, pois passava a maior parte do tempo no seminário (saía do hotel as 7h30 da manhã e só retornava lá pelas 19h). Aí so faltava jantar e ir dormir pra acordar cedinho no dia seguinte. O mais cansativo foi a estrada mesmo: 22 + 22 horas de viagem.

PS (2). Meu pai está fazendo hidroterapia. Achavamos inicialmente que fosse ciatalgia (nervo ciático), mas o problema é hérnia de disco.

Re: Caixa de marchas e diferencial

MensagemEnviado: 14/Abr/2006 20:27
por bluesky
Fernando João escreveu:
bluesky escreveu:Oi Fernando!!!!

Que maravilha saber que estás de volta! Como foi o seminario em Campo Grande?!

Então acho que irei alias as duas coisas boas do Chevette. A caixa 5 marchas + o diferencial. Mas primeiro o diferencial. Se achar que ficou bom não troco a caixa... se achar que ainda assim, a 4a ficar curta... aí troco a caixa....

Ja fui olhar, caixa + diferencual não é o absurdo. Diferencial R$280 + Caixa R$250 (na troca pela minha).

Vlw mesmo, tuas mensagens como sempre são muito didáticas e explicativas!

Akele nosso negocio ainda tá de pé né?! Agora quando receber, e se tu já tiver em casa, vou ai buscar o "gurizinho"......

PS. Como tá o teu pai?! Melhorou das costas?!

Grande abraço,

Cardoso


Oi Alex,

Quanto tempo, né? Como tem andado o BR-1500?

Eu estava pensando sobre essas trocas (caixa e diferencial):
Trocando o diferencial, permaneces com 4 marchas, mas elas estarão mais longas.

Trocando a caixa, sem mexer no diferencial, estarias com 5 marchas e a mesma relação (caixa e diferencial) da Chevy. O Chevette (1.6, 5m) é apenas 5% mais longo que a Chevy.

Se não me engano, o Maurício estava pedindo R$ 300,00 numa caixa de Chevette 5m - e acho que não era a base de troca. Lembre-se que a tua caixa "não é" igual a caixa do Chevette.

Sobre a pecinha, tá de pé. Por enquanto o nosso amigo não achou outra, né. Como diz o ditado (creio que seja em manezês): Se só tem tu, vai tu mesmo!

PS (1). Tudo certo lá em Campo Grande... Praticamente não conheci nada na cidade, pois passava a maior parte do tempo no seminário (saía do hotel as 7h30 da manhã e só retornava lá pelas 19h). Aí so faltava jantar e ir dormir pra acordar cedinho no dia seguinte. O mais cansativo foi a estrada mesmo: 22 + 22 horas de viagem.

PS (2). Meu pai está fazendo hidroterapia. Achavamos inicialmente que fosse ciatalgia (nervo ciático), mas o problema é hérnia de disco.


Oi Fernando!

Tudo beleza? Tava ate estranhando a tua ausencia!

Bom, que bom que foi tudo bem la no seminario, pena mesmo eh ir ate la e nao conseguir conhecer direito ehehehe.

Praticamente tou com o BR parado por esses tempos. Problemas financeiros que afetam a todos os brasileiros.

Tou precisando colocar o motor no ponto tb. Outro dia retirei a base do alternador pra colocar o respiro do oleo, e acho que bati ou desloquei o distribuidor... ficou bem fora de ponto. Arrumando vou levar ai pra ti dar uma olhada nele e pra pegar a peça.

Por sinal, ce ta com ela ai na sua casa? Senao deixo pra passar durante a semana, terca-feira talvez, se nao for incomodar.

Tou pensando em colocar o CHT amigo ou senao trocar as travessas do quadro frontal do BR (descobri que nao 2 parafusos que prendem somente) e rebaixar o motor como fez o Flavio Penteado de SP com o MM dele. Por sinal, ja irei pegar o fone do torneiro em que fizeste o flange pra saber quanto ele me cobra.

Bom saber que estas bem :-), melhoras pro teu pai.

[]s

Cardoso.

peço ajuda aos amigos

MensagemEnviado: 25/Abr/2006 23:51
por william
Ola pessoa

Meu BR 800 tem um motor VW 1300 com lata da brasilia, com isso o capô fecha corretamente pois a lata da brasilia é mais baixa. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar a escolher uma nova coroa e o pinhão do diferencial , pois alem de estarem roncando(gastos) , com a colocação do motor VW ficou muito curto e eu gostaria de alongar a relação > qual seria melhor? A do chevette 1.6 ? , da chevy ? por favor peço ajuda aos amigos.

Abraço
william (g2)

Chevette automático

MensagemEnviado: 26/Abr/2006 20:09
por Fernando João
william,

Das relações coroa/pinhão do Chevette a mais longa é a do Chevette Automático. O problema é encontrar uma peça dessas. Fora isso, para o Gurgel, a marca da coroa/pinhão tem que ser Dana/Spicer/Albarus (a Braseixos não serve).

Você pode simular a velocidade com diversos tipos de pneus, caixas de câmbio e diferenciais no endereço abaixo:
http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php

diferencial

MensagemEnviado: 26/Abr/2006 22:14
por william
Fernando João

Obrigado pela dica.....olhei na tabela de simulação e achei melhor a do chevette 1.6 (3.9).....so queria saber se é so comprar e trocar no mesmo diferencial do meu BR 800 ? ou eu tenho que trocar o meu diferencial também?
Grato
william