Supermini ou Fusca?

Outros assuntos de <b>Manutenção</b> não listados acima

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini ou Fusca?

Mensagempor emulouco » 19/Nov/2009 20:49

Ola a todos.... Sempre, desde o lançamento do Supermini me amarrei no design do carro.... depois sempre tive vontade de ter um.
QUando compramos um carro novo, ficamos de escolher entre um Premio completo ou um Supermini ou Lada. Compramos o Premio.
Dava pra comprar na epoca quase uns 2 Supermini com o valor do premio se nao estou enganado.

O Premio morreu de velho.

Hoje estou me desfazendo de uma Palio WeekEnd 16V 98 que ninguem quer comprar e estão dando nela valor menor que um Fusca ou Supermini.

Bom, sei que de finanças atualmente não posso mais manter a manutenção desta Palio, é muito cara. Já perdi as contas de nestes anos que estou com ela o valor que ja gastei....

Bem, o certo é que cansei de carro, de manutenção, tenho um pequeno herdeiro pra cuidar e não posso mais gastar com nada alem dele.

To vendendo e pensando em adquirir um carro menor com manutenção barata.

E eu vou ser bem sincero, se é pra ter um carro usado, antigo, tem de ser um fusca, porque ficar com carro velho na mao cheio de peças problemáticas é frustrante.

Penso em Fusca ou Kombi só por causa das peças e motor, pois sei que eles bebem uma gasosa que nem minha Palio WeekEnd.

Supermini pra mim seria o ideal, em termos de Design, economia e um conforto que Kombi e Fusca esqueceram no projeto.

Mas eu percebi que vocês donos de BR e Supermini tem um problema em achar certas peças, aí eu fiquei com medo de pegar um Supermini e ficar na mão da alta manutenção e correndo atras de peça rara e de mecanico "especializado" como vocês mesmo falam.

A menina dos olhos seria juntar o util ao agradavel, util do motor fusca com o agradavel do Supermini. Mas vi que ate nisso ha uma divisão de gosto e de opiniões...

É nestas horas que sinto saudades da Brasilia.... nem pro Itamar gostar de Brasílias....

To na dúvida entre um Fusca (Kombi ta com valor altissimo de IPVA e preço de mercado) e um Supermini...

Gostaria de mencionar que sempre falo Supermini, porque eu ja andei de BR-800 e pra ser sincero aqule vidro da porta que não abre não entra na minha cabeça o projetista que fez aquilo não regulava bem. Alem de outras coisas o Supermini é 10x0 no BR-800.... que me desculpem os amantes do BR, mas a Gurgel pra mim fez barbeiragens no BR.

Conhecendo a minha historia, por favor, me ajudem a eu decidir com mais clareza.... como estão vocês na manutenção do Supermini??? Estou na região Nordeste em Salvador e acredito que peças podem ser mais difíceis ainda.... me ajudem a decidir com segurança....

PS. Podem apostar que me arrependi de nao ter comprado 2 Superminis no lugar do Premio versão luxo!
emulouco

Data de registro: 19/Nov/2009 19:48

Mensagempor morte_ed » 20/Nov/2009 00:48

pra mim o supermini depois que meu irmão teve fusca eu naum quero nem de graça mesmo reformado ele teimava em aparecer ferrugem e os pedais dele naum me agrada... mas gosto vc sabe como é :wink:
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed

Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Mensagempor brauliogurgel » 20/Nov/2009 20:25

Resposta de forma clara:

Acho que Vc está perdido, cada carro que vc se referiu tem uma característica e aplicação específica.

Kombi, Fusca, Pálio, Prêmio e Supermini.

Todos eles podem ser uma grande dor de cabeça, dependendo da questão do uso e aplicação. São carros velhos e sujeitos a defeitos. Não tem como se safar. Principalmente se o uso for intenso (pior ainda).

Carro Velho, por carro velho, para uso diário, ficaria com um popular de manutenção mais barata e de peças de fácil localização, como Uno, Gol e próprio Pálio comum mesmo.

O resto é brinquedo, Hoby e luxo, situação que como Vc mesmo disse não lhe permite e nem tão pouco tem disposição no momento.
brauliogurgel

Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Mensagempor morte_ed » 21/Nov/2009 11:20

brauliogurgel escreveu:Resposta de forma clara:

Acho que Vc está perdido, cada carro que vc se referiu tem uma característica e aplicação específica.

Kombi, Fusca, Pálio, Prêmio e Supermini.

Todos eles podem ser uma grande dor de cabeça, dependendo da questão do uso e aplicação. São carros velhos e sujeitos a defeitos. Não tem como se safar. Principalmente se o uso for intenso (pior ainda).

Carro Velho, por carro velho, para uso diário, ficaria com um popular de manutenção mais barata e de peças de fácil localização, como Uno, Gol e próprio Pálio comum mesmo.

O resto é brinquedo, Hoby e luxo, situação que como Vc mesmo disse não lhe permite e nem tão pouco tem disposição no momento.

Concordo que vc ter um uno, gol é mais facil mas não acho que um sm ou br seria caso somente de hobby eu so tenho o meu br e somente agora foi dar dor de cabeça por causa que um zé montou o motor errado.... como gosto é gosto veja o que mais atende os seus quesitos....
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed

Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Mensagempor emulouco » 21/Nov/2009 13:23

Agradeço as respostas, marquei aqui pra receber por email as notificações de respostas, mas não recebi nenhuma notificação.

Bem, pra mim, uno, gol e companhia, alem dos gastos tem de vir acompanhado de um seguro contra roubos, se não é só medo de sair e não ver mais o carrinho....

O Fiesta de minha irmã foi roubado de dentro da garagem.

Vejo muitos aqui pensando em trocar motor do BR-800 pra um CHT, ou VW1600, quem tem SUPERMINI faz isso tambem ou é so os donos de BR que pensam nisso?
emulouco

Mensagempor brauliogurgel » 21/Nov/2009 19:08

Realmente carros populares são mais propensos a furtos e roubos, mas a possibilidade também proporcional é de uma contra milhares, ( milhares circulam nas ruas e também são guardados em casas ).

Quando um é roubado a notícia se espalha, vira um terror e quem aumenta os boatos são os próprios donos dos ditos populares que ficam aterrorizados.

Gurgel ser roubado, também acontece, mas pelo universo existente é muito raro. Os roubados acabam por circularem irregularmente em sítios, praias, condomínios e nas próprias cidades até serem apreendidos ou abandonados.

Trocar motor é possível? Sim, assim como a caixa, adaptações mil e etc....

Mas volta no problema dos gastos, dúvida quanto a confiabilidade da mecânica, retorno do investimento, documentação e etc....

É o que quer? Tem condição e está preparado para tal? Então virou um hobby, já que se for colocar na ponta do lápis nunca valerá a pena, gasta muito e sem se dar conta.

E no final das contas vira casamento, já que nínguem quer pagar o que foi gasto.
brauliogurgel

Mensagempor emulouco » 21/Nov/2009 20:00

brauliogurgel escreveu:Trocar motor é possível? Sim, assim como a caixa, adaptações mil e etc....
Mas volta no problema dos gastos, dúvida quanto a confiabilidade da mecânica, retorno do investimento, documentação e etc....
É o que quer? Tem condição e está preparado para tal? Então virou um hobby, já que se for colocar na ponta do lápis nunca valerá a pena, gasta muito e sem se dar conta.
E no final das contas vira casamento, já que nínguem quer pagar o que foi gasto.

Posso ate pensar em comprar um original e depois se aparecer alguma dor de cabeça ou peça cara que seja dificil de trocar, apelaria pela troca de motor.
Trocar motor pra mim nao seria hobby nao seria adaptar o Supermini com um motor popular e com peças faceis de se arranjar e manutenção que mecanicos brincam desde criancinha(VW).
Eu ja andei de BR mas de Supermini nao lembro só de carona acho, mas apesar de serem GURGEL, irmãos.... o Supermini tem jeitão de MINI CARRO e o BR esta mais para um JEEP(mais uma vez peço desculpas aos amantes do BR). Talvez eu tenha uma certa "antipatia" com o BR porque eu ja dirigir um aqui em salvador em pleno SOL de MEIO DIA, e cara, vou te falar... quase quebro os vidros daquela maldita porta mal projetada que não abre os vidros totalmente.... estava num microondas. Alem do BR ter os botoes tipo interuptores de luz de residencias, pelo menso no que eu estava eram assim.
O Supermini é completamente diferente nestes aspectos....
Interessante que se vendesse hoje em dia, com certeza seria o preferido das mulheres, pois é charmoso, pequeno, facil de manobrar, estaciona em qualquer lugar....

Então se me encorajo e compro um supermini com possibilidade de troca de motor futuramente por um que seja o do VW ou CHT que possam me dar mais tranquilidade de manutenção e preços de peças e mecanicos a vontade, seria um carro pra mim ter ate quem sabe o resto da vida e passar ele depois pro meu filho.

Eu acho o fusca bonito, tem classe quando esta inteiro, mas fora isso é um carro que esquenta por dentro muito, é um projeto alemão que com certeza as pessoas tem altura maior que os latinos americanos, entao sofremos muito com a visão ruim, eu sou largo e a posição do volante, banco e porta é ruim, consumo alto em comparação aos atuais e barulhento....

Mas estou escrevendo aqui no forum de vocês que ja usam o carro SM ou BR pra colher opinião, para que eu possa conhecer mais o carro por dentro, das satisfações de vocês, etc.... Seja SM ou Fusca é um carro que vou ficar muito tempo, então como não nao estou nadando do dinheiro quero fazer uma escolha conciente.

Agradeço a opinião de todos!
emulouco

Mensagempor brauliogurgel » 21/Nov/2009 21:01

O problema de comprar carro velho é esse mesmo.

Se Vc for procurar um fusca para comprar a 1ª coisa que vão te falar é que as peças são baratas, acha em qualquer lugar, resistente e etc....

Mas não é mais a verdade em relação ao carro, os anos já se passaram, muitos foram donos dele, usaram, usaram e usaram até vender "maquiado".

No Gurgel, idem.

Consumo baixo (40 Km com litro de gasolina) nunca apodrece, pequeno e de fibra fácil de arrumar.

Até hoje quem tem Gurgel ainda "pena" com o carro, o chassi apodrece (mas a casca fica intacta), consumo não chega nem na metade do prometido e não são todos que "consertam" o carro (cheio de manhas). Fora os que tentam e os estragam ainda mais.

Diria que "de um sonho forjado em fibra" pode se tornar "um grande pesadelo de iludidos".

Achar um todo original, que nunca foi reformado? Deve ser um milagre.

Principalmente se levarmos em consideração que já são quase 20 anos...

Aqui em BH, conheço um Supermini que está parado tem quase 6 anos, de um velho de cerca de 75 anos e cheio de poeira na garagem. (tentei comprá-lo) há 3 anos. Ofereci á época de 2 a 3 mil reais mas sem sucesso.

Só de documento deve dar uns 2 mil para legalizar.

Tenho certeza que não parou atoa, dependendo do problema, é mesmo sem solução viável.

Daqui a 15 anos não vai existir mais nada para contar o que se passsa agora que não seja obtido em museu.

CHT? AP? Fusca? ou sei lá o que?, não se falará mais nada a respeito. Serão outros dias.

Seu filho estará seguramente em outros tempos. Assim como hoje não nos imaginamos mais estar dirigindo um Ford "T" de nossos antepassados.

Acho que a idéia de mulher dirigindo carro pequeno, fácil de manobrar e etc.... é meio mito, vejo mulheres dirigindo picapes, carros luxuosos, cheios de espaços, porta trecos e etc....

Até mesmo pela neura e medo que reina nas grandes cidades de assalto, e acidentes.

Observe os fabricantes em nosso país, veja se estão investindo nos pequenos carros, concluirá que é uma aposta mas que não tem "apego" no gosto do consumidor, até mesmo pelo fato de que quer queira ou não carro é um investimento.

A preferência atual é pelos carros "multi uso", discretos, espaçosos e econômicos, voltados na maioria das vezes para uso familiar.

Mas não se desanime pelo que falo.

Até mesmo pelo fato que por Hoby sou mecânico e por opção tenho um Gurgel que não me desfaço por nada no mundo, embora às vezes tenho vontade de por fogo nele e encerrar o casamento...

Se eu fosse Vc, pensaria ainda no popular, simplesmente pelo apelo da necessidade e realidade. Brincar ficaria para outro momento.
brauliogurgel

Mensagempor emulouco » 21/Nov/2009 22:56

brauliogurgel escreveu:O problema de comprar carro velho é esse mesmo. CHT? AP? Fusca? ou sei lá o que?, não se falará mais nada a respeito. Serão outros dias. A preferência atual é pelos carros "multi uso", discretos, espaçosos e econômicos, voltados na maioria das vezes para uso familiar.
Mas não se desanime pelo que falo.
Até mesmo pelo fato que por Hoby sou mecânico e por opção tenho um Gurgel que não me desfaço por nada no mundo, embora às vezes tenho vontade de por fogo nele e encerrar o casamento...
Se eu fosse Vc, pensaria ainda no popular, simplesmente pelo apelo da necessidade e realidade. Brincar ficaria para outro momento.

Hehehehehe... você viajou bem ai no "futuro"...
Na verdade o futuro que espero não deve nem ter carros....

Bom, você como mecanico quer atear fogo no BR porque? Quando ele da uma panezinha?

Poderia comprar um UNO. Mas como disse... velho por velho que seja o que tem menos peça...hahahhaa por isso um fusca....
To saindo de uma Palio Weekend Stile que é puro conforto e potencia...
Mas manter uma Palio pra quem ta sem grana é simplesmente impossivel... antes de morrer nosso Premio so vivia dando pane....pra falar a verdade em 20 dias de uso o Premio 0KM com motor Argentino deu pane geral....falar em Argentino, nao sei porque minha Palio tambem tinha motor Argentino.... todo mundo quando via... parecia conde drácula fugindo do alho ou da cruz...."Argentino????? 16V? to fora!!!"
Se eu pudesse ver o futuro, jamais teria comprado o Premio e a Palio....

Eu tenho 40 anos.... e acho que ja vivi o suficiente pra usar agora um carro so pra nao pegar onibus ou moto.... hoje celular pra mim so serve pra falar... e carro pra andar.

Pelo jeito vou morrer mesmo no fusca.... como dizem os amantes do fusca ....é o carro do século...eheheh

Sabe, sou apaixonado por projetos brasileiros.. os caras fazem, suam a camisa e depois entram em falência sem nenhuma ajuda do governo.
Ja acreditei na TECSAT, faliu, já acreditei na KASINSKY, tinha uma moto beleza, sumiram.... estão aí sobrevivendo....sou fã da GURGEL pelo Supermini e Xn´s e faliu....

Outra paixão minha é o carro a AR COMPRIMIDO, é parecido com a GURGEL, carros de FIBRA e funcionam simplesmente a AR. Tem 2 fabricas na Europa de modelos diferentes, uma Francesa se nao me engano quase faliu, porque será ne? Ficaram de abrir umas fabricas por aqui no Brasil e nada....nenhum incentivo..... uma decepção.....LULA está afim de vender ETHANOL, Alcool e o Petroleo do seu xodó PRÉ-SAL ..... pra que vender carro que funciona com AR?????
Por agora que na índia, um milionario comprou parte da fabrica e esta lançando o carro a AR.... imaginem... AR... e os caras correndo atras de Eletricos com baterias cheias de compostos quimicos e pesadas.... e todos desprezam o AR.... vejam o carro a AR no Youtube que chega a 110Km e autonomia de 200KM, motor 4 cilindros com pistão..não há combustão, pois é AR. E o chassi é de ALUMINIO!
http://www.youtube.com/watch?v=j7HEcRH3IC8
O projetista fazia motores de Formula 1
emulouco

Supermini ou Fusca

Mensagempor mcfernandes » 15/Dez/2009 20:53

oi amigo sou de Salvador também. sempre tive vontade de ter um gurgel. ultimamente tive vários carros populares novos e estava com sudades de futucar...
Ai a minha esposa se formou e começou a trabalhar e precisar do carro,então passei o nosso popular para ela e resolvir ir em busca de um carrinho para mim que não tivesse ano e fosse um robi. como conheço alguns donos de Br800 que pagam vexame com peças e também não gosto daquele vidro. fui prucurar um Supermini, foi ai que vi no jornal o anuncio de um Supermini com motor de Fusca, então nem olhei o carro direito, aparentemente estava com boa aparencia, sacolejando tudo,mas como gosto de futucar, comecei a estebelecer melhorias semanais, realmente com o motor de fusca não tem o que comentar em relação a manutenção e peças, mas ao vereificar a suspenção e o chassi direito foi o maior choque de realidade com esses carros pois o meu supermini era de Jequié e tinha muitos armengues e alguns lugares do chassi podre. foi ai que vi que não tinha volta com relação a custo, tinha agora de ser um robi mesmo. No momento já reformei todo o chassi e estou aguardando peças que encomendei com alguns fornecedores daqui do site para terminar a montagem. Cheguei a conclusão que esses tipos de carro são carros de andar na cidade, não é carro para andar em estrada e tem que ser um segundo carro da familia e um robi, pois os mecanicos não gostam de mexer, sou eu mesmo quem faço tudo e as peças não são baratas e aqui em Salvador pior ainda. por isso pelo seu histórico também indico um popular. mas se tiver com idéia fixa me procure e lhe mostrarei o meu carrinho e te passarei vários macetes de peças e onde compra-las. meu email é mcfernandes1@gmail.com.
um abraço
mcfernandes

Data de registro: 19/Jun/2009 20:16

Mensagempor danielcaldeira » 25/Dez/2009 10:51

Se pensa em carro para o dia a dia, procure um Gol ou uno...
Os Gurgel tem que ser preservados... poucos foram fabricados e muitos deles já sumiram...
Comprar já pensando em adaptar não dá, né? Quer motor VW? compre um VW!

O que eu percebo é que ai no Nordeste a maioria dos Gurgel já foram assassinados... tudo modificado: motor, suspensão, vidros, bancos, etc...

Eu sou da seguinte teoria: se não esta satisfeito com o carro, troque de carro!

Tenho um BR800 todo original (há vinte anos!) e não foi dificil manter assim... quebrou alguma coisa? compra uma peça igual e pronto... a peça é dificil de achar??? tenha mais paciencia e procure mais...

Realmente o BR800 é desconfortável... e é por isso que temos outros carros para uso diario aqui... o vidro abaixa inteiro, tem peças em qualquer padaria, tem AC, VE, TE, motor potente e economico (flex) etc etc etc...
E o BR continua lá... como Fiel testemunha da historia...
Daniel Eduardo Caldeira
Br 800 89
danielcaldeira

Data de registro: 23/Out/2005 12:45

Re: Supermini ou Fusca?

Mensagempor Emmanuel » 12/Abr/2014 23:11

Moro em salvador. E indico um mecanico que so trabalha com gurgel, o nome dele e Jorge Guergel, e ele fica apos o terminal de Mussurunga.
Entende tudo de Gurgel, suspencao; fibra; mecanica e etc....
Emmanuel
Emmanuel

Data de registro: 12/Abr/2014 22:48

Mensagempor paulosebin » 22/Jul/2014 14:27

Eu sou suspeito para falar. Fico com a opinião do Braulio. Acho que velho por velho, melhor pegar os que tem manutenção mais barata. Ele citou o Gol, mas ultimamente percebi que o custo de peças e mão de obra está ficando mais caro para esse veículo também.
paulosebin

Data de registro: 22/Jan/2014 15:35

Mensagempor Marcelo Marques » 25/Set/2014 23:47

eu tenho um buggy, li a história do gurgel e logo me deu vontade de comprar um x12, procurei na internet e encontrei o meu em itaitinga ceara, tava precisando de uma reforma e ainda estou reformando, falando serio o meu bugyy ficou de lado vou vende-lo, o x12 para mim é o melhor carro velho que vi, tudo dele é do fusca, as peças são baratas e tem em todo lugar, o motor é 1600, meu mecanico ficou apaixonado pelo gurgel e tem vontade de comprar um, falta só o dinheiro, nas curvas tem uma estabilidade incrível só vocês dando uma volta pra ver, o problema do carro velho é que o povo quer só rodar, e não quer dar manutenção, ai não da, e mais é todo de fibra, só os canos embaixo dele é que é de ferro, quem comprar um x12 tenho certeza não vai se arrepender, ele é confortável, e da de 1000 a zero no fusca em tudo, leia á historia do gurgel depois façam um comentário, é emocionante a historia do seu gurgel um abraço a todos.
Marcelo Marques

Data de registro: 16/Set/2014 10:43

Mensagempor Celso Osternack » 14/Out/2014 16:48

Olá, boa tarde, tenho um Br800 para uso diário, utilizo diariamente na cidade, troquei o motor para um de gol bx, (pessoal tomei esta atitude radical porque minha filha estava utilizando muito ele, estava aprendendo ainda a dirigir, o antigo está guardado, as alterações feitas foram muito sutis, pode voltar o motor original quando quiser), está funcionando perfeitamente, bateu pegou, sem problemas, consumo 8 km/l, e manutenção hahahaha, 2,5 litros de óleos somente nas trocas, sai por R$ 30,00 +- cada 6 meses, algumas vezes outras coisinhas, muito simples, nada comparado ao meu outro carro que vai R$ 160 de óleo/filtro também à cada 6 meses, sem falar em outras coisas, IPVA, seguros, licenciamentos, e sem comparar as manobras para estacionar aqui e ali, carrinho muito bom, falo para todos, se a fabrica tivesse aguentado mais uns 15 anos ninguem segurava, as cidades estariam cheias de Gurgels, claro que com algumas atualizações, melhorias em suspensão, conforto interno, etc, mas em 1990 era o que as montadoras ofereciam. Abraços
Celso Osternack

Data de registro: 14/Jul/2014 11:18

Próximo

Retornar para Outros