por BR800 » 26/Dez/2008 13:16
O contagiros é eletrônico, não tem cabo, no nosso caso de motor fusca vai no fio da bobina, se fosse o Enertron acho que não dava. O velocímetro não sei se vai na roda ou no câmbio, mas ser for no câmbio o de Chevette 5 marchas tem como colocar e tem engrenagens para compensar o diâmetro das rodas.
O aro do Gol quadrado é 13 como o BR800.
Quanto a dar 230 num BR800, não sei, mas ao alongar a relação o meu vai estar dando uns 150 que é a velocidade que um VW 1600 alcança, porém acho que qualquer coisa acima de 120 é muito pro BR800. Sua vocação é devagar e sempre.
Ontem dei uns rolés na praia e o BR800 com motor VW revelou onde se sai melhor:
Com pneu 14 de Pick Up Strada na traseira e o torque do 1600 ele vira um tratorzinho. Enfrentei areião, cruzei riachos, subí ladeiras. A técnica é simples: mete a marcha adequada, usa o torque extra do motor VW pra tirar o pequeno peso do BR800 de qualquer situação, sempre na casquinha, afundar o pé só pra patinar.
Tinha um pessoal de buggy que até sorriam ao ver a valentia do carrinho com a família toda dentro, sequinha.
Já tive Gurgel X10 e buggy, o BR800 com VW 1600 e aro 14 na traseira não fica nada a dever a eles com uma imensa vantagem pra quem tem família: Tem banco traseiro de verdade e a chuva fica lá fora, assim como eventuais poças. O vão livre é grande, nunca raspa embaixo e sobe bem pequenos obstáculos. Ajuda muito também a direção muito leve e pequena, as manobras são imediatas.
Dar zerinho no areião é uma delícia: 2ª marcha devagar, só acelerador sem usar a embreagem. Afunda o pé e vira volante, a traseira leve patina fácil, mas só quando se quer.
Também é gostoso ultrapasar carros lentos na areia: Afunda o pé e o carrinho dá um pulo patinando, voce vê pelo retrovisor as duas listas que as rodas deixam na areia.
Cado vez mais penso em deixa-lo um mini cross-country, com as 4 rodas 14 e subindo mais um pouco a suspensão.