Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Outros assuntos de <b>Manutenção</b> não listados acima

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor ZCC » 23/Abr/2013 21:17

Hora do:

Imagem

:coolface:

São várias fotos, mas compactei todas bem e no total dá pouco mais de 3,5mb. Não dá pra reclamar do peso.

Essa era uma coisa que estava querendo deixar pra reforma geral, mas ficou numa situação que não teria jeito. 3 anos atrás, um dos últimos mecânicos que triscou no meu carro não acertou colocar as borrachas dos vidros. A correta é a mesma usada em certos ônibus. Pra resolver ele usou uma de chevette, mas o lance era que nunca vedou PN. Tanto que na época chovia mais dentro do carro do que fora (Segundo ele, chover dentro do carro é a coisa mais normal do mundo), cheguei a comprar a borracha certa (de novo, já que o cara estragou a que tinha comprado pra ele colocar), mas nunca instalei, acabei enchendo tudo de silicone e convivendo.

O problema sério da borracha do chevette é que tanto os vidros, quanto as abas que os sustentam, são mais finas do que no x12 e a borracha absurdamente grossa. Os vidros não ficaram na posição correta, todos ficaram saindo ou entrando em algum lugar e ele apertou o botão do foda-se. Eu de saco cheio com o cara, idem! (Qualquer coisa pra tirar meu carro dalí). No caso do parabrisa, nesses 3 anos ele foi lentamente se soltando, entrando cada vez mais água e nos últimos dias começou a soltar bagaray e balançar. Então antes que aquela porcaria explodisse na minha cara, comecei a troca.

SÓ QUE! Eu nunca troquei uma borracha dessas e nunca vi ninguém fazer. Vi alguns vídeos no YT de outros modelos de borracha então não tinha a técnica para fazer a coisa direito (E ainda não tenho). Outra coisa que me sacaneia é que esse é o único vidro que não tem o emblema da gurgel. Então não é original, algum dono anterior o mandou fazer. Nem mesmo posso garantir que é temperado (Quase certeza, não é certeza) ou que as medidas sejam as corretas (Realmente acho que o vidro está maior do que deveria em alguns pontos e em outros, menor. De qualquer forma, ele não sobreviverá a reforma geral). Devido a complexidade do serviço, dessa vez precisei de um ajudante.

As próximas 4 fotos são de como estava a coisa:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Materiais:
Borracha (Duuuhhhh) modelo com baguete (macarrão) usada na C10 ou em ônibus
Imagem

Cola para vidros para fazer o fechamento (Fui numa loja que instala vidros e comprei 2 tubos quase vazios. Um tubo novo sai na faixa dos 40 pilas e não ia usar praticamente nada). Óculos de proteção, corda pra varal e mais tarde, sabão e graxa.
Imagem

Próximas 2 fotos. Vidro removido. Uma surpresa nessa parte é que descobri que o vidro é trapezoidal. nunca tinha percebido, sempre pareceu um retângulo:
Imagem

Imagem


Lavei ele e coloquei a borracha nova prendendo-a com fita adesiva(inclua ela na lista de materiais). Em seguida passei a corda de varal por dentro da borracha para que pudesse instalar.
Imagem


Nesse ponto há um lapso de tempo sem nenhuma foto. As coisas ficaram tensas (Ainda compro um tripé pra deixar filmando). A 1ª tentativa de instalar falhou miseravelmente. A borracha não entrou na aba e mesmo com muita força, não conseguia fazer a borracha encaixar nas laterais. Depois de uma pausa pro almoço, resolvi passar um pouco de graxa nas abas, também sobrepus a corda de varal, pra garantir que iria encaixar. Comecei a puxar a corda, o vidro foi encaixando, nas laterais foi muito duro e quando estávamos quase terminando, notamos que a borracha "cresceu", precisaria ser cortada na emenda. Fomos encaixando devagar. Quando faltava só o pedaço final, a corda queria correr livre, então de dentro do carro, com uma mão eu puxava a ponta que fazia o trabalho, com a outra mão segurava o outro lado pra não correr e com o pé sobre a porta, não deixava que ela saísse do alinhamento. Foi um baita malabarismo e levamos uns 20 minutos pra fazer essa primeira etapa. (Sem contar o tempo de preparação)

Nessa foto a borracha está instalada e já havia iniciado a instalação do baguete.
Imagem

Sem o baguete ainda.
Imagem

Instalando-o. 3 anos atrás o mecânico pegou um raio de moto, entortou fazendo uma argola pequena, passou o baguete por dentro dele e tentou instalar. Falhou miseravelmente porque a ferramenta era grande demais pra função. Aqui depois de algumas tentativas, acabamos achando um alicate velho, pequeno e com as quinas arredondadas. Então fomos passando sabão (Detergente para cozinha + água) e pressionando com a lateral do alicate pra entrar. Mesmo antes dele a borracha já fica numa pressão danada. Então rala bagaray. Nesse quesito, modéstia a parte, acho que acabamento do baguete ficou muito bom.
Imagem

Imagem

Emenda da borracha. Depois que ficar tudo bem seco, aplico a cola para parabrisas na junção e faço o acabamento. De fato não sei se ela vai funcionar legal. Já usei silicone preto e a conclusão que cheguei é que após alguns meses ele vai descolar e vazar. Então estou experimentando.
Imagem

Resultado final:
Fiquei bastante satisfeito com o serviço. Jogando água com uma mangueira, só vazou na emenda. O resto tudo seco.

Level UP
Experiência +1
Know-how +2
Alimento -2
Dinheiro -1
Cansaço +1

:D

Imagem

E pra completar. Sobre aquela junta da tampa do cabeçote que reclamei que ficou vazando. Foi 4 desmontagens em 1 semana pra resolver. PQP. inicialmente estava só pingando. Então abri de novo, limpei, passei graxa e continou vazando. Joguei a 1ª fora e usei a 2ª junta do kit pra ver se parava e nada, pelo contrário, ficou foi pior (foto abaixo). Então voltei na loja pra me queixar e o vendedor gentilmente mandou eu me f****. Bom, fiz então o que deveria ter feito desde o início: Comprar um kit da Sabó. Foi tiro e queda, problema zero. Do outro lado do motor eu nem usei a junta vagaba na semana passada. Corri o risco de reaproveitar a junta que estava, só limpando e passando graxa e não vazou (3ª vez que abria aquela tampa sem trocar a junta). Uma boa surpresa pra mim foi ter comprado o kit da Sabó por 25 pilas. Na última vez que comprei o deles, havia pago 35, pouco mais de 1 ano atrás. Porém a minha lista negra de fabricantes continua maior (E aumentando) do que a de boas indústrias :/

Imagem
screenshot app
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor ZCC » 24/Abr/2013 00:47

Ah, sobre a história da junta do cabeçote. É que costumo postar em outra comunidade, então postei aqui só o final da ópera. O começo segue abaixo:

É assim que se avalia um funcionamento anormal do motor. Além de notar o barulho ficando diferente, observa-se como está a carbonização de cada escapamento. Era pra ambos os lados queimarem por igual. Preciso conferir o estado da regulagem de válvulas de novo:

Imagem

Imagem

E aproveitando que tão falando em Hilux, o macaco dela, tem como postarem fotos e qual a altura dele abaixado/levantado? Tenho esse problema em particular que é um saco:

Tentando erguer o carro com um macaco mini-jaceré: http://www.youtube.com/watch?v=RNd6Ghr8i88

Se o pneu fura é uma manobra danada com calços de madeira pra conseguir trocar.

...

Lembram do post que eu falei da carbonização dos escapamentos. Bom, hoje mexi num dos cabeçotes. Uma das molas que mantêm os balancins nos lugares quebrou. Mas o motor continuava funcionando numa boa e eu tinha outra guardada aqui, então foi tranquilo. Aproveitei e mudei a regulagem de válvulas de 0,15 pra 0,10mm. O ponto negativo é que o jogo de juntas que comprei dessa vez é muito cachorro. Ficou pingando óleo, mas amanhã resolvo.

Mola do balancim quebrada: http://www.youtube.com/watch?v=E0zJRwtY6Os

Num primeiro momento achei que a mola quebrada tivesse caído pra dentro da capa de tucho, até que eu vi ela quietinha dentro da tampa. Uma coisa que notei é um poquinho de borra acumulada num canto do cabeçote. Até janeiro eu usava o Castrol GTX com anti-borra API-SL, depois migrei pro Mobil API-SM. Tenso.

Imagem
upload foto
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor fcbranco » 24/Abr/2013 12:45

André, sensacional o tutorial. Vou postar na página de vidros do Gurgel Clube. Tem como arrumar mais referências da borracha, tipo código do fabricante, etc? Na lista de peças equivalentes aqui do Gurgel 800 fala na Abezen/Cia da Borracha BR 3025. Confirma?

Seguem as fotos do macaco da hilux que tenho! Ele é ruim de acionar pq tem q girar um bocado pra extender, mas funciona!

Imagem

Imagem
Abraços,

Francisco Castel-Branco
Gurgel X-12 TR 1978 Bege Alabastro - "Donald"
Gurgel X-12 TR 1980 Bege - "X-12,5/Oliver" - X-13 by Joe Motos - A VENDA
Avatar de usuário
fcbranco
 
Mensagens: 123
Data de registro: 30/Jan/2009 18:12
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Re: Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor ZCC » 24/Abr/2013 13:04

Francisco, na nota fiscal da borracha (Sim, ainda a tenho mesmo depois de 3 anos :mrgreen: ) conta na descrição exatamente isso: "BOR VG C10 C/MACARRÃO METRO--" e paguei R$11,00 o metro.

Vou ver na loja se eles conseguem me informar qual o fabricante/fornecedor dela.
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor Titotitao » 11/Set/2014 17:18

Cara tô precisando dessa borracha e não encontro em lugar nenhum, meu para brisa tá com riscos e bastante ruim de dirigir contra luz. Se for possível postar o fone da loja e o site se tiver eu agradeço aos colegas.
Outra coisa vejam se vale apena esta idéia, to pensando em comprar o para brisa da troler e mandar pra algum vidraçeiro diminuir para o tamaho do gurgel x12. Será que dá pra fazer. o que vcs acham?
Fiquem com Deus.
Titotitao
 
Mensagens: 10
Data de registro: 07/Jun/2012 08:17

Re: Troquei a borracha do parabrisa do X12 em casa

Mensagempor fcbranco » 24/Set/2014 16:02

Titotitao, a borracha eu comprei aqui no Rio. Tentei pegar referência, mas teve que ser no olho mesmo, comprei na House Bor aqui no Rio: http://www.housebor.com.br/. Por telefone você provavelmente não vai conseguir. Tem que tentar procurar na sua cidade uma loja que venda perfis variados de borracha, para aplicação industrial. Eles por exemplo não são especializados em automotivo, mas tem uma linha completa (nem o fabricante eles falam) e tem várias espessuras e bitolas dessa borracha específica.

Sobre o vidro, você tem 2 opções. Ou manda recortar de um vidro normal e manda temperar (o original é assim) ou manda recortar a partir de um laminado de caminhão que seja liso. A 2ª opção é a mais recomendada pela segurança e resistência.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
Gurgel X-12 TR 1978 Bege Alabastro - "Donald"
Gurgel X-12 TR 1980 Bege - "X-12,5/Oliver" - X-13 by Joe Motos - A VENDA
Avatar de usuário
fcbranco
 
Mensagens: 123
Data de registro: 30/Jan/2009 18:12
Localização: Rio de Janeiro, RJ


Retornar para Outros

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante