Etapas de uma Restauração...

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Etapas de uma Restauração...

Mensagempor Vini X12 » 04/Nov/2012 11:20

Seguinte amigos, adquiri há pouco um Gurgel X12 1988. Ele está bom de fibra e chassis, mas, como todo gurgel que foi usado por algum tempo e mal cuidado, ele necessita de uma pintura geral e um trato na fibra. Pois bem, o carro está desde segunda-feira(29/10) no mecânico fazendo uma revisão completa.

Porém, tenho dúvidas a respeito das etapas da restauração.

Eu imaginei assim:

- Mecânica(Revisão geral e completa)
- Fibra(Corrigir os pés de galinha, uma trinca no para lamas dianteiro e pintura geral fora e dentro, inclusive das rodas)
- Vidraçaria(troca de borrachas e de vidros quebra vento)
- Revisão Elétrica
- Tapeçaria(Completa)

Essas etapas estão corretas, ou vocês acham melhor inverter alguma coisa. Eu tenho certeza que tapeçaria tem que ser a ultima coisa, pois já tivemos experiência negativa fazendo a tapeçaria antes de ter o carro finalizado. A Vidraçaria imaginei depois da pintura, pelo fato de não correr riscos de sujarem os vidros, borrachas, etc. Acho que fica melhor pintar o carro sem os vidros, uma vez que o carro também será pintado por dentro, onde existe pintura, óbvio.

Ah sim, na tapeçaria, vou vez se existe a possibilidade de instalar manta térmica entre o teto e o acabamento, para melhorar a sensação térmica dentro do carro.

Quanto ao barulho interno, principalmente o do motor, alguém sabe o que pode ser feito para diminuir esse barulho que invade a cabine? Pensei em forração acústica, manta asfáltica? Alguém tem alguma dica?

Achei por bem a mecânica ficar em primeiro lugar pois, estava muito ruim de freio, suspensão e direção. Segurança em primeiro lugar né...

Hoje ele está assim:

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E PRETENDO deixá-lo assim:
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Hoje ele está assim:

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E vou deixá-lo assim:
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ou assim:

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Obrigado!
Editado pela última vez por Vini X12 em 05/Nov/2012 22:41, num total de 1 vezes
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Re: Etapas de uma Restauração...

Mensagempor ZCC » 05/Nov/2012 22:20

Vai detalhando cada coisa que tem por fazer no carro e anotando. Separando por grupos, como você já está fazendo.

Chassis, tem muita parte que não se vê e é nelas que o estrago é maior. Se vai pintar o carro, acho que vale muito a pena ao menos tombar ele e expor a parte de baixo do chassis pra conferir o estado dele.

Estou elaborando uma checklist pra reforma do meu. Assim que terminar, posto aqui pra você usar como referência.

Sobre o barulho: No meu pretendo usar uma manta asfaltica no cofre do motor inteiro, embaixo do banco traseiro penso nela também ou em uma manta de borracha. Especialmente nas caixas de rodas traseiras, pois a impressão que tenho é os túneis de cada lado do carro atuam como caixas acusticas (Tanto os túneis sob as portas, quanto os que levam ar pro motor), então vou revestir o interior delas (tomando cuidado para não interferir nos pontos onde o chassis se apóia). Também comprarei escapamentos originais.
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
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Re: Etapas de uma Restauração...

Mensagempor Vini X12 » 05/Nov/2012 22:49

ZCC escreveu:Vai detalhando cada coisa que tem por fazer no carro e anotando. Separando por grupos, como você já está fazendo.

Chassis, tem muita parte que não se vê e é nelas que o estrago é maior. Se vai pintar o carro, acho que vale muito a pena ao menos tombar ele e expor a parte de baixo do chassis pra conferir o estado dele.

Estou elaborando uma checklist pra reforma do meu. Assim que terminar, posto aqui pra você usar como referência.

Sobre o barulho: No meu pretendo usar uma manta asfaltica no cofre do motor inteiro, embaixo do banco traseiro penso nela também ou em uma manta de borracha. Especialmente nas caixas de rodas traseiras, pois a impressão que tenho é os túneis de cada lado do carro atuam como caixas acusticas (Tanto os túneis sob as portas, quanto os que levam ar pro motor), então vou revestir o interior delas (tomando cuidado para não interferir nos pontos onde o chassis se apóia). Também comprarei escapamentos originais.


Então, detalhando eu estou, minha dúvida maior é quanto a ordem que as coisas devem ser feitas...

A Check List eu estou fazendo também, o duro é que, cada vez aparece uma coisa nova kkkkk. É um bom teste para controlar minha ansiedade exagerada.

Então, pensei em revestir com manta asfáltica também, mas meu medo é que ela não dissipe o calor, tornando o cofre do motor ainda mais quente. E isso, num motor refrigerado a ar, não deve ser boa coisa. O Ideal mesmo seria aplicar a manta asfáltica DENTRO do carro. Fazíamos muito isso em campeonatos de som, vez que a manta ajuda a dar rigidez à lataria, não deixava o som vazar fora do carro, e nem o som de fora interferir no som dentro do carro e, de quebra, havia pequena melhora no conforto térmico.

Os escapamento originais eu também vou comprar, mas, vou deixar para finalizar a parte mecânica quando o veículo sair da funilaria. Fica complicado zerar a parte mecânica e o carro ficar parado 2 ou 3 meses. Obviamente ligarei o carro algumas vezes por semana para evitar que o motor fique parado por muito tempo.

Bom, é isso, amanhã o carro vai pra vistoria de transferência e volta pra mecânica, é hora de mexer na parte dianteira dele. Depois, ou ele vai direto pro laminador ou, ele fica em casa esperando a vez dele... Dou até preferência que ele fique em casa, assim, ao menos dou umas voltinhas com ele até ele ser internado pro tratamento geral rs.

É isso, vou fotografar o maior número de etapas possíveis e postando aqui mesmo, à medida que elas forem acontecendo.
Vini X12
 
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Re: Etapas de uma Restauração...

Mensagempor Vini X12 » 07/Nov/2012 14:02

Eu acho que tem laminador querendo ficar rico... Na Boa, até entendo que dá trabalho restaurar um carro, mas, um carro que precisa só descascar, corrigir uns pés de galinha e repintar, pedir R$15.000,00 à R$ 20.000,00 é um roubo(material e mão de obra, não inclusa as peças da restauração)!

Na boa, reformamos um buggy grande recentemente, foi feito muito trampo na fibra, desmontagem geral do buggy, troca de TODOS PARAFUSOS, Modificações na Fibra, pintura interna e externa, um monte de coisa, e não gastamos R$ 3.000,00. E olha que o serviço ficou muito bom!

Não sou contra as pessoas ganharem dinheiro, de forma alguma, mas sou contra esses preços abusivos e exagerados! Se fosse reconstruir chassi, fazer peças, mas não, é descascar, passar geal, massear e pntar. É um absurdo.

Igual o tapeceiro maluco que queria 4 mil reais pra fazer 2 bancos dianteiros(NADA DE COURO), teto e colunas do gurgel! Que isso... Os caras querem ficar rico num único serviço... Quase perguntei se ele tava precisando de um sócio rs...
Vini X12
 
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