PROJETO USHUAIA

Assuntos diversos

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

PROJETO USHUAIA

Mensagempor Peregrino » 15/Jan/2011 09:50

Prezados amigos, em dez/2011 planejo viajar de Brasília a Ushuaia(Terra do Fogo - Argentina) no meu Tocantins 90. Meu presente de aposentadoria. Tenho muitas dúvidas e por isso peço a sua ajuda. Desculpem se ficar um pouco extenso, então vamos lá:
1) Alguem conhece quem já tenha feito essa viagem num Gurgel?
2) Acho pequena a autonomia do meu Gurgel, mais ou menos 250 Km. Tenho a impressão que a capacidade do tanque seja de 30 l (nunca consegui por mais que isso de combustível), embora o manual indique 40 l. Existe um tanque de maior capacidade para o Tocantins?
3) O motor foi retificado, antes da compra do carro, mas considero o motor muito preso, sem velocidade final. Pensei numa relação de marchas mais longa, já que vou precisar muito mais de economia/autonomia que de força. Vi, neste forum, algumas dicas sobre a troca da coroa e do pinhão. Basta isso?
4) Vou trocar os pneus borrachudos pelo Pirelli Chrono 185/80 R 14, para utilitários leves (uso no asfalto), também pensando na economia. Existe opção melhor e mais barata?
Bom, se não se incomodarem, ainda falaremos muito ao longo do ano. Um forte abraço a todos.
Peregrino
 
Mensagens: 4
Data de registro: 15/Jan/2011 09:28

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Ricardo Pereira » 30/Jan/2011 16:54

Também sou de Brasília e já pensei em fazer esta viagem, mas ainda não pude concretizar este sonho.
No meu manual a capacidade indicada é de 41 l. Para colocar este total o tanque deve estar vazio, portanto não é surpresa que vc consiga colocar apenas 30 l, pois o marcador entra na reserva (vermelho) ainda com bastante combustível.

No asfalto, andando devagar, sem trânsito, dá para rodar 350 km, mas sempre abasteço após rodar 250 km, assim como vc. É sempre possível adaptar outro tanque, mas sugiro levar um galão reserva. O X-12 tem local para o tanque extra (20 l), o Tocantins não tem, mas dá para levar um de 10 l no porta malas.

Em relação ao câmbio a quarta tem relação 1:0,88. O carro está projetado mais para força do que para uma grande velocidade final.

Sugiro os pneus 185/70-14 ou 195/70-14.
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Peregrino » 31/Jan/2011 17:22

Prezado Ricardo, sou muito grato por sua atenção (já estava acreditando que tinha acessado o fórum errado). Minha filha fez essa viagem de moto com o seu marido. Me disseram que, por segurança, eu deveria garantir uma autonomia mínima de 400 km. Ainda estou um pouco resistente em levar um camburão extra, solto no porta malas ou no interior do veículo. Voce disse que a adaptação é possível, existe algum tanque da linha Volks de maior capacidade que se adapta no Tocantins?
Peregrino
 
Mensagens: 4
Data de registro: 15/Jan/2011 09:28

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Ricardo Pereira » 03/Fev/2011 08:51

Caro amigo,

É sempre possível trocar, mas não conheço ninguém que tenha trocado e não acho que valha a pena, a relaçâo custo benefício não me parece favorável. Uma possibilidade seria fazer esta viagem de Carajás, tanque de 80 l. Conheço um em Taguatinga para venda. Eu tenho um, se você tiver interesse, todos os primeiros sábados de cada mês tem um encontro de carros antigos no Parque da Cidade, no estacionamento do Kartódromo. Se interessar posso passar lá e te mostrar o carro, me de uma ligado se vc for. 9333-5859

Abraços
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Izaias Junior » 03/Fev/2011 11:26

Ricardo Pereira escreveu:Caro amigo,

É sempre possível trocar, mas não conheço ninguém que tenha trocado e não acho que valha a pena, a relaçâo custo benefício não me parece favorável. Uma possibilidade seria fazer esta viagem de Carajás, tanque de 80 l. Conheço um em Taguatinga para venda. Eu tenho um, se você tiver interesse, todos os primeiros sábados de cada mês tem um encontro de carros antigos no Parque da Cidade, no estacionamento do Kartódromo. Se interessar posso passar lá e te mostrar o carro, me de uma ligado se vc for. 9333-5859

Abraços


Lá vai mais problemas.
Izaias Junior
 
Mensagens: 136
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Peregrino » 24/Fev/2011 13:22

Prezado Ricardo.

Não cogito comprar o Carajás. Já tive algumas oportunidades, mas francamente, não me interessei pelo carro. Acho que o Tocantins tem as dimensões e condições suficientes para as minhas necessidades, mas gostei da dica do encontro de carros antigos. Vou me programar para participar de um destes encontros. Espero encontrá-lo por lá. Darei notícias antes. Até breve.
Peregrino
 
Mensagens: 4
Data de registro: 15/Jan/2011 09:28

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor jorge salama » 01/Mar/2011 08:01

Ola amigo fiz parte deste trajeto de carro e moto. Não se preocupe com autonomia de combustivel. Não ha dificuldade de abastecimento. As estradas são excelentes e o consumo se torna menor . Atenção vc precisa ter o carro em seu nome e o Seguro Carta Verde que é um seguro de responsabilidade civil contra terceiros é exigido na Argen tina, Uruguai. Chile. A Porto Seguro faz este serviço. Na região do Ushuaia esta tudo asfaltado faltando apenas 100 kms de estrada de ripio porem o pneu de uso no asfalto resolve bem.
jorge salama
 
Mensagens: 1
Data de registro: 01/Mar/2011 07:51

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor ZCC » 27/Mar/2011 21:19

Não sei quanto vai pagar nesses pirelli, mas os firestone originais saem por 200 reais, dependendo do lugar até por menos

Confira a regulagem do ponto do motor e a giglagem do carburador, o tanque é de 36 litros, mas bem regulado é um carro capaz de fazer mais que 10 por litro tranquilo

Com a gasolina brasileira o ponto tem que ficar entre 10 e 15º - em outros países provavelmente entre 7,5 e 10º de avanço inicial (se o motor foi refeito, cuidado com as marcas na polia, pois elas podem não bater com a realidade)

No carburador, um gigle principal 125 e uma flautinha 135z garantem uma boa economia
Gurgel X12TR - 1980
ZCC
 
Mensagens: 229
Data de registro: 16/Dez/2008 23:26

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Peregrino » 25/Abr/2011 22:12

Prezado ZCC.
Quais as medidas do pneu Firestone original? Falei de utilizar os Pirelli Chrono 185/80 R 14 porque foram os únicos que encontrei nesta medida e também porque desejava manter as caracteristicas de jipe com um pneu de perfil mais alto, mas se os originais forem mais eficientes, também não vejo dificuldade em utilizá-los. Os Pirelli estão na faixa de R$ 255,00 e não são fáceis de encontrar. Uma vez mais, grato pela atenção.
Peregrino
 
Mensagens: 4
Data de registro: 15/Jan/2011 09:28

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor Ricardo Pereira » 28/Abr/2011 10:41

Os originais são os Firestone 7.35 aro 14, Cidade/Campo, custam em torno dos R$ 200,00/R$ 230,00, encomendei 5, demorou um pouco mas chegaram. São pneus lameiros, não muito apropriados para andar no asfalto, principalmente se houver maior interesse na economia de combustível.

Abraços
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor fabinho » 24/Mai/2011 23:59

Peregrino escreveu:Prezados amigos, em dez/2011 planejo viajar de Brasília a Ushuaia(Terra do Fogo - Argentina) no meu Tocantins 90. Meu presente de aposentadoria. Tenho muitas dúvidas e por isso peço a sua ajuda. Desculpem se ficar um pouco extenso, então vamos lá:
1) Alguem conhece quem já tenha feito essa viagem num Gurgel?
2) Acho pequena a autonomia do meu Gurgel, mais ou menos 250 Km. Tenho a impressão que a capacidade do tanque seja de 30 l (nunca consegui por mais que isso de combustível), embora o manual indique 40 l. Existe um tanque de maior capacidade para o Tocantins?
3) O motor foi retificado, antes da compra do carro, mas considero o motor muito preso, sem velocidade final. Pensei numa relação de marchas mais longa, já que vou precisar muito mais de economia/autonomia que de força. Vi, neste forum, algumas dicas sobre a troca da coroa e do pinhão. Basta isso?
4) Vou trocar os pneus borrachudos pelo Pirelli Chrono 185/80 R 14, para utilitários leves (uso no asfalto), também pensando na economia. Existe opção melhor e mais barata?
Bom, se não se incomodarem, ainda falaremos muito ao longo do ano. Um forte abraço a todos.


Olá amigo! Sou do rio de janeiro e já fui em meu gurgel pirulito para BUENOS AIRES e só nao voltei com ele porque na volta recebi uma proposta quando estava no paraná e nao consegui resistir, mas o 'tufão' se comportou muito bem na viagem e me arrependo até hoje de ter vendido ele e agora tenho um br 800 e com esse nao da pra encarar uma viagem dessa. mas espero que vc vá e depois conte-nos a aventura. boa sorte
fabinho
 
Mensagens: 9
Data de registro: 24/Mai/2011 22:57

Re: PROJETO USHUAIA

Mensagempor rafa_schlotefeldtt » 06/Jul/2011 15:22

Fala Peregrino....otima ideia essa sua! :D Eu ainda quero ir pra quelas bandas tbm, com o Gurja(nome no meu X12) ou de moto, :D , mas primeiro quero fazer o trajeto "Praia do Cassino-Rio Grande" pela areia hehe...esse dias vi em alguns lugar que dois caras sairam de Curitiba para lá de variant, :o como a mecanica é bem similar acho que não teras problema, tem que cuida com o comb, como ja foi comentado, no mais é coloca o pé na estrada...tems o roteiro já?
rafa_schlotefeldtt
 
Mensagens: 1
Data de registro: 26/Jun/2011 13:59


Retornar para Off topic

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

cron