Supermini x Tata Nano - Que saudade da Gurgel.

Assuntos diversos

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini x Tata Nano - Que saudade da Gurgel.

Mensagempor Diego » 29/Mar/2009 13:44

Gente, estão bombando as notícias sobre o Tata Nano. De fabricação indiana, esse carro tem sido anunciado como o "mais barato do mundo". Está causando polêmica.

Opiniões à parte, tive o cuidado de colar abaixo especificações técnicas dele e do Gurgel Supermini (fabricado em 1993!). Observem abaixo e comprem (mas detalhe, estamos comparando um carro fabricado no ano de 2009 com um feito nos idos de 1993!

===============================================
>>>>>>>>>>TATA NANO

Detalhes técnicos

[editar] Powertrain
Motor:
2 cilindros, gasolina, Injeção multipoint, bloco de alumínio, cilindrada de 0,623 litro (623 cm3)
4 tempos, 2 válvulas por cilindro, comando no cabeçote
Taxa de compressão - 9,5:1
Potência: 33hp/24kW a 5500 rmp
Torque: 48Nm a 2500 rpm
Tração traseira, câmbio de 4 marchas sincronizadas, sendo a quarta de overdrive
Direção mecânica com pinhão e cremalheira

[editar] Desempenho
Aceleração: de 0 a 70km/h em 19s
Velocidade máxima: 105km/h
Consumo(combinado cidade e estrada): 22km/L
Capacidade do porta-mala: 120L

[editar] Suspensão e freios
Freio dianteiro: disco 8
Freio traseiro: tambor 6
Altura livre: 180mm
Suspensão dianteira : McPherson
Suspensão traseira : independente tipo tree way

[editar] Dimensões (dados coletados de outra fonte)
Comprimento: 3,10 m
Largura: 1,50 m
Altura: 1,60 m
Distância entre eixos: 2,00 m
Bitola dianteira: 1,285 m
Bitola traseira: 1,285 m
Altura livre do solo: 15 cm


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tata_Nano

===============================================
>>>>>>>>>>>> GURGEL SUPERMINI

Ficha Técnica

Cilindrada: 792 cm³
Taxa de compressão: 8,7:1
Potência máxima: 26,5kW (36 CV) a 5500 rpm (ABNT NBR-5484)
Torque máximo: 6,6 Da Nm (6,6 kgf) a 2500 rpm (ABNT NBR-5484)

[editar] Transmissão
Tração traseira por eixo cardã e diferencial
Caixa de mudanças: 4 marchas sincronizadas à frente e uma à ré
Relação de transmissão:

[editar] Carroceria
Estrutura espacial em aço com perfil tubular misto (quadrado e cilíndrico). Os tubos transversais que formam o lado inferior da carroceria são na verdade tubos de torque que, em caso de colisão lateral, se deformam amortecendo o impacto. A carroceria é formada também por painéis modulares em plástico de engenharia, um tipo de material que já era conhecido no meio automobilístico com matéria-prima na confecção de algumas peças, mas que foi reconhecido como material muito versátil devido a Gurgel, que utilizava largamente o material em seus veículos. O percentual de utilização da fibra de vidro no Supermini era de cerca de 65%, como exemplo além da carroceria, o painel interior, as forrações de acabamento das portas, e até mesmo algumas peças do motor são feitas de fibra de vidro. A parte frontal do chassi é provida de um sistema de segurança que utiliza barras de aço de torque que se deformam no caso de uma eventual colisão, amortecendo o impacto.


[editar] Suspensão dianteira
Independente, com molas helicoidais e amortecedores telescópicos de dupla ação, geometricamente progressiva.

[editar] Suspensão traseira
Sistema "Leaf Coil" - conjuga a ação das lâminas paralelas à ação das molas helicoidais e amortecedores. As lâminas paralelas de aço, além de absorverem o torque do diferencial, trabalham também como um sistema estabilizador (Patente Gurgel).

[editar] Direção
Mecânica, tipo pinhão e cremalheira
Diâmetro mínimo de curva: 8,8 m

[editar] Rodas
Aro estampado em aço - 4,5 J x 13
Pneus radiais- 145 R x 13

[editar] Freios
De serviço: hidráulico, circuito duplo com ação nas quatro rodas
Dianteiros a disco
Traseiros a tambor
De estacionamento: mecânico, com ação sobre as rodas traseiras

[editar] Sistema elétrico
Bateria: 12V, 45Ah
Alternador: 12V, 32A

[editar] Peso
645 Kg
Carga útil (4 ocupantes e bagagens): 350 Kg
Peso total admissível: 995 Kg

[editar] Abastecimento
Reservatório de combustível: 40 litros
Cárter do motor (com filtro): 2,5 litros
Caixa de mudanças: 1,1 litros
Diferencial: 0,8 litros
Radiador (sistema de arrefecimento): 3,4 litros
Fluído de freio: 0,34 litros

[editar] Dimensões
Comprimento: 3,195 m
Largura: 1,50 m
Altura: 1,468 m
Distância entre eixos: 2,00 m
Bitola dianteira: 1,285 m
Bitola traseira: 1,285 m
Altura livre do solo: 15 cm

[editar] Desempenho
Velocidade máxima: 120 km/h
Aceleração (0-100km/h): 34,63 segundos

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gurgel_Supermini

===============================================


Nossa... CAUSA PROFUNDA TRISTEZA O BRILHANTE PROJETO DA GURGEL NÃO TER SIDO INCENTIVADO/SUBSIDIADO PELO GOVERNO. O GOVERNO DOS EUA INJETARAM MILHÕES NA GM PARA QUE ELA NÃO VIESSE À FALÊNCIA. JÁ O GOVERNO FILHA DA P... (PERDOE-ME A LINGUAGEM) NÃO FEZ NADA PELA GURGEL (MUITO PELO CONTRÁRIO, ATRAPALHOU AO EXTENDER A REDUÇÃO DE IMPOSTOS AOS CARROS 1000cm³.
Diego
 
Mensagens: 1
Data de registro: 29/Mar/2009 13:24

Mensagempor José Cícero » 30/Mar/2009 19:44

CADA DIA QUE SE PASSA MAIS EU ME ORGULHO DA GURGEL, E DO MEU SUPERMINI. :D
CÍCERO – SERRA – ES
MEU GURGEL É 800!
Avatar de usuário
José Cícero
 
Mensagens: 48
Data de registro: 23/Mai/2007 18:09
Localização: Serra - ES


Retornar para Off topic

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante