Morre João Gurgel

Assuntos diversos

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Morre João Gurgel

Mensagempor thiago » 31/Jan/2009 11:42

Lamentável notícia pessoal.

Abaixo, um trecho da reportagem e logo depois o link.


"Morre aos 83 anos em SP dono da extinta fábrica de carros Gurgel

João Gurgel faleceu na sexta (30); ele sofria do Mal de Alzheimer.
Enterro será neste sábado (31) na capital paulista.

João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, dono da extinta fábrica de carros Gurgel, morreu nesta sexta-feira (30) aos 83 anos em São Paulo. Ele sofria do Mal de Alzheimer havia oito anos. Internado no hospital São Luiz, na Zona Sul, para tratamento, Gurgel não resistiu à doença e faleceu.

Gurgel fundou em 1962 na cidade de Rio Claro, 175 km de São Paulo, a fábrica que levava seu nome. As atividades da Gurgel Motores S.A. foram encerradas em 1994. Durante esse período, Gurgel desenvolveu carros totalmente nacionais, do projeto à fabricação...

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL980472-5605,00-MORRE+AOS+ANOS+EM+SP+DONO+DA+EXTINTA+FABRICA+DE+CARROS+GURGEL.html
thiago
 
Mensagens: 15
Data de registro: 25/Ago/2006 23:21

Lamentável

Mensagempor BR800 » 31/Jan/2009 12:24

Pois é, lamentável. Junto com ele morre toda uma era, talvez a melhor, da indústria automobilística nacional.
BR800
 
Mensagens: 133
Data de registro: 21/Abr/2008 19:53
Localização: Litoral-SP

vamos ponderar

Mensagempor markus hagedorn » 01/Fev/2009 12:14

Nao que a morte do Sr. Joao Gurgel nao me toque, mas ha de lembrar-se que nós estariamos muito mais orfaos sem este site do Fernando Joao. Tudo bem que o governador do Ceará negou o emprestimo ponte na hora da empresa mudar-se para aquele estado, mas depois do 1º pedido de concordata (da Bosch) muita agua passou por baixo da ponte sobre o Ribeirao Claro ate que o Sr. Gurgel tomasse uma atitude. Vale lembrar que os funcionarios da Gurgel foram receber seus atrasados em 2008, e nao sei se receberam tudo. Antes que me linchem, isto nao desmerece sua coragem como empresario, mas sabe-se que, ao menos a linha 800, estava dando prejuizo, independentemente das condicoes de concorrencia (quando o governo passou a dar o mesmo tratamento fiscal à Fiat (Uno 1000).
markus hagedorn
 
Mensagens: 41
Data de registro: 08/Nov/2008 10:31

Mensagempor BR800 » 01/Fev/2009 12:37

Sem este site talvez meu carro de uso, o BR800, não estivesse andando mais. É o mais completo site de veículos que conheço.

Quanto ao Dr João, também tenho opiniões favoráveis e desfavoráveis à sua postura técnica e empresarial. Só que, se comparado às informações e formação que ele possuía, sou um leigo.

Sou fâ do BR800 mas ele podia ser muito melhor, mesmo concebido nos anos 80, tem soluções que parecem feitas por uma criança. Na minha humilde opinião o que possívelmente desencadeou a queda da Gurgel foi o Enertron. Já que usou muitas peças de outros carros, como o câmbio, parabrisa ou fechaduras, deveria usar um motor também. O carro não era 100% nacional, o câmbio do 91, por exemplo, é argentino. Então porque não usar um bom motor já existente? Talvez com TTS para equilibrar melhor o carrinho. Muito investimento em algo que exige uma grande e cara estrutura para ser produzido, com um resultado negativo.

Porém os X10 e X12 são referência, não conheço, até hoje, nada melhor no segmento. Todos os Buggys fabricados hoje no Brasil usam a mesma configuração: Chassi próprio de aço com fibra, inclusive muitos usam o munhão no lugar do facão. Trocaria meu BR por um X. O mérito da Gurgel pra mim está na linha X.

(Já te mando seu documento, Markus, andei meio atarefado e não deu para fazer)
BR800
 
Mensagens: 133
Data de registro: 21/Abr/2008 19:53
Localização: Litoral-SP


Retornar para Off topic

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante