Antiga Fábrica da Gurgel

Assuntos diversos

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Antiga Fábrica da Gurgel

Mensagempor » 31/Out/2007 09:33

É triste ver o descaso, a destruição que o governo, as regras e as leis brasileiras fazem com quem quer produzir honestamente. Como presto serviço a empresas, não são poucas as que vejo fechar ou os proprietários que fazem sacrifícios imensos para mante-las de portas abertas honestamente, sem nenhum incentivo do governo, com este montado em suas costas, com encargos e legislação insanos. Sem dar absolutamente NADA em troca. Pior, criando uma concorrência desumana, pois muitos acabam obrigatóriamente criando mecanismos ilícitos para se manter no mercado, em detrimento de quem trabalha direito.

Mas quando vemos a história da Gurgel, seu porte e a rasteira que tomou do governo com uma legislação que inviabilizava o produto nacional em favor das grandes montadoras, inclusive cobrando impostos indevidos que hoje viraram créditos da massa falida (depois que matou passa Merthiolate), pensamos em quantos empregos diretos e indiretos, fornecedores e prestadores de serviço, iguais a TOPVISUAL, foram extintos junto! ISTO É UMA VERGONHA!!! Plagiando Casoy

Esta é uma visão geral da Gurgel, na importante Rodovia Washington Luis, SP 310, em Rio Claro. Pólo do interior paulista, entre as maiores e mais ricas cidades do estado:

Imagem

Vista de cima 17 alqueires:

Imagem

Localização privilegiada em Rio Claro:

Imagem

A portaria:

Imagem

Logo na entrada o aviso: Junto da placa o aviso do Leilão da massa falida:

Imagem

Ainda na entrada as rampas de carregamento:

Imagem

Entrada principal:

Imagem

Barracão principal: Esse;BR 800 está avaliado em $ 8 mil no inventário. Tem vários sucateados ou inacabados

Imagem

Dentro desse barracão:

Imagem

Isto me cortou o coração, eu ví essa placa reluzente e estive exatamente aqui, em plena produção, como representante de equipamentos industriais.

Imagem

Imagem

Mais quatro barracões, com 6 mil m² cada:

Imagem

Não é o mesmo, mas tb tem BR 800 inacabados:

Imagem

E mais outro:

Imagem

E o 4º:

Imagem

Dentro deles se vê isto:

Imagem


Imagem


Entre os barracões o mato impera e no meio do mato mais peças raras:


Imagem


Carcaças de X10: Pra mim ele é especial, foi meu último carro em Santa Catarina. Meu deu o gostinho por buggys, tinha umas dunas em Barra do Sul que eram minhas e dele, vemelho.

Imagem

Tetos:

Imagem


A seguir o setor de desenvolvimento CENA ou BR 600 e BR 800

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem


Pista de testes:


Imagem


Imagem


Escritórios:

Imagem


Para finalizar o Engº João Amaral Gurgel, mesmo ausente, demonstrando a elegância que lhe era peculiar me brindou com este convite, da época do lançamento do CENA, jogado pelo chão do escritório e que o vigia, em sua gentileza e sentindo ser meu, não pôde me negar.
Nele estão os antigos telefones e o nome da responsável pelo evento.

Imagem

A fábrica não estava assim, havia veículos, ferrametais, estoques, patrimônio que foi saqueado. Houveram até mortes de vigias em função do saque de um grande patrimônio remanescente da massa falida. Hoje só resta isso que viram.
Perdoem pelo tópico tão longo, mas faz parte da história do buggy, do automobilismo e da indústria nacional.

Mais um ideal, milhares de sonhos, um grande passo que perdemos!
 
Mensagens: 22
Data de registro: 26/Out/2007 19:06

Mensagempor Edu1.8R » 21/Out/2008 13:28

(g1) Gostei muito do texto após ter lido a matéria do que restava da fabrica da Gurgel em 2004, fiquei verdadeiramente triste de ver o que restou do sonho de um homem inovador como Gurgel. Agora, eu como estudante de Engenharia Mecanica Automobilistica gostaria de saber se todos achariam que o haveir a a possibilidade de conseguirmos retornar a Gurgel, como era antes... ou seja a nossa "muitonacional" voltar a ser o sonho do carro "100% Brasileiro." Além de estudante de engenharia ,atuo como designer e comento, que a visão de Gurgel para design era realmente avançada de modo que é possivel fazer novos modelos em cima das versões anteriores tais como X15,X12 e BR-800. Em breve postarie algumas das Ideias que tive. O meu sonho, como o de muita gente por aqui, é de ver renascer o carro brasileiro!!...
Em breve postarei minhas ideias!!
" O sonho não acabou!"
Edu1.8R
 
Mensagens: 9
Data de registro: 21/Out/2008 13:24

Visita à fábrica da Gurgel

Mensagempor Ricardo Pereira » 22/Jan/2009 07:37

Ainda é possível visitar a fábrica da Gurgel, em Rio Claro ?
Ricardo Pereira
 
Mensagens: 47
Data de registro: 18/Set/2008 15:16
Localização: Brasília DF

Remota

Mensagempor BR800 » 22/Jan/2009 09:05

Infelizmente Edu, é remota a possibilidade de termos outra Gurgel nos mesmos moldes. O que acontece é que um empresário se apossou da marca e fabrica uns veículos chineses, parece ter havido um esboço de ressussitar alguns modelos originais, mas até onde sei ficou só na prancheta.

Essa fábrica não dá mais pra visitar, ela se transformou num condomínio de empresas. Também tive a oportunidade de passar por lá quando desativada, mas tinha seguranças e não se podia entrar, houveram saques, assaltos e até assassinatos de seguranças pelo imenso patrimônio que alí restava, tudo foi saqueado. Com uma boa conversa o segurança te acompanhava pela fábrica, era desolador!
BR800
 
Mensagens: 133
Data de registro: 21/Abr/2008 19:53
Localização: Litoral-SP

Re: Antiga Fábrica da Gurgel

Mensagempor jonathan almeida » 16/Out/2010 00:50

Sou de Fortaleza e em muito pouco tempo tive um carinho muito grande pela essa marca apaixonante que é a GURGEL,acabei comprando um Supermini e vou refaze-lo todo,coisa gringa mesmo com direito a tudo do bom e do melhor(Sparco,Autometer,Swiss Audio,Enkei), mas queria ter tido a oportunidade de ter visitado a fabrica e alguem sabe dizer onde é a localização certa onde ia ser a fabrica da GURGEL aqui no CE , mas precisamente no Eusebio???Chorei em ver as fotos na net da fabrica fechada,pena que meu comp. não tá carregando essas fotos desse topic se possivel mandar pro meu e mail agradeço! Sou cearense mas to envergonhado com a sacanagem que o governo desse estado fez com nosso GURGEL. Abraço
jonathan almeida
 
Mensagens: 2
Data de registro: 06/Set/2010 19:06

Re: Antiga Fábrica da Gurgel

Mensagempor Pedro Sousa » 08/Set/2012 09:52

Bom dia a todos,

As fotos não estão mais disponíveis no tópico, será que alguém pode disponibilizá-las novamente ?

obrigado,

Pedro.
Pedro Sousa
 
Mensagens: 3
Data de registro: 01/Set/2012 11:46

Re: Antiga Fábrica da Gurgel

Mensagempor alexa » 24/Mai/2013 06:05

Bom dia zé e obrigado pelo texto.

O caso Gurgel foi um caso de corrupção e o principal ator foi o ex-presidente Collor que negou subsidio necessário para o Gurgel, e deu prioridade para montadoras internacionais. fonte.
O pior é que hoje as pessoas confundem (talvez devido a propaganda) carro nacional e carro produzidos no Brasil. Um carro FIAT produzido no brasil não é nacional, e sim um carro italiano produzido aqui, é o nosso dinheiro indo para fora.
O direito de usar marca foi comprada por um empresario que no momento está sendo processado pela família Gurgel.
Fico triste com tudo isso.

ps: Seria bom se pudéssemos ver as imagens novamente....
alexa
 
Mensagens: 8
Data de registro: 13/Mai/2013 11:55


Retornar para Off topic

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante