O Enertron é realmente moderno ?

Novidades, sugestões, críticas e reclamações sobre a página Gurgel 800

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

O Enertron é realmente moderno ?

Enquete encerrada em 07/Abr/2006 08:25

Sim, ele é
2
50%
Não, ele não é
2
50%
 
Total de Votos : 4

Re: O Enertron é realmente moderno ?

Mensagempor Helio Neto » 08/Abr/2010 22:25

LeonardoL,

só um detalhe: o módulo de ignição do Enertron controla um avanço linear em função da rotação, sim. Até porque se não fosse assim, não haveria nenhuma necessidade da existência do circuito do módulo. Apenas o avanço a vácuo, que é auxiliar como em outros motores, funciona em dois estágios.
Veja aqui as medições do funcionamento do módulo em bancada e as curvas de avanço:
http://picasaweb.google.com/Maximiliam.Luppe/MotorEnertron#
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 254
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: O Enertron é realmente moderno ?

Mensagempor LeonardoL » 17/Jul/2010 16:34

Hélio,

Na época que escrevi o comentário, estava apenas respondendo o colega HOT_62 sobre o Enertron. Como desconhecia detalhes mais apurados do sistema de ignição, e estava apenas focando no motor em si, desconsiderei questões relacionadas à ignição e seu funcionamento. Aliás, usei o comentário do próprio colega (quando disse que com esse sistema de ignição "não temos uma curva de ignição que varia com a rotação") para explicar que ignição e injeção não são partes essenciais do motor: você pode trocá-las e o motor continua o mesmo. Mas enfim...

Este link que você repassou tem informações muito úteis, mas eu não entendi porque está marcando "atraso" e não "avanço" de ignição, já que conforme a RPM aumenta, a faísca é adiantada mais ainda em relação ao PMS.

Há também algumas mensagens na lista de discussões gurgel800 falando sobre o avanço gradual, relacionado à RPM, inclusive com algumas tabelas, sendo possível comparar com os valores obtidos nestas simulações.

Bom que as informações existem, pena que não são muito fáceis de encontrar.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: O Enertron é realmente moderno ?

Mensagempor Helio Neto » 19/Jul/2010 02:19

Leonardo,
é avanço mesmo. Numa dessas mensagens da lista de discussão que você pesquisou, o Max explicou que usou a palavra "atraso" no lugar de "avanço" só por não estar bem a par do contexto, pois não era especialista em motores. Mas é só convenção, não muda nada.
Ele continua participando da lista, caso você queira contatá-lo.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 254
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: O Enertron é realmente moderno ?

Mensagempor Claudio Bulgarelli » 10/Abr/2012 20:23

"O enertron foi e ainda é imbatível em custo/beneficio...claro que atualmente o VW 1.4tdi que anda à 190km/h e faz 34km/L à 90km/h, e mesmo modelos elétricos como ZOE,EV1 e outros são infinitamente superiores...maaaas...todos estes inclusive o enertron são EXTERMINADOS no Brasil onde automóveis seguem uma tabela de consumo de 7km/l independente se for um 1.0 uno ou um fusion de 250CV...tenho um super mini enertron com GNV e faço 540km com R$19,00. igual só mesmo o TATA-NANO ops...também barrado pelo GOVERNO GANANCIOSO protegendo sua querida Petrobrás kkk" CRB
Claudio Bulgarelli
 
Mensagens: 1
Data de registro: 03/Abr/2012 17:07

Re: O Enertron é realmente moderno ?

Mensagempor evaldolara » 05/Jun/2014 13:04

Ola
Claudio B. ainda tens o enertron com GNV?
Alterou alguma coisa no excesso de vapor de óleo?
evaldo
CWB
evaldolara
 
Mensagens: 11
Data de registro: 18/Abr/2014 22:21
Localização: Curitiba

Anterior

Retornar para Gurgel 800

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes