Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Segurança

Carroceria e chassi

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Segurança

Mensagempor mgraner » 17/Nov/2010 21:56

A dois meses comprei um BR 800 SL 91 que possui a janelinha no teto.
Pelo que tenho lido aqui, em regiões quentes ou no verão, o interior esquenta bastante.
Já estava pensando em melhorar a segurança da janela traseira que é facilmente aberta ( Aquele trinquinho roda junto ).
Não sei se já fizeram isto, mas bolei um meio de tornar a janela traseira tipo basculante com a opção de abrir completamente e quando fechada ficar mais segura.
Comprei um trinco de janela traseira basculante (acho que é de gol) no desmanche, tirei o pino fixo da dobradiça (usei a furadeira, pois é colocado sob pressão) e coloquei um parafuso removível no lugar.
Ainda estou testando. Tenho andado no transito com ela no modo basculante e notei cheiro de fumaça do escapamento dentro do carro.
Acho que devo colocar uma ponteira mais comprida ou uma ponteira torta para o lado.
Em todo caso, vai aí a idéia para melhorar a ventilação interna. Fotos no link abaixo:
http://www.graner.tv/gurgel/br800a.htm
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor Helio Neto » 19/Nov/2010 02:21

Bom, a ideia da tranca é bem interessante, mas a parte de ventilação definitivamente não é! Quanto mais fechada e bem vedada a traseira, melhor, inclusive para a ventilação.

Toda a parte traseira fica numa região de turbulência e baixa pressão que puxa "a reboque" os gases do escape, a poeira levantada e tudo o mais (por isso as traseiras sujam tanto). Quando se anda com os vidros das portas laterais abertos, quase sempre a tendência ali é "puxar" mais ar para fora do que o ar que entra, e aí aquele ar imundo carregado no vácuo da traseira é sugado para dentro, por qualquer fresta. Mesmo com tudo fechado, se ficar uma fresta de "uma unha" na borracha de vedação do vidro ou porta traseira, você vai notar claramente o cheiro da fumaça quando estiver andando, não tem jeito. Aqueles 10 cm de borracha faltando embaixo do seu trinco já são suficientes para deixar o interior sempre cheirando a fumaça. Coloque o pedaço que falta e garanto que você vai sentir a diferença!
Repare que as vans e peruas geralmente têm o escapamento saindo para o lado na traseira, que é exatamente para diminuir o quanto possível a quantidade de gases que entrem pela traseira quando for necessário andar com a tampa meio aberta por causa da carga. Ajuda, mas não resolve. Além de ser venenoso, o efeito de respirar o escape por muito tempo é ir amortecendo os sentidos até a pessoa "apagar" sem perceber!

Para a ventilação ser mais eficiente, o negócio é fazer entradas de ar em locais de alta pressão e ar limpo, e saídas em locais de baixa pressão mas fora de turbulência, onde o fluxo de ar é rápido e estável. A "janelinha" do teto está exatamente na primeira situação, e o ideal para as saídas provavelmente seria na lateral das colunas traseiras. Pretendo fazer isso no meu Carajás, e seria praticamente a mesma coisa no BR. Não é difícil de fazer com fibra, basicamente é cortar as aberturas e construir uma "caixa" de fibra pelo lado de dentro, com seu topo aberto para o interior bem no alto, junto ao teto, e com seu fundo no mesmo nível da parte mais baixa da abertura externa, para esgotar a água.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor mgraner » 19/Nov/2010 09:13

Ótima observação e explicação.
Vou aplicar sua sugestão.
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor morte_ed » 20/Nov/2010 11:48

Eu adaptei um trinco de Arquivo ficou bonito e não gira mas tive que abrir o furo do vidro em relação aos gases... quando eu ando com minha mulher eu ja tenho meu esquema abro o teto solar e tenho duas opções pouco vento eu fecho os vidros laterais ou muito vento abro somente um pouco do vidro ae o cheiro passa (g1)

Sobre seu vidro eu até que gostei mas moro em estrada de terra então se abrir o basculante um pouquinho só saio do carro levado pelo pó... rsrsrs e tambem eu uso muito o pseudo porta malas do br
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor alynson malinoski » 21/Nov/2010 15:23

pensei no seguinte: no vidro colocar o pino da porta do uno com uma borracha e na traseira a fechadura esperando o encaiche...teriA que bolar um suporte pra ela ...virada pra trás...depois poderiamos colocar uma trava elétrica na mesma com botão de abertura no painel...ficaria prático e seguro... oquê vcs acham? vo começar a engenhar... abraços! :)
Alynson Malinoski
BR-800" Mamute" 91
Avatar de usuário
alynson malinoski
 
Mensagens: 13
Data de registro: 15/Nov/2009 21:09
Localização: curitiba

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor mgraner » 22/Nov/2010 09:33

Coloquei a idéia partindo da filosofia de um carro prático e soluções baratas.
Se formos apelar para dispositivos eletricos, hidráulicos, etc., acabamos fugindo do conceito e aí tudo é possível, tendo dinheiro.
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor alynson malinoski » 22/Nov/2010 10:03

e oquê nisso é caro? to falando em resolver o problema de maneira simples e que dê ao carro uma solução melhor com criatividade para que todos possamos " agregar" nos nossos carros...não falei em nenhuma porcaria de fechadura de ferrari, falei na do uno... uma trava elétrica custa uns 30 pilas...tem peça de bicicleta que é mais cara.... ou vc postou aqui só pra receber elogios da tua idéia? ( muito boa na minha opinião). a intenção do forum não é pra isso.. não confunda humildade com ignorância .
Alynson Malinoski
BR-800" Mamute" 91
Avatar de usuário
alynson malinoski
 
Mensagens: 13
Data de registro: 15/Nov/2009 21:09
Localização: curitiba

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor mgraner » 22/Nov/2010 18:14

Desculpe se fui grosseiro, minha intenção não foi ser metido nem aparecer, mesmo porque a minha idéia quanto à ventilação é furada, pois como bem colocou o colega Hélio Neto, o interior do carro pode virar uma camara de gás, devido ao vácuo criado.
Com relação ao BR800 acho que sou muito purista porque na verdade dá para equipá-lo com uma série de acessórios deixando-o mais confortável e seguro.
As pessoas colocam vidros verticais, isolador termico e acústico, climatizador, ar-condicionado, motor CHT/Volks, trocam os bancos por melhores, instalam luz de cortesia, conta-giros, aros maiores, enfim cada um faz o que quer com o seu carrinho. O que eu quis sugerir foi uma pequena mudança que surtisse um grande efeito com praticamente nenhum investimento e pouquissima mudança no projeto original, para quem gosta assim.
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor alynson malinoski » 22/Nov/2010 19:12

:D tranquilo amigo...digamos assim que sua idéia é boa pra resolver o problema...tranca bem o vidro não? a borracha tem que estar bem boa ...a minha ta feia, preciso troca-la...vou usar sua idéia num primeiro momento e tentar desenvolver a idéia da tranca do uno...que deverá ter necessariamente uma trava elétrica para a abertura da mesma... pois não usaria o buraco da chave...... um abraço! :wink:
Alynson Malinoski
BR-800" Mamute" 91
Avatar de usuário
alynson malinoski
 
Mensagens: 13
Data de registro: 15/Nov/2009 21:09
Localização: curitiba

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor arytop » 13/Jan/2011 11:13

E alguem ja pensou no esquema de vidros laterais basculante?

Ja venho pensando algum tempo nisso... moro em lugar quente, e soh o teto solar nao dah conta. Mas nao entendo muito do assunto afundo. Quanto a seguranca, estabilidade, funcionalidade mesmo...
Queria saber se alguem poderia dar uma luz a essa ideia.

To reformando o meu pequeno BR800... e em breve postarei fotos.
arytop
 
Mensagens: 2
Data de registro: 13/Jan/2011 11:09

Re: Esquema Vidro traseiro basculante + Ventilação + Seguran

Mensagempor morte_ed » 15/Jan/2011 10:51

Acho que laterais não rola muito prefiro se for assim torna convercivel
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43


Retornar para Carroceria

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes

cron