por Helio Neto » 19/Nov/2010 02:21
Bom, a ideia da tranca é bem interessante, mas a parte de ventilação definitivamente não é! Quanto mais fechada e bem vedada a traseira, melhor, inclusive para a ventilação.
Toda a parte traseira fica numa região de turbulência e baixa pressão que puxa "a reboque" os gases do escape, a poeira levantada e tudo o mais (por isso as traseiras sujam tanto). Quando se anda com os vidros das portas laterais abertos, quase sempre a tendência ali é "puxar" mais ar para fora do que o ar que entra, e aí aquele ar imundo carregado no vácuo da traseira é sugado para dentro, por qualquer fresta. Mesmo com tudo fechado, se ficar uma fresta de "uma unha" na borracha de vedação do vidro ou porta traseira, você vai notar claramente o cheiro da fumaça quando estiver andando, não tem jeito. Aqueles 10 cm de borracha faltando embaixo do seu trinco já são suficientes para deixar o interior sempre cheirando a fumaça. Coloque o pedaço que falta e garanto que você vai sentir a diferença!
Repare que as vans e peruas geralmente têm o escapamento saindo para o lado na traseira, que é exatamente para diminuir o quanto possível a quantidade de gases que entrem pela traseira quando for necessário andar com a tampa meio aberta por causa da carga. Ajuda, mas não resolve. Além de ser venenoso, o efeito de respirar o escape por muito tempo é ir amortecendo os sentidos até a pessoa "apagar" sem perceber!
Para a ventilação ser mais eficiente, o negócio é fazer entradas de ar em locais de alta pressão e ar limpo, e saídas em locais de baixa pressão mas fora de turbulência, onde o fluxo de ar é rápido e estável. A "janelinha" do teto está exatamente na primeira situação, e o ideal para as saídas provavelmente seria na lateral das colunas traseiras. Pretendo fazer isso no meu Carajás, e seria praticamente a mesma coisa no BR. Não é difícil de fazer com fibra, basicamente é cortar as aberturas e construir uma "caixa" de fibra pelo lado de dentro, com seu topo aberto para o interior bem no alto, junto ao teto, e com seu fundo no mesmo nível da parte mais baixa da abertura externa, para esgotar a água.
Supermini 92
Carajás 89/87
Tocantins 91