Amortecedor Tampa da mala Supermini

Carroceria e chassi

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Amortecedor Tampa da mala Supermini

Mensagempor Claid » 26/Jun/2009 22:01

tenho um supermini. mas, não tem nada para segurar a mala.

qual amortecedor dá pra colocar? ou adaptar?

ouvi dizer que é um ferro na realidade, procede?

vlw. :lol:
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Mensagempor wwelzl » 27/Jun/2009 08:16

Não sei qual é o amortecedor, mas veja
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/ ... &pagina=39
Walter
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Mensagempor Claid » 27/Jun/2009 13:31

Obrigado, já me tirou uma dúvida.

mas, será que essa mola à gás é compatível com de algum outro carro?

vlw.
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Mensagempor Helio Neto » 27/Jun/2009 21:18

Não, mas o Darci da SOS Gurgel conseguiu um lote e tinha para vender (não sei se ainda tem).
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
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Mensagempor Fernando João » 30/Jun/2009 13:50

Do meu BR-800 o amortecedor do porta-malas é o Nakata MG 16220.

De acordo com o catálogo "NAKATA - Mola a gás 2007" (em PDF: http://www.affinia.com.br/teste/nakata/pdf/Nakata_Mola_a_Gas_2007.pdf) a mola a gás MG 16220 possui as seguintes características:

Comprimento Aberto: 425,0 mm
Comprimento Fechado: 260,0 mm
Força de Expansão: 20 kg
Fixação Superior: 3324
Fixação Inferior: 3324
Código NAKATA: MG 16220

Embora mencione as características, o catálogo não apresenta quais veículos este modelo MG 16220 se aplica.

Mas, com base nos dados acima, fiz uma pesquisa no mesmo catálogo, procurando outra mola a gás que atendesse, primeiramente, no sistema de fixação superior/inferior (ref: 3324).

Imagem

Dos modelos selecionados, o que mais se aproxima das características do modelo original é o utilizado pelo Ford Ka (até 12/2006) - Tampa traseira com limpador:

Comprimento Aberto: 446,0 mm (21mm a mais)
Comprimento Fechado: 260,0 mm (11mm a mais)
Força de Expansão: 31 kg (11kg a mais)
Fixação Superior: 3324
Fixação Inferior: 3324
Código NAKATA: MG 16950

O negócio é ver na prática se essa mola a gás é compatível ou não.
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Mensagempor Izaias Junior » 30/Jun/2009 18:21

O amortecedor porta mala GM S10 é o Nakata MG- 16220 comforme link:
http://www.rabrune.com.br/detalhes.asp? ... to=6464873
O mesmo que está em questão no Fórum.
Mola Gás - MG 16220
PESO 0.280
GRUPO PRODUTOS Amortecedor
SEGMENTO Suspensão & Direção

EAN13 7897499901757


COMPRIMENTO ABERTO 425 MM
COMPRIMENTO FECHADO 260 MM
FORÇA DE EXPANSÃO 20 KG
FIXAÇÃO SUPERIOR 3324
FIXAÇÃO INFERIOR 3324





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Mensagempor Vargas » 09/Jul/2009 10:55

Pessoal,
Sou proprietário de um Supermini 1992 e esta semana troquei o amortecedor da tampa do porta malas que já não funcionava mais. O amortecedor que estava instalado era um NAKATA MG16073. Como não encontrei da mesma marca, instalei um outro que é importado da China, pela empresa
PQR BRASIL - DISTRIBUIDORA DE PEÇAS E ACESSÓRIOS AUTOMOTIVOS
AV. Lauro gomes, 4485 - Loja 2
Rudge ramos- São Bernardo do Campo - SP - CEP: 09635-010 - FAX: 4177-4865. Site:www.pqrbrasil.com.br.
Na embalagem tem as seguintes informações:
Amortecedor Porta-malas APO2 para VW 80 até 94.
Após instalado, funciona muito bem. Custo R$32.00
Espero ter ajudado.
Vargas
 
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Mensagempor Helio Neto » 09/Jul/2009 18:31

O original do Supermini realmente era este NAKATA MG16073, mas ele nem consta mais no catálogo. Impresso no amortecedor não aparece a força, só tem um "F.15" que não sei o que significa.

O que tinha para vender na SOS Gurgel era o MG16040, fui ver agora e é exatamente este que o Vargas citou (Gol até 94 com limpador, 32 kgf).
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Mensagempor Claid » 09/Jul/2009 20:43

eu arrumei uns de gol emprestado para testar. mas, a mola a gas deste é maior que o original, pensei em adaptar com uma furação na fibra. porem, ainda tenho a esperança de achar um compatível e não mexer na fibra.
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Mola á gás tampa porta malas Supermini 1993

Mensagempor Nelson » 16/Jan/2011 22:31

Semana passada substitui a mola á gás da tampa do porta malas do meu Supermini 1993, uma Nakata MG 16.073 F1 - 35 Kgf original por outra Nakata MG 16.516 F1 - 37 Kgf, conforme o catálogo de Molas á Gás da Nakata, usada pelo VW gol 1984/1994 tampa com limpador e Spoiler, essa mola tem as caracteristicas identicas a original, é só tirar uma e colocar a outra. Enfrentei alguma dificuldade para encontrar, mas achei eu uma loja de peças VW. Espero ter colaborado com algum dos colegas.
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Re: Mola á gás tampa porta malas Supermini 1993

Mensagempor felipe.victor » 16/Jan/2011 22:38

Boa sujestão!!! precisamos de mais usuarios assim!!!
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Re: Amortecedor Tampa da mala Supermini

Mensagempor jamerico » 15/Set/2013 16:53

Amigos,

O meu SM 92 quando comprei, também veio com a mola a gás da tampa do porta malas com defeito. Também procurei e achei uma de Gol que coube no lugar e não deixava mais a tampa da mala cair na minha cabeça.

Como troquei a mola a gás logo nos primeiros dias que comprei o carro, não tinha observado qualquer problema de alinhamento da tampa da mala quando esta estava fechada, mas um tempo depois, observei um desalinhamento, inclusive afastando a tampa da borracha de vedação da mala.

Como estou reformando a carroceria do carro, pedi para o pintor, que também trabalha com fibra, que corrigisse este problema. Qual foi a minha surpresa, quando o pintor tirou o amortecedor e manteve a tampa da mala fechada, que o problema tinha desaparecido e a tampa estava fechando normalmente e completamente alinhada.

Ontem, passeando nas fotos no espaço "Meu Gurgel", observei outros carros com o mesmo problema do meu com desalinhamento da tampa do porta malas.

Pedi então ao pintor, para retirar a mola a gás, pois assim que o carro sair da pintura, vou fazer medições no compartimento onde fica a mola a gás, pois estou pensando que o comprimento da mola a gás do Gol quando fechado, é maior do que a original do Gurgel.

Pergunto se alguém tem a medida original desta mola a gás, tanto o comprimento aberta quanto fechada e também qual é o esforço de abertura.

Se não conseguir uma mola com estas características dimensionais, procurarei, primeiramente uma mola com o mesmo esforço e depois adaptarei a ferragem da tampa do porta malas para poder trabalhar com este comprimento diferente.

Agradeceria muito se alguém já se deparou com este problema e conseguiu resolve-lo.

Um abraço a todos

Jose Americo
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Re: Amortecedor Tampa da mala Supermini

Mensagempor Helio Neto » 19/Set/2013 12:07

Jose Americo, o original é o MG16.073 como citado em mensagens acima.

Nunca vi um SM sem esse desalinhamento. Por umas duas vezes eu fiz o alinhamento soltando todos os parafusos das dobradiças, "subindo" a tampa ao máximo e apertando os parafusos o tanto quanto dava, e o resultado a princípio é que ficava tudo perfeitamente alinhado, mas umas duas horas depois a tampa fechada "escorregava" pouquinho a pouquinho de volta sob a pressão do amortecedor, até voltar ao jeito que estava antes. Para mim ficou claro que é um problema de projeto, pois os parafusos minúsculos das dobradiças não conseguem segurar o lado direito da tampa contra a força constante do amortecedor fechado, então ela acaba ficando sempre na posição correspondente ao ajuste "mais para baixo" permitido pelos furos ovalados onde passam os parafusos. O correto teria sido usar dois amortecedores com a metade da pressão, um de cada lado. O Carajás também usa só um amortecedor na tampa, só que como as dobradiças são enormes o problema praticamente não é notado, mas ainda assim é impossível deixar a tampa milimetricamente alinhada na vertical.

Existe uma solução meio simples, mas que não sei se vale a pena: solte o amortecedor e ajuste a dobradiça direita para que a tampa fique alguns milímetros "pra dentro" (para compensar a pressão depois) e marque bem a posição dos parafusos; depois tire as porcas e faça alguma coisa para impedir que os parafusos se mexam dentro dos furos de ajuste (torneie buchas, ou encha de massa, ou recubra com uma chapa). Depois disso parafuse e prenda o amortecedor, e a tampa não vai mais conseguir sair do lugar. Mas isso vai impedir que futuramente ela possa ser ajustada.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
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Re: Amortecedor Tampa da mala Supermini

Mensagempor jamerico » 22/Set/2013 08:51

Hélio,

Muito obrigado pelo compartilhamento e dica.

Pelas mensagens anteriores, a força de abertura do amortecedor original é realmente de 35 Kgf? Isto não é muito?

O que também observo, é que parece que a tampa da mala arqueia para cima, pois quando a borracha de vedação da mala estava velha, era possível observar que não havia contato da tampa com a vedação na curva próximo a extremidade do carro no lado do amortecedor, parecendo que o amortecedor que está instalado é maior do que o que deveria estar no local, provocando este arqueamento da tampa na posição fechada.

Observei também que enquanto meu carro ficou na pintura, e como estava sem o amortecedor instalado. a tampa depois deste período ficou alinhada, parecendo que estava voltando da deformação provocada pelo amortecedor.

Como meu carro está no vidraceiro acertando as borrachas dos vidros e os elevadores, vou fazer a medição do espaço entre os terminais do alojamento do amortecedor, para confirmar ou não esta minha teoria.

No inicio de minhas tentativas para alinhar, eu peguei uma dobradiça velha, fiz um furo passante, e posicionei a tampa sem o amortecedor e tentei alinhar ao máximo, e ao mesmo tempo, enchi de massa, tipo Durepoxi, os furos da tampa e depois que secou, refiz o furo na posição mais alinhada possível. Observei que o alinhamento melhorou, mas ainda é detectável com uma rápida olhada. Não realizei este procedimento com os furos da carroceria.

Bom, vou na próxima semana fazer mais medições e postarei as conclusões que chegar a respeito deste problema.

Mais uma vez obrigado pelas observações apresentadas, e quem sabe, com a soma das experiências de cada um, podemos chegar em uma estética melhor para nossos carros.

Um abraço a todos.

Jose Americo
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