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Fórum Gurgel • Ver Tópico - Planta Chassis X-12 Tr 1980 - Ajudem!

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Mensagempor fcbranco » 13/Fev/2009 11:31

Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor CANGUÇU » 15/Fev/2009 17:15

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Re: Reforma

Mensagempor fcbranco » 07/Mar/2009 15:58

Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor brauliogurgel » 06/Abr/2009 16:32

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Mensagempor Helio Neto » 06/Abr/2009 21:35

Mas veja que se você não recobrir os tubos com fiberglass, vai perder muito da resistência original que a estrutura foi projetada para ter graças ao Plasteel. Principalmente no caso de um acidente isso pode ser bem crítico.

O problema é que a água e lama vão se infiltrando pelas frestas nos pontos onde os tubos "entram" na fibra, e ficam lá dentro apodrecendo o metal. Só que, se não tiver por onde entrar umidade, os tubos não vão enferrujar nunca! Sei que a fibra não é 100% impermeável, mas mesmo assim o tanto de umidade não seria suficiente para apodrecer os tubos. A umidade de verdade entra apenas por essas "bordas" ou por alguma eventual rachadura causada por batidas ou raspadas na parte de baixo do carro. As "bordas" podem ser totalmente calafetadas e impermeabilizadas, e quanto às rachaduras, é só inspecionar de vez em quando por baixo do carro e remendar caso apareça algum dano.

Eu entendo a idéia de não recobrir o chassis porque assim ele não vai apodrecer, mas acontece que se ele for bem recoberto em um serviço competente (ainda mais que você vai ter a oportunidade de refazer do zero sem nada para atrapalhar) e todas as "bordas" da fibra forem bem calafetadas com materiais bem adesivos e flexíveis (como KPO e Underseal), também não vai apodrecer por mais de 50 anos e vai manter a mesma resistência.

A fibra nunca se amolda perfeitamente ao que está por baixo, por isso é preciso usar outros materiais para fazer essa vedação nas bordas. Se a Gurgel fizesse isso na fabricação, hoje todos os chassis ainda estariam inteiros.
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Mensagempor fcbranco » 07/Abr/2009 09:36

O meu chassis está sendo feito por um cara que fazia todos os carros da Tanger, aqui do Rio. Está usando perfis com certeza mais grossos que o original, e vai ser todo coberto com "Ferrolac", que é como se fosse um zarcão para chassis, uma tinta preta grossa. Custa uns 70 reais o galão parece.

Depois a idéia é recobrir de fibra mesmo, e atentar para essas sugestões de sempre vistoriar e corrigir rachaduras e vedar bem as extremidades.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor brauliogurgel » 07/Abr/2009 14:41

Por melhor que seja feita a fibra ainda assim entrará água, terra e barro, as pontas dos tubos de metalon também não são "tampadas" então, entrará água e irá acumular ao longo do tempo já que não terá como escoar. O chassi de meu carro foi parafusado na carroceria em vários pontos, inclusive nos bancos, sabia que muitos são parafusados somente na fibra? Outra vantagem diz respeito a possibilidade de retirada da carroceria caso seja necessário, igual monobloco de fusca e ainda tem a vantagem que a água não empoça entre a fibra e as barras. Undersil realmente é o macete, depois do Zarcão claro, gastei um bocado dele no chassi. Se reparar bem na gaiola do chassi verá sua resistência, o que permitiu seu uso tanto nos TL quanto nos TR, realmente foi muito bem pensada pelo Gurgel. Um X12 de meu irmão e 76 tem as pontas tampadas por fibra, acredito que tenha sido de fábrica, mas deve ter sido tampados os furos após solda final, uma vez que se correria o risco de explodir com o calor das soldas.
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Mensagempor brauliogurgel » 07/Abr/2009 14:49

Calafetar para a água não entrar seria muito bom, mas impossível na prática de se fazer considerando os ajustes entre fibra e barras, prefiro não brigar com a ordem natural das coisas. Quer molhar, pode, mas a água não deve e não pode ficar represada, secará por gravidade apenas. Mais fácil, menos dispendioso e mais seguro. Acho que tanta fibra agarrada no chassi quando de sua retirada me deixou meio doido com a questão
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Mensagempor Helio Neto » 07/Abr/2009 19:24

No X-12 eu não sei exatamente, mas no Carajás é possível sim fazer a vedação das bordas nas laterais e na frente/traseira. Dá um certo trabalho mas já consegui fazer metade. O que é realmente muito difícil é a parte do túnel central, que é todo treliçado. Mas ali, o calor do escape e da transmissão seca rapidamente a umidade, e nos dois Carajás que tenho não há sinal de podres apesar de toda a terra impossível de limpar que fica entre a fibra e os tubos e vergalhões nesta área. O que apodrece direto são os tubos das laterais e das travessas na frente e atrás, onde não é difícil vedar. A única parte mais complicada é "isolar" a travessa dianteira para que a água que vem entre a fibra e os tubos do túnel central não "circule" pela travessa e não atinja a área dos tubos laterais. Vou ter que seccionar a fibra em volta do tubo da travessa para que essa água possa sair, mas vedando a parte conectada à lateral, para que não entre.

Também não existe esse problema das pontas dos tubos nele, todos as pontas externas são soldadas fechadas.
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Mensagempor brauliogurgel » 07/Abr/2009 19:35

Antes da reforma, meu carro já ficou submerso numa pescaria, foi indo, foi indo e foi indo até que "navegando" morreu no meio do caminho, será que a água sairia de dentro do carro? Não há escapamento no túnel central para secar a água...mas é interessante mesmo, nunca vi um carajás com o chassi podre
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Mensagempor Helio Neto » 14/Abr/2009 03:24

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