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relacao distancia entre eixos e pneus

MensagemEnviado: 15/Nov/2010 16:54
por topatodas
Em conversa com pessoas que trabalharam no desenvolvimento do Supermini, um dos itens sempre lembrados é o aumento da distancia entre eixos. Nunca chequei se de fato a arvore do eixo carda do sucessor do BR é maior, uma vez que possuo apenas o BR (segundo manual do propriet. aumentou em 10cm). Mas independentemente disto, fiquei sabendo que, ao menos em teoria, a escolha dos pneus (trata-se antes de diferencas fisicas das carcacas do que propriamente a largura do pneu) pode amenizar um pouco este problema. Alguem teve alguma experiencia com isto? Obrigado

Re: relacao distancia entre eixos e pneus

MensagemEnviado: 15/Nov/2010 20:54
por Helio Neto
Mas, qual problema? Você esqueceu de citar qual a relação de uma coisa com a outra e qual seria o problema com isso. :?:

Re: relacao distancia entre eixos e pneus

MensagemEnviado: 17/Nov/2010 14:07
por topatodas
A dura realidade que se vive nos BRs nao é devido apenas a combinação de feixe molas c/ eixo rígido.
Aquela mania do veiculo de saltar em ondulações na pista é devida tb. à exígua distancia entre eixos,
Daí que no Supermini estes detalhes foram sanados.
Para semelhante problema do Jimny da Suzuki, a recomendação de uma publicação estrangeira foi: aumentar o tamanho do aro (não tenho experiência suficiente para dizer se é verdadeiro).
Além disso, ao colocar pneus mais estreitos na frente do que atrás, melhora significativamente a estabilidade em curvas. Isto já representa uma boa melhora mas ainda não resolve o problema da tendência de não querer andar em linha reta.

Re: relacao distancia entre eixos e pneus

MensagemEnviado: 17/Nov/2010 15:28
por PAULO. HOFFMEISTER

Re: relacao distancia entre eixos e pneus

MensagemEnviado: 17/Nov/2010 18:58
por Helio Neto
Ah sim, sem dúvida! O comportamento do Supermini é bem diferente do BR: o SM anda firme como se fosse um kart, em qualquer condição, enquanto o BR muitas vezes é meio imprevisível. Acho que este foi o ponto mais significativo na evolução mecânica do BR para o SM. Aqueles 10 cm fazem muita diferença, mas nunca andei num Motomachine (entre eixos < BR e suspensão = SM) para tentar "sentir" qual dos dois fatores tem mais influência.
"Jogar" com as diferentes características dos pneus é uma boa ideia para melhorar um pouco o comportamento do BR, mas verifique também como está a geometria dianteira.