Medidas Alavancas Selectracion

Rodas, freios de serviço e estacionamento

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Medidas Alavancas Selectracion

Mensagempor CANGUÇU » 04/Dez/2008 16:35

Alguém que possa me ajudar com as medidas originais da alavanca do sistema, pois estou reformando o meu, e esta faltando as alavancas.
Se alguém poder me ajudar agradeço.
CANGUÇU
 
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Mensagempor ZCC » 16/Dez/2008 23:56

Eu gostaria de ter um paquimetro pra medir com precisão, mas já dá pra ter uma boa referência... as bolas são do câmbio da kombi, o metal deve ter uns 3-4mm de espessura... se conseguir um exemplar destas alavancas, fica mais fácil de replicar (estas eu comprei de um cara que tinha medo delas no carro, consegui por R$50,00)

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Agradecimento

Mensagempor CANGUÇU » 18/Dez/2008 13:48

Obrigado pela ajuda Zeca. Agora é só partir para a construçã.
Abraço
Canguçu
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Mensagempor fcbranco » 07/Mar/2009 15:45

Tenho umas fotos boas delas fora do carro, "peguei emprestado" para copiar de um tocantins que estava reformando a fibra. Vou postar o a imagem do projeto também com as medidas, fiz no autocad. Estão me cobrando 60 reais para fazer cada uma, na Yamauto/SP eles pediram R$ 350,00.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor brauliogurgel » 03/Abr/2009 07:37

Faz o sistema de forma hidráulica, aproveitando os conduites de freio do carro, travando independentemnte cada roda. Fica muito melhor, é muito mais confiável e não patina quando acionado, coisa que acontece com as alavancas originais que necessitam muita regulagem e são incomodas de se manusear, fora o fato de que machucam a mão do usuário
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Mensagempor fcbranco » 03/Abr/2009 09:17

brauliogurgel escreveu:Faz o sistema de forma hidráulica, aproveitando os conduites de freio do carro, travando independentemnte cada roda. Fica muito melhor, é muito mais confiável e não patina quando acionado, coisa que acontece com as alavancas originais que necessitam muita regulagem e são incomodas de se manusear, fora o fato de que machucam a mão do usuário


Heheheh. Nem todo mundo é tão habilidoso como você, prezado amigo. Sugiro que faça um tópico explicando como fazê-lo, assim como explicando o sistema 4x4 que vc instalou no seu carro. Vai ajudar bastante gente a ter idéias de como fazer melhorias.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor brauliogurgel » 03/Abr/2009 12:01

Freio seletivo:


http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo2.htm

http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo.htm

http://planetabuggy.forumeiros.com/frei ... o-t222.htm

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showt ... hp?t=45606

http://www.4x4brasil.com.br/forum/archi ... 51930.html


Quanto a tração é mais complicado de se fazer, e por questões próprias resolvi que não trataria mais do assunto, mas o que posso te dizer é que a mecânica VW foi mantida e usado o mesmo principio dos fuscas 4x4 da 2ª guerra mundial, o resto é pesquisa, garimpagem e dedicação, o que que qualquer 300 reais resolvem..... (brincadeirinha espanholas da 3ª idade)
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Mensagempor fcbranco » 18/Mai/2009 20:21

Nasceu!!

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Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor brauliogurgel » 19/Mai/2009 13:26

Parabêns, ficou muito bom.
Vc quem fêz?

Como Vc está refazendo o chassi, observe atentamente os pontos onde ficarão os conduites guias dos cabos de freio, soldado no chassi, qcaso mude a posição em poucos centímetros, pode fazer diferença na metragem final dos cabos originais e respectiva regulagem.

Em sua cidade achou os cabos originais?
aqui em BH pode ser comprado facilmente da marca Efrari, tem também da Fânia. È pouco mais caro do que os de fusca ou Brasilia

Bráulio
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Mensagempor fcbranco » 22/Mai/2009 16:47

Fui eu mesmo quem fiz sim, sou engenheiro, copiei a alavanca emprestada numa folha de papel e depois com o paquímetro fui jogando no autocad.

Não sabia que haviam os cabos originais Gurgel. Comprei os de kombi, dessa marca mesmo, por causa da suspensão X-13. Os originais Gurgel serviriam mesmo assim nessa suspensão? A princípio a fixação dos tubos ficou correta.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor ZCC » 24/Mai/2009 20:57

Parabéns pelo trabalho

Se a dintância entre a roda e alavanca for a mesma, dá pra usar o cabo original, se aumentou um pouco, vai ter que usar um cabo maior

Parece que há diferenças entre o tamanhos dos cabos para fusca, brasilia, X-12 e tocantins

o cabo do tocantins é maior que do X12
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Mensagempor brauliogurgel » 25/Mai/2009 17:29

Quando aumentei a suspensão do carro e refiz o chassi, tive que refazer as medidas dos conduites onde passam os cabos de aço, já que as distâncias originais foram alteradas. Então, o ideal é que calcule o conjuto e soldas necessárias com o chassi fora do carro e mecânica montada a fim de evitar surpresas.

Cabo tem desde os originais até os de fusca brasília TL, Kombi e etc... Vai depender das distâncias que estipulou como referência, ou então vai ter problema de ter que colocar "calços" nos conduítes cortar cabos, mandar fazer sob medida e etc.....

Se não quizer ter de cortar e emendar os cabos na distância apropriada, acho que para os da Kombi Vc jogou dinheiro fora.....
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Mensagempor Helio Neto » 01/Jun/2009 22:27

Cabos de freio maiores podem ser encurtados sem grandes problemas. Existe um tipo de solda que permite soldar os terminais (que originalmente são prensados) depois de cortar o cabo. É uma solda que fica amarelada, como se fosse latão ou bronze, não sei exatamente o nome do material ou processo.
Já faz mais de 5 anos que troquei os cabos do meu Supermini fazendo esta adaptação. Para soldar os dois cabos custou R$10 numa oficina aqui perto, e até hoje estão perfeitos.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
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Re: Medidas Alavancas Selectracion

Mensagempor LeonardoL » 27/Mar/2011 16:14

Senhores,

Há uma questão muito importante que deve ser observada no primeiro link fornecido pelo brauliogurgel: o freio de mão necessariamente tem que ser mecânico, não podendo ser de forma alguma hidráulico ou conectado com o sistema principal. Isso é exigência de lei, sem isso o veículo não passa em vistoria (pelo menos não numa vistoria real), a não ser que o carro originalmente não tenha freio de emergência.

Leonardo
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Re: Medidas Alavancas Selectracion

Mensagempor brauliogurgel » 27/Mar/2011 17:49

Muita calma nessa hora....
Muita paciência....
Paz e amor.....

Viva a natureza, os passarinhos, o coelhinho da páscoa....

Braulio
X12 de BH com freio seletivo hidráulico e mecânico e outras adaptações mais....
P.Q. :mrgreen: P
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