por hugo arruda » 01/Ago/2015 15:57
Amigo Helio Neto!
Realmente é curioso como que fui conseguir encontrar esse carro com essas rodas!
Esse carro foi nascido em MS, na concessionária Gran Auto Automóveis LTDA, que ficava na AV. Salgado Filho, 1751, Campo Grande MS.
As rodas que estão nele, são da mangels aro 15, 5x112 6j, e encaixam perfeito. Ele teve dois donos lá em MS e o terceiro, foi quem comprou e veio com ele para o RJ, e ficou com ele de 1994 até 2014 quando eu o comprei. 20 anos com o mesmo dono. Quando eu questionei sobre essas rodas, ele não soube me dizer, afirmou ter comprado o carro do dono anterior já com as rodas 15.
Como sabemos que o Carajas era um carro muito caro e pra poucos na época dele, acredito que esse meu, foi de alguem com poder aquisitvo relamente alto da época, que não gostous das 14 originais e encomendou direto da Mangels, as 15 de modelo originais. O mais curioso, é a data do pneu step ( 07/88) que ainda é original da época, e que eu preservo pra tentar contar essa história desse carro. A data da roda também é de 88. Quem trocou as rodas, trocou as 5. No painel corta fogo, tem uma etiqueta ainda original, afirmando que o carajas é aro 14 de fabrica. Nos anos 80, quem tinha condições, praticamente montava o seu carro na concessionária, rodas, som, acessórios, principalmente nos tempos onde havia muito ágio nos carros. Existia muitas fabricas de acessórios, e o comprador chegava numa loja, e se por exemplo, tinha um carajas disponivel na versão LE, ele mandava trocar os vidros, as rodas, o recido dos bancos e pintar as faixas na própria concessionaria, instalava um bagageiro, um toca fitas tucano 2 e saía com um LE modelado pra vip. Assim como se fazia com as outras marcas. É a única explicação que imagino ter acontecido com o meu com essas rodas 15. Se quizer te envio fotos ( via zap) da roda e detalhes do carro. Ele é um VIP 1988, cinza escuro(acredito ser a mesma cor do gol GTS), chassis X15, tampa traseira inteira, grade separada da frente,faróis e lanternas ainda originais, bancos e forrações de porta com tecido listrado de vermelho(bem parecido com monza S/R) volante 4 bolas com uma tampinha tapando o simbolo VW, bagageiro, motor e câmbio original registrados os seus numeros no manual de agregados diesel da VW, descarga original e essas 5 rodas 15.
Carajás vip diesel 1988 e SM 1992