por Helio Neto » 18/Set/2011 19:38
Geralmente o que causa vazamento é que o metal do cilindro acaba corroído pelo fluído velho e úmido, isso quase sempre antes mesmo que as borrachas fiquem ruins. E isso acontece porque ninguém se importa em trocar regularmente o fluído! Se o fluído for trocador uma vez por ano, ou no máximo cada 2 anos, o sistema de freios dura praticamente para sempre, sem dar problemas, pois não há corrosão. Como ninguém quer saber disso, o comum é o carro ficar anos e anos com o mesmo fluído até que todo o sistema fique podre, custando muito mais para consertar depois.
Para ver o que precisa ser trocado é fácil: desmonte o cilindro e veja se o metal por dentro está absolutamente liso e espelhado. Se estiver, o problema é nas borrachas. Mas se estiver áspero, com um mínimo de corrosão, já era. E se o fluído estiver opaco e com cor de lama, pode ter certeza que os outros burrinhos e pinças mais cedo ou mais tarde vão pelo mesmo caminho.

Supermini 92

Carajás 89/87

Tocantins 91