Rodas originais do Carajas

Rodas, freios de serviço e estacionamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Rodas originais do Carajas

Mensagempor hugo arruda » 26/Mai/2015 12:13

Olá pessoal!!!
Alguem poderia me confirmar, as medidas exatas das rodas do Carajas?
O manual 5,5x14, isso seria a medida da tala? E a furação? Seria 5x114?
O meu veio com rodas de 15", e estou precisando tirar essa duvida, pois o step tem a data de 1988, o ano de fabricação do carro.
Será que o primeiro dono, colocou rodas 15 nele, ou saiu algum carajas diesel de fabrica com roda 15?
Pelo manual, todos os carajas são rodas 14 e pneus 7,00x14 seis lonas cidade campo.
Peço a ajuda dos peritos em Gurgel pra me ajudar a esclarecer essa duvida!!
Grande abraço a todos os companheiros de Gurgel!!! (g1) (g2)
Carajás vip diesel 1988 e SM 1992
hugo arruda
 
Mensagens: 20
Data de registro: 05/Out/2009 21:05
Localização: campos rj

Re: Rodas originais do Carajas

Mensagempor Helio Neto » 07/Jun/2015 21:55

Hugo, as rodas originais são 6'' x 14'' e furação 5 x 112mm. Em alguns catálogos da Gurgel há um erro com a tala aparecendo como 5,5'', mas na realidade é 6'', pode medir.
Os pneus cidade&campo eram 7,35'' x 14'' e ainda como opção de fábrica os CV2000 185(/80)R14.

Na época em que eu estava procurando opções para usar com pneus 15'', juntei todas as informações sobre as rodas do Carajás neste arquivo anexado aqui. Também tinha conversado com o pessoal da Rodabras para encomendar um jogo de triangulares iguais as originais só que aro 15'', mas eles disseram que não era possível porque o miolo com furação de Kombi (a mesma do Carajás) só era fabricado no diâmetro menor usado nos aros 14'' deles.
É bem curioso que o seu tenha triangulares 15'' (se são da época devem ser da Mangels mesmo, ou não?), mas como muita coisa na Gurgel saia sob encomenda, tudo é possível.
Anexos
Carajas_Rodas_alternativas.pdf.zip
Diagrama e medidas das rodas originais do Carajás e as alternativas em aro 15''
(68.03 KiB) Baixado 872 vezes
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Rodas originais do Carajas

Mensagempor hugo arruda » 01/Ago/2015 15:57

Amigo Helio Neto!
Realmente é curioso como que fui conseguir encontrar esse carro com essas rodas!
Esse carro foi nascido em MS, na concessionária Gran Auto Automóveis LTDA, que ficava na AV. Salgado Filho, 1751, Campo Grande MS.
As rodas que estão nele, são da mangels aro 15, 5x112 6j, e encaixam perfeito. Ele teve dois donos lá em MS e o terceiro, foi quem comprou e veio com ele para o RJ, e ficou com ele de 1994 até 2014 quando eu o comprei. 20 anos com o mesmo dono. Quando eu questionei sobre essas rodas, ele não soube me dizer, afirmou ter comprado o carro do dono anterior já com as rodas 15.
Como sabemos que o Carajas era um carro muito caro e pra poucos na época dele, acredito que esse meu, foi de alguem com poder aquisitvo relamente alto da época, que não gostous das 14 originais e encomendou direto da Mangels, as 15 de modelo originais. O mais curioso, é a data do pneu step ( 07/88) que ainda é original da época, e que eu preservo pra tentar contar essa história desse carro. A data da roda também é de 88. Quem trocou as rodas, trocou as 5. No painel corta fogo, tem uma etiqueta ainda original, afirmando que o carajas é aro 14 de fabrica. Nos anos 80, quem tinha condições, praticamente montava o seu carro na concessionária, rodas, som, acessórios, principalmente nos tempos onde havia muito ágio nos carros. Existia muitas fabricas de acessórios, e o comprador chegava numa loja, e se por exemplo, tinha um carajas disponivel na versão LE, ele mandava trocar os vidros, as rodas, o recido dos bancos e pintar as faixas na própria concessionaria, instalava um bagageiro, um toca fitas tucano 2 e saía com um LE modelado pra vip. Assim como se fazia com as outras marcas. É a única explicação que imagino ter acontecido com o meu com essas rodas 15. Se quizer te envio fotos ( via zap) da roda e detalhes do carro. Ele é um VIP 1988, cinza escuro(acredito ser a mesma cor do gol GTS), chassis X15, tampa traseira inteira, grade separada da frente,faróis e lanternas ainda originais, bancos e forrações de porta com tecido listrado de vermelho(bem parecido com monza S/R) volante 4 bolas com uma tampinha tapando o simbolo VW, bagageiro, motor e câmbio original registrados os seus numeros no manual de agregados diesel da VW, descarga original e essas 5 rodas 15.
Carajás vip diesel 1988 e SM 1992
hugo arruda
 
Mensagens: 20
Data de registro: 05/Out/2009 21:05
Localização: campos rj

Re: Rodas originais do Carajas

Mensagempor Helio Neto » 14/Ago/2015 21:27

Bem interessante!
Acredito que as rodas triangulares 14 com furação de Kombi começaram a ser fabricadas para a Gurgel montar nos Carajás, mas devem ter sido vendidas também como acessório para Kombi. Mas o estranho é terem existido em aro 15, pois fora esses dois, não sei de outro veículo em que pudessem ser usadas.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR


Retornar para Rodas e freios

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes

cron