Como alinhar Gurgel Supermini?

Suspensão e eixos dianteiros/traseiros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor Paulo Giovani » 05/Mai/2011 15:27

Olá Pessoal, tudo bem?!
Primeiramente, parabéns pelo site: excelente ferramenta para nós que preservamos parte da memória automobilística do país! (g2)

Agora o problema: revirei o fórum e não encontrei nenhuma dica/tópico de como alinhar o Supermini.
Explico: Tenho meu Super a + ou - 1 ano e, de repente, começou a puxar a direção para esquerda. :(
Levando para alinhar no setor de oficinas aqui em Brasília (Joaquim Alinhamento - o melhor que conheci em anos!), pude ver que realmente a geometria está fora, com a roda direita em 1º negativo e a esquerda em 2,5º positivos.
Até aí, tudo bem. O problema é que tanto o alinhador, como eu, não achamos nenhum local para se fazer a regulagem/correção necessária.
Daí fica a pergunta: existe algum segredo para a realização do procedimento? Se sim, qual e como? Quais são os parâmetros de fábrica para a geometria? Meu carro está com pneus 165/65 R 13
No aguardo e obrigado! :wink:
Paulo Giovani
 
Mensagens: 5
Data de registro: 05/Mai/2011 15:04

Re: Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor cafb » 07/Mai/2011 16:05

Acho que as cotas de alinhamentos depende do estado das buchas e pivos da suspenção,visto atualmente ser tudo dependente do estado das longarinas de estrutura das suspenções.
Cambagem 0º à + 1º

Caster 2º à 4º


Convergencia 2mm à 3,5mm
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor Paulo Giovani » 09/Mai/2011 13:20

Obrigado pela resposta! (g2)

Contudo ainda não me ficou claro onde devo atuar para fazer as devidas correções.

Explico: No caso do Fiat Uno, para se corrigir a Cambagem, folga-se um parafuso, desempena-se a coluna com o auxilio de uma ferramenta hidráulica e, após o reaperto do parafuso, confere-se novamente a geometria do carro. O problema é que no Supermine não existe qualquer parafuso para se proceder tal regulagem nem muito menos alinhar-se as rodas. No caso do meu carro, as buchas da balança, embora com um pequeno desgaste em um dos lados, não apresentam folgas. Os pivôs, estão em igual estado.
Bom, creio existir algum tipo de procedimento de ajuste pois, por mais simples que seja, não acredito que seria projetado um sistema de regulagem fixa.
No aguardo de sugestões e/ou dicas.
Valeu! :wink:
Paulo Giovani
 
Mensagens: 5
Data de registro: 05/Mai/2011 15:04

Re: Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor Helio Neto » 19/Jul/2011 04:27

Paulo,

o cáster e a cambagem são fixas sim, não existe regulagem. Estando buchas, pivôs e bandejas em bom estado, estes ângulos devem cair dentro das tolerâncias. Do jeito que é construído o chassis dos 800, é muito difícil que ele entorte, a não ser em pancadas tão fortes que iriam quebrar outras peças da suspensão antes.

Se você já percebeu um pequeno desgaste numa bucha, pode ter certeza que "o negócio é por aí". Exatamente por não haver regulagem, esses pequenos detalhes dão toda a diferença na geometria. Se eu fosse você, trocaria de uma vez todas as 8 buchas e os 4 pivôs para ficar tranquilo (é simples e não sai caro), além do que com as bandejas e mangas de eixo desmontadas ficaria fácil identificar algum empenamento nelas. Mas apenas com a troca das buchas e pivôs eu aposto com 99% de certeza que sua geometria vai entrar na linha. Meu Supermini já passou por exatamente esta mesma situação sua.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor Paulo Giovani » 21/Jul/2011 21:34

Hélio Neto, muito obrigado por suas considerações!
Quando abri o post sobre meu problema, dá-se a impressão de que não entendo nada de suspensão. Não é o caso...
A questão é que tanto eu, como meu alinhador, ficamos intrigados quanto a possibilidade de não se ter ajuste algum.
Como você fez uma afirmação (era o que eu queria ouvir e ter certeza de que não sou louco :P ), vou testar sua dica. Acredito que o erro possa realmente estar no "elo mais fraco da corrente". Vou só levantar meu 'Playmobil', pois o mesmo está parado em minha garagem no aguardo de reparos mecânicos. Ele merece toda atenção!!!
Assim que tiver os resultados, posto aqui para todos.
Obrigado! Até! 8)
Paulo Giovani
 
Mensagens: 5
Data de registro: 05/Mai/2011 15:04

Re: Como alinhar Gurgel Supermini?

Mensagempor abacate666 » 28/Set/2011 17:35

Você está usando um pneu bem diferente da especificação original. Isso pode estar dificultando o acerto
BR-800SL 91/92 - Enertron Mark II (34cv)

[url]https://www.facebook.com/gurgel.caixinhadeleite[/url]
abacate666
 
Mensagens: 23
Data de registro: 30/Jan/2009 12:50


Retornar para Suspensão e eixos

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 13 visitantes

cron