SUSPENSÃO IRS - X-12.

Suspensão e eixos dianteiros/traseiros

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SUSPENSÃO IRS - X-12.

Mensagempor Paulo Goulart » 08/Jun/2009 14:48

Boa tarde pessoal !

Como estão todos ?

Venho através deste tópico tentar unificar todas as informações e dúvidas referentes a adaptação da suspensão IRS no Gurgel (as minhas inclusive).

Pelo que percebo nos diversos sites e fóruns, as principais dúvidas são:

- Qual IRS adaptar, Variant II ou Kombi ?

- Dizem que a IRS da Kombi é melhor pois, por ser mais larga, se consegue erguer mais o carro, verdade / mentira ?

- Falam que a IRS da Variant II ñ tem tanto curso quanto a da Kombi e ainda por cima quebra muita homocinética, verdade / mentira ?

- Quem já adaptou ou mandou adaptar se deparou com quais tipos de problemas ?

Esta adaptação me parece simples, tomados os devidos cuidados necessários, por isso, se possível, respondam o que realmente sabem, ñ indiquem este ou aquele profissional, ñ duvido das qualidades deles, mas vamos pensar nos que querem fazer ou naqueles que estão em localidades que ñ há profissionais que executem o serviço.

Estou reformando meu X-12 e vou adaptar IRS nele, gostaria de contar com ajuda de todos e ajudar tb no que for preciso.

Abaixo segue meu e-mail para contato, fiquem a vontade para perguntar, o que eu souber, responderei.

Abraço a todos e obrigado pela ajuda.
Att,

Paulo Goulart
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Mensagempor fcbranco » 09/Jun/2009 15:44

- Qual IRS adaptar, Variant II ou Kombi ? Por que ?

R: Até o momento, tudo leva a crer que o sistema da kombi é a melhor pedida.

- Dizem que a IRS da Kombi é melhor pois, por ser mais larga, se consegue erguer mais o carro, verdade / mentira ? Por que ?

R: A questão de ser mais larga não influi. O que é verdade é que a suspensão de kombi é mais alta que a da Variant. Mas tudo depende de como a instalação vai ser feita, onde vai soldar ela, etc.

- Falam que a IRS da Variant II ñ tem tanto curso quanto a da Kombi e ainda por cima quebra muita homocinética, verdade / mentira ? Por que ?

R: Realmente já ouvi falar que a da Variant quebra muito mais. Da Kombi nunca ouvi reclamação, até porquê ela é projetada para suportar muito mais peso. Mas é provável que fique mais "dura". Porquê é uma pergunta muito técnica pra mim.

- Quem já adaptou ou mandou adaptar se deparou com quais tipos de problemas ?

R: Adaptei o de kombi. É só recolocar os suportes dos amortecedores, cortar as fixações da suspensão antiga, fazer a boca de lobo no chassis e soldar o tubo principal da suspensão nova nela, como nas fotos. Mas é importante ver o alinhamento, senão vai ficar torto o carro. O mais indicado é procurar um profissional com alguma experiência nesse momento.

Estou reformando meu X-12 e vou adaptar IRS nele, conto com a ajuda de vcs.

R: Estamos aí Paulo.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor Paulo Goulart » 09/Jun/2009 18:28

Fala Francisco !

Tudo tranquilo ?

Obrigado pelas dicas, tenho as duas suspensões nas mãos tendo que decidir qual utilizar, por enquanto tudo leva a crer que será a da Kombi.

R: Adaptei o de kombi. É só recolocar os suportes dos amortecedores - colocar no mesmo lugar dos originais ou em outro ponto de fixação ?, cortar as fixações da suspensão antiga, fazer a boca de lobo no chassis - o que é esta tal de boca de lobo ?, e soldar o tubo principal da suspensão nova nela, como nas fotos - fotos do site que vc me enviou ? elas estão um pouco ruins, escuras, tem outras ?.

Qualquer coisa prende o grito.

Ah ! Estou te enviando um e-mail logo mais com algumas medidas do chassi.

Abraço.
Att,

Paulo Goulart
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Mensagempor brauliogurgel » 09/Jun/2009 20:09

Também usei de Kombi.

Foi a que encontrei e barato 130 reais completa, homocinéticas, cubo, patins, cubo e etc.... de uma Kombi toda podre de lataria.

Me garanti em relação a documentação e com vistas a qualquer questionamento da origem da peça (Faça o mesmo)

A suspensão original aparentemente geraria um curso de atuação maior, considerando as distensões e encolhimentos da suspensão (sistema de molas) O que é o ideal a fim de acompanhar os buracos do terreno.

Entretanto, acredito que o sistema original tende a apresentar fadiga de material e limitações pelo uso da cinta da canela, assim como o problema das rodas ficarem na posição \ / quando aumentada o comprimento da mola em demasia (o sistema de canela não se adapta ao terreno, ao contrário do de homocinética) .

Com a suspensão da Kombi o efeito estético foi melhor, uma vez que alargou as rodas para fora da carroceria poucos centimetros se comparado ao sistema original. deve inclusive melhorar a estabilidade

Cuidado com chassi podre e ponto de colocação da IRS, já vi uma foto acho que até aqui no site e a suspensão completa foi parcialmente soldada e apoiada numa única barra de metalon, é um perigo se não for bem feita a adaptação e em chassi podre outro problema.

O ideal passa a ser retirar o chassi por completo, refazê-lo por completo, recolocá-lo no carro avaliar o local onde será soldado a nova suspensão e assim poder refazer a adaptação com segurança e nas medidas originais.

Com a IRS se consegue sem dúvida maior altura do solo, mas tudo depende dos pontos de fixação da suspensão em relação ao chassi.

Querer subir o carro demais pode gerar a quebra das homocinéticas que trabalharão sempre no limite, fora cortes nas coifas.

Se a opção for a de manter a mesma altura não vejo necessidade nenhuma de mudar o sistema, acho até pior nos finalmente pela rigidez e curso existente.

Realmente, a distância é um problema, mas por trás das indicações feitas em nome de determinada oficina (Joel) existe muita gente ganhando dinheiro e bobo pagando...

Existe uma premissa que escuto até hoje....(vale cada centavo que paguei.....)

Mas nada é impossivel de ser feito.

Bráulio X12 de BH
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Mensagempor Paulo Goulart » 09/Jun/2009 20:21

Olá Braulio !

Como vai ?

Obrigado pelas explicações e dicas.

Vc teria fotos de como e em quais pontos foi fixada a sua suspensão ?

Estou refazendo meu chassi, vai dar trabalho mas ao final terei certeza que estará perfeito, sem podres.

Abraço.

PS.: pagaste muito barato sua suspensão, aqui no sul ñ sai por menos de R$ 300,00.
Att,

Paulo Goulart
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Mensagempor brauliogurgel » 10/Jun/2009 08:02

Infelizmente, sem fotos, andando de moto localizei a kombi abandonada numa casa, o dono tinha intenção e cortou ela no machado, para vender no ferro velho.
Se realmente tivesse dito o que queria e em casa especializada aqui em BH sai por mais de 500 reais, sem dúvida.
Muitas adaptações de triciclos usam a IRS, o item é valorizado.

Vai com calma!

Tire o chassi, namore ele com calma, refaça o serviço

Depois, estude os pontos de fixação do conjunto, preferencialmente montados com as rodas e na carroceria, verá que não é difícil de se fazer.

Vc achou os tubos originais em sua cidade? Onde?, quanto e quais preços pagou pelas barras?

Pode usar MIG ou elétrica mesmo no chassi. Para a IRS recomendo a MIG que é de melhor acabamento.

Quando soldar, confira constantemente as medidas para que o carro não fique torto.

Bráulio
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Mensagempor Paulo Goulart » 10/Jun/2009 10:44

Braulio,

Qual a medida do metalon original do Gurgel ?

Aqui no sul cada um fala uma coisa diferente.

Grato.
Att,

Paulo Goulart
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Mensagempor brauliogurgel » 10/Jun/2009 11:48

Quando consegui achar o ouro, levei um pedaço do metalon original ainda intacto e não comido pelo ferrugem, com o micrômetro conseguimos à época a expessura exata, havia barras que se assemelhavam bastante mas por questões mínimas o preço era outro, assim como o peso da barra, mas na época não anotei os dados, entretanto, indiquei o caminho das pedras a um amigo e ele me retornou com as medidas que seriam:

Perfil
quadrado 30 x 30 parede de 1/8.
Faça o mesmo, micrômetro e pedaço original

Bráulio X12 de BH
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Mensagempor Paulo Goulart » 10/Jun/2009 12:16

Obrigado novamente Braulio, o difícil será encontrar um pedaço que preste em meu Gurgel para levar junto.

Vou atrás do metalon com estas medidas.

Abraço.
Att,

Paulo Goulart
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Mensagempor fcbranco » 16/Jun/2009 10:07

R: Adaptei o de kombi. É só recolocar os suportes dos amortecedores - colocar no mesmo lugar dos originais ou em outro ponto de fixação ? Em outro ponto de fixação, as suspensões são completamente diferentes. Fica fixado na parte traseira.

, cortar as fixações da suspensão antiga, fazer a boca de lobo no chassis - o que é esta tal de boca de lobo ? é um corte arredondado no metalon, no formato do que vai ser encaixado. Na verdade, boca de lobo é o que se faz na ponta de um tubo para encaixá-lo perpendicularmente a outra barra, em geral para soldar.

, e soldar o tubo principal da suspensão nova nela, como nas fotos - fotos do site que vc me enviou ? elas estão um pouco ruins, escuras, tem outras ?. Use as fotos do clube do recife, tem no site deles umas fotos muito boas. O site dos lameiros (gurgelecia.com.br) também ajuda bastante.
Abraços,

Francisco Castel-Branco
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Mensagempor pedrojuvencio » 20/Jun/2009 22:18

Olá amigos,
preciso muito da ajuda de todos vocês, vou explicar minha situação.

- Tenho um carajas, quando comprei a suspensão era original, ele em sim era todo original. Mas como na estrada não tinha um bom desempenho, me indicaram que eu colocasse a caixa de marcha do chevete de 5marchas e o diferencial do opala. Adapatei e acabei mexendo na suspensão, coloquei molas espirais da D-20 (cortadas), ficou parecido com a suspensão do opala, sendo com a mola diferente.
O próblema é que meu carro ta mto baixo, o que fazer? qual suspensão ainda da pra adaptar nele? se puderem me ajudar em relação a o cambio de marchas e o diferencial agradeço.

Obs: meu gurgel é 86 a Diesel



obrigado a todos!
pedrojuvencio
 
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Mensagempor brauliogurgel » 21/Jun/2009 08:17

Pedro, crie um novo tópico destinado a suspensão do Carajás, quase não temos mensagens referentes ao Carajás e sua mensagem extremamente útil pode ficar sem respostas aqui. Me entende? Outra coisa, a mola da D20 acho que não seria ideal, é um carro de carga e pesado, logo, seu carro penso eu ficará muito duro, sem jogo de molejo. A solução de encurtar a mola não resolve o problema

Tentou colocar pneu e rodas maiores? O carro tende a alongar a relação.

BráulioX12 de BH
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Mensagempor pedrojuvencio » 21/Jun/2009 12:39

Ok Braulio, me diz o nome do tópico que você criou que la te explico melhor a situação do meu carajas!

Grato!
pedrojuvencio
 
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Mensagempor brauliogurgel » 22/Jun/2009 14:27

Vá em "novo tópico" e crie um título para sua pesquisa. Não sou a pessoa melhor indicada para falar do Carajás, com certeza, tem pessoas na lista que dominam muito mais o tópico, então, criando o tópico certamente mais pessoas verão suas mensagens e o assunto não ficará "perdido" se lançado em relação ao X12.

Bráulio
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