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Suspensão traseira Supermini

MensagemEnviado: 13/Jun/2007 19:04
por Luiz Fernando Lacerda
Amigos
Tenho um Supermini 93 e estou com um proplema sério, que nem eu ou os mecânicos que consultei consegue solucionar :
portanto agradeceria muito a ajuda que pudessem prestar.
O PROBLEMA:
No último ano já troquei mais de 12 lâminas da suspensão traseira. :shock:
Quebra uma quase todo mês. :cry:
Segundo os mecânicos, os amortecedores e as molas Helecoidais estão bons. :roll:
O carro anda muito pouco, e não vai em estrada de terra.
Anda somente com um, ou no máximo dois passageiros
Já quebraram todas as molas originais. :?:
Já fiz adaptqações com molas de vários outros carros e o problema continua. :cry:
NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!! :cry: :?: :shock: :( :?
Conto com VOCÊS!!!
(.

MensagemEnviado: 14/Jun/2007 15:47
por bravo18br
Cara, sem ajudar no problema mas pelo menos dou um UP no tópico.
As molas do nosso gurja são originais 91 e nunca mexemos.... e olhe que já viajamos em 5 mais bagagem (muito apertado mas foi...).
E moramos em Colombo, região metropolitana de Curitiba, e por aqui não faltam buracos e morros....
Já tentou mais de um mecânico? Será que nào pode ser má instalação.... algo do gênero?

MensagemEnviado: 14/Jun/2007 23:34
por Helio Neto
A suspensão do Supermini é diferente da do BR. Essas 4 lâminas não funcionam por flexão como no feixe do BR e nem suportam o peso do carro, elas funcionam quase só como braços tensores e giram no olhal junto com o movimento vertical do eixo, praticamente sem opor resistência. Só quando uma roda sobe ou desce e a outra não (numa curva ou um lado caindo num buraco) é que as lâminas então resistem por torção, dando o mesmo efeito de uma barra estabilizadora.

Para que elas quebrem, só existem 2 possibilidades:

Ou estão muito podres de ferrugem...

Ou tem alguma coisa totalmente fora de geometria no chassis ou no eixo, MUITO fora mesmo, que força tanto a ponto de quebrar as lâminas...

[]'s
Helio Neto
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87

MensagemEnviado: 15/Jun/2007 08:36
por bravo18br
Interessante... eu sempre achei que o SM fosse um BR mais novo e menor.
Mas a idéia das barras quebrar é bem o que vc falou mesmo, só se estiverem muito velhas ou instalação errada, pois até onde sei aquilo é basicamente uma barra de metal, forte pacas....

suspensão traseira

MensagemEnviado: 18/Jun/2007 22:37
por Luiz Fernando Lacerda
Senhores,
Agradeço as respostas ,porém devo esclarecer que:
-As molas que substituiram as originais foram ,principalmente as da f-75.
-Foram compradas novas e sem nenhuma ferrugem.
-Estão instaladas conforme o manual e o desenho da suspensão traseira do supermini, indicada neste site.
-Os parafusos não estão impedindo o movimento da articulação na região dos olhais.
-Esta mola , assim como a do jeep, possuem uma curvatura e portanto não são retas como as lâminas do supermini, e aí pode (?) estar o problema, pois ela precisa ser um pouco retificada para ser colocada no lugar, perdendo assim parte de sua flexibilidade.Caso fosse colocada com a curvatura original não sei como ficaria a suspensão , nem se elas resistiriam.
Estou porocurando o endereço de algum lugar que tenha as originais para vender . Alguem sabe dêste lugar?sds. Luiz Fernando

Re: suspensão traseira

MensagemEnviado: 19/Jun/2007 11:46
por Helio Neto
Luiz Fernando Lacerda escreveu:-Esta mola , assim como a do jeep, possuem uma curvatura e portanto não são retas como as lâminas do supermini, e aí pode (?) estar o problema, pois ela precisa ser um pouco retificada para ser colocada no lugar, perdendo assim parte de sua flexibilidade.
É o que parece mais provável.
Tem certeza de que os pontos de fixação no chassis não estão tortos? Partes dele nunca foram substituídas ou soldadas? O eixo está centrado e no ângulo certo?

A SOS Gurgel deve ter lâminas originais.

[]'s Helio Neto

Arqueamento das molas traseiras

MensagemEnviado: 13/Jan/2008 13:25
por Marcelo Cozzare
Posso contar o que aconteceu comigo, achei as molas muito RETAS e a suspensão baixa na traseira, fui ao posto de molas e mandei arquear as molas, descobri que duas lâminas estavam quebradas. Usei molas do Jeep para consertar. A marca das molas é Piccoli. No catálogo a mola que comprei é a WI-60-2 do Jeep Willys, feixe dianteiro, e instalei no feixe traseiro do BR800.

Até hoje funciona bem. Mandei dar uma arqueada e subi a suspensão uns 3 centímetros.

Helicoidais

MensagemEnviado: 15/Mai/2008 09:25
por BR800
Desculpem a ignorância, mas pensei helicoidais na traseira, será que é possível?

Fiz isso no buggy, com suspensão de fusca, e ficou muito bom.

Re: Suspensão traseira Supermini

MensagemEnviado: 25/Jun/2017 16:48
por macgessle
olá senhores,

atualizando o tópico,

o meu supermini tinha esse problema crônico de quebra de laminas traseiras...não tão intenso quanto a do amigo que relatou no tópico título... O problema era que o parafuso de fixação da caixa de marchas no coxim tinha caído ou não existia qdo comprei o carro...resultado: a caixa de certa forma ficava movimentando levando toda a parte traseira (cardan e diferencial) a movimentar-se também... forçando e quebrando as lâminas... Também causava problemas nas cruzetas (calos)... problema resolvido quando a caixa foi parafusada...

Abraços...

Marcelo Freitas
Ex-Br800 1990
Supermini 1992
www.clubegurgelnatal.com