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Molas traseiras X-12 Tocantins

MensagemEnviado: 17/Nov/2005 07:50
por Bardini
Acabei de comprar um (g2) Gurgel Tocantins e a suspensão traseira (mola helicoidal) está "cansada".
Gostaria que me ajudassem na especificação desta mola e onde posso adquirí-la. :wink:

Tem duas opções

MensagemEnviado: 17/Nov/2005 08:53
por gpolachini
Você tem duas opções você pode tanto mandar esticar as molas ou compra-las novas, na www.dynamol.com.br você encontra a mola nova não me lembro o preço agora mais não passa de 100 ou você pode mandar esticar sua mola. Se você estiver em São Paulo você pode ir no Toninho Molas, fica literalmente debaixo do viaduto od
Pacaembú, do lado oposto ao WalMart.

Molas Tigre

MensagemEnviado: 17/Nov/2005 12:34
por Fernando João
Bardini,

Quando precisei trocar as molas traseiras do meu (g2) Tocantins, contactei um fórum na internet. Me disseram para comprar na Dynamol. Ao contactar a Dynamol, me informaram que não trabalham com molas para a linha Gurgel.
Descrevi o ocorrido no fórum e lá me disseram para contactar uma pessoa - cujo nome não me recordo - da Dynamol e, quando entrei em contato com esta pessoa, ela me disse que a Dynamol não trabalha com Gurgel. :(
Acabei comprando as molas com um "revendedor" de peças para Gurgel. Este me disse que conhecia uma empresa que fazia sob encomenda, mas não quis me informar o nome. Então comprei com ele. Se não me engano, paguei R$ 75,00 por cada mola.
Ao receber as molas em casa, na caixa havia uma "estampa" - que estava rasgada - com o nome da empresa que fez as molas... Com um pouco de sorte consegui identificar: o fabricante das molas é a "Molas Tigre" e o site deles é http://www.molastigre.com.br/

MensagemEnviado: 26/Abr/2006 00:21
por william
(g1)

O meu x-12 86 esta em bom estado de conservação..todo original...mas tem uma coisa que ainda não entendi ...A suspensão traseira é com facão e não com molas helicoidais como nos outros. Já analisei se foi feito alguma adaptação e não ha nenhum vestigio de modificações posterior sua fabricação.......gostaria de saber se alguem ja viu algum gurgel assim ..com facão na suspensação traseira? inclusive é muito bom, tanto no asfalto como nas Dunas do ceará...muito macio por sinal? (g1)

(g1) WILLIAM (g1)

nunca vi

MensagemEnviado: 26/Abr/2006 23:23
por gpolachini
william,
Nunca vi um x-12 com a suspensão traseira de facão se não me engano todos os carros da gurgel da linha jipe são com molas elicoidais desde sempre. Se não foi uma adptação esse seu carro é o unico que a gurgel fez com facão, coisa muito normal na gurgel cada carro tem uma particularidade não tem 2 carros iguais.

MensagemEnviado: 27/Abr/2006 23:39
por william
Vi um BR800 ano 89 e percebi que a balança da suspensão dianteira é bem diferente do meu............não sei se foi adaptada...alguem pode me informar sobre isso?......mandarei fotos pra voces analisarem
Abraços
william

Amortecedores dianteiros do BR-800

MensagemEnviado: 28/Abr/2006 20:27
por Fernando João
william,

A suspensão dianteira dos BR-800 mais antigos usam amortececores "Spring-Shock". Os BR-800 mais novos utilizam o mesmo sistema do Supermini.

A foto abaixo é do esqueleto de um dos primeiros BR-800, que:
* possuía alternador acoplado diretamente ao virabrequim (sem correia);
* o motor não era "pendurado" e
* os amortecedores são do tipo Spring-Shock (em vermelho).

Imagem

MensagemEnviado: 28/Abr/2006 22:53
por william
Fernando


(g2) Vou ate lá no br800 que eu vi e vou tirar umas fotos da suspenção e enviar ok? inclusive esse br 800 vai participar do encontro que deve se realizar no primeiro sabado de junho....pois ja deve ter terminado o periodo de chuva e fica bem melhor.

abraços
william

MensagemEnviado: 29/Mai/2006 18:31
por magna
removida

Mola Traseira do X-12 - 1977

MensagemEnviado: 17/Out/2006 22:12
por ADENAUSER
Gostaria de saber qual mola eu devo usar na suspensão traseira do meu X-12 1.977.pois a mola está quebrada. (g1)

MensagemEnviado: 18/Out/2006 15:25
por ilhabr
Me deram a dica de usar a traseira do santana movido a gás(cortando um pedaço). Outra dica é que suelen ainda fabrica molas pro gurgel. Nao posso dar mais detalhes porque ainda nao troquei as do meu gurgel.

Abraços

Pedro Paulo
x12 77
Floripa - SC

MensagemEnviado: 03/Fev/2007 03:13
por carlos
magna escreveu:Quanto ao meu BR 800 - 91, não sei o que fizeram nele,mas a suspensão traseira tá mais alta que o normal, chacoalha tanto que eu chamo me gurgel de "cabritinha"... Vou ver se tem alguém que faz o rebaixamento pra mim... Será que dá?

Já arrumei várias coisas no meu br800 - 90 com as dicas do site, a única coisa que ainda me irrita é o choacalho na traseira, chamo de cabrito como a magma. Chega a dar tranco no pescoço do passageiro traseiro principalmente em pequenas irregularidades do asfalto.Troquei os amortecedores traseiros, levei num moleiro que disse que as molas estão normais e que não dá para rebaixar, Resolvi elevar a dianteira usando um terminal mais curto no springshock e melhorou um pouco. Não seria essa pulação devido ao entre eixos curto?
Alguém tem uma solução? :evil:

MensagemEnviado: 08/Fev/2007 23:09
por william
Carlos


O meu melhorou muito com a retirada de algumas molas(laminas)traseiras , ficou mais rebaixado (pois era muito alto ) e ficou mais macio, no começo fiquei com medo de as molas quebrarem, mas um amigo nosso fez isso no dele e ficou "show de bola" não teve nenhum problema.

abraços
william- fortaleza-ce

MensagemEnviado: 11/Fev/2007 23:33
por carlos
William
obrigado por responder, acompanho a questão da magna faz tempo.
Voltarei no moleiro e vou arriscar retirar uma lâmina, acredito que o carro é muito leve para tanta mola, acho que por isso no supermini ela foi modificada. :wink:

lamina traseira do Motmachine/supermini

MensagemEnviado: 08/Jun/2007 22:49
por william
A uma lamina traseira da suspensão do meu motomachine(que é igual a do supermini) esta quebrada. Fui a uma casa de molas e apos averiguação .....comprei a da Rural /jeep e cortei 4 dedos apos o orificio central de fixação...ficaram perfeitas.

abraços
william (g1) (g2)