Suspensão traseira Supermini

Suspensão e eixos dianteiros/traseiros

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Suspensão traseira Supermini

Mensagempor Luiz Fernando Lacerda » 13/Jun/2007 19:04

Amigos
Tenho um Supermini 93 e estou com um proplema sério, que nem eu ou os mecânicos que consultei consegue solucionar :
portanto agradeceria muito a ajuda que pudessem prestar.
O PROBLEMA:
No último ano já troquei mais de 12 lâminas da suspensão traseira. :shock:
Quebra uma quase todo mês. :cry:
Segundo os mecânicos, os amortecedores e as molas Helecoidais estão bons. :roll:
O carro anda muito pouco, e não vai em estrada de terra.
Anda somente com um, ou no máximo dois passageiros
Já quebraram todas as molas originais. :?:
Já fiz adaptqações com molas de vários outros carros e o problema continua. :cry:
NÃO SEI MAIS O QUE FAZER!!! :cry: :?: :shock: :( :?
Conto com VOCÊS!!!
(.
Luiz Fernando Lacerda
 
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Mensagempor bravo18br » 14/Jun/2007 15:47

Cara, sem ajudar no problema mas pelo menos dou um UP no tópico.
As molas do nosso gurja são originais 91 e nunca mexemos.... e olhe que já viajamos em 5 mais bagagem (muito apertado mas foi...).
E moramos em Colombo, região metropolitana de Curitiba, e por aqui não faltam buracos e morros....
Já tentou mais de um mecânico? Será que nào pode ser má instalação.... algo do gênero?
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Mensagempor Helio Neto » 14/Jun/2007 23:34

A suspensão do Supermini é diferente da do BR. Essas 4 lâminas não funcionam por flexão como no feixe do BR e nem suportam o peso do carro, elas funcionam quase só como braços tensores e giram no olhal junto com o movimento vertical do eixo, praticamente sem opor resistência. Só quando uma roda sobe ou desce e a outra não (numa curva ou um lado caindo num buraco) é que as lâminas então resistem por torção, dando o mesmo efeito de uma barra estabilizadora.

Para que elas quebrem, só existem 2 possibilidades:

Ou estão muito podres de ferrugem...

Ou tem alguma coisa totalmente fora de geometria no chassis ou no eixo, MUITO fora mesmo, que força tanto a ponto de quebrar as lâminas...

[]'s
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Mensagempor bravo18br » 15/Jun/2007 08:36

Interessante... eu sempre achei que o SM fosse um BR mais novo e menor.
Mas a idéia das barras quebrar é bem o que vc falou mesmo, só se estiverem muito velhas ou instalação errada, pois até onde sei aquilo é basicamente uma barra de metal, forte pacas....
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suspensão traseira

Mensagempor Luiz Fernando Lacerda » 18/Jun/2007 22:37

Senhores,
Agradeço as respostas ,porém devo esclarecer que:
-As molas que substituiram as originais foram ,principalmente as da f-75.
-Foram compradas novas e sem nenhuma ferrugem.
-Estão instaladas conforme o manual e o desenho da suspensão traseira do supermini, indicada neste site.
-Os parafusos não estão impedindo o movimento da articulação na região dos olhais.
-Esta mola , assim como a do jeep, possuem uma curvatura e portanto não são retas como as lâminas do supermini, e aí pode (?) estar o problema, pois ela precisa ser um pouco retificada para ser colocada no lugar, perdendo assim parte de sua flexibilidade.Caso fosse colocada com a curvatura original não sei como ficaria a suspensão , nem se elas resistiriam.
Estou porocurando o endereço de algum lugar que tenha as originais para vender . Alguem sabe dêste lugar?sds. Luiz Fernando
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Re: suspensão traseira

Mensagempor Helio Neto » 19/Jun/2007 11:46

Luiz Fernando Lacerda escreveu:-Esta mola , assim como a do jeep, possuem uma curvatura e portanto não são retas como as lâminas do supermini, e aí pode (?) estar o problema, pois ela precisa ser um pouco retificada para ser colocada no lugar, perdendo assim parte de sua flexibilidade.
É o que parece mais provável.
Tem certeza de que os pontos de fixação no chassis não estão tortos? Partes dele nunca foram substituídas ou soldadas? O eixo está centrado e no ângulo certo?

A SOS Gurgel deve ter lâminas originais.

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Arqueamento das molas traseiras

Mensagempor Marcelo Cozzare » 13/Jan/2008 13:25

Posso contar o que aconteceu comigo, achei as molas muito RETAS e a suspensão baixa na traseira, fui ao posto de molas e mandei arquear as molas, descobri que duas lâminas estavam quebradas. Usei molas do Jeep para consertar. A marca das molas é Piccoli. No catálogo a mola que comprei é a WI-60-2 do Jeep Willys, feixe dianteiro, e instalei no feixe traseiro do BR800.

Até hoje funciona bem. Mandei dar uma arqueada e subi a suspensão uns 3 centímetros.
* Gurgel BR 800 com motor Enertron - GNV
* Gurgel BR 800 com motor VW1500 - GNV câmbio de 5 marchas, diferencial 3,45.
* Jipe DKW-Candango com motor CHT álcool tração traseira, câmbio de 5 marchas e diferencial Chevette 1.6
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Helicoidais

Mensagempor BR800 » 15/Mai/2008 09:25

Desculpem a ignorância, mas pensei helicoidais na traseira, será que é possível?

Fiz isso no buggy, com suspensão de fusca, e ficou muito bom.
BR800
 
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Re: Suspensão traseira Supermini

Mensagempor macgessle » 25/Jun/2017 16:48

olá senhores,

atualizando o tópico,

o meu supermini tinha esse problema crônico de quebra de laminas traseiras...não tão intenso quanto a do amigo que relatou no tópico título... O problema era que o parafuso de fixação da caixa de marchas no coxim tinha caído ou não existia qdo comprei o carro...resultado: a caixa de certa forma ficava movimentando levando toda a parte traseira (cardan e diferencial) a movimentar-se também... forçando e quebrando as lâminas... Também causava problemas nas cruzetas (calos)... problema resolvido quando a caixa foi parafusada...

Abraços...

Marcelo Freitas
Ex-Br800 1990
Supermini 1992
www.clubegurgelnatal.com
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