Instalação de bobina do Uno/Palio

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 03/Ago/2010 23:00

Diz ai como eh que tu fez isso cara... a minha ta parada agora, pq tem q isolar ela bem direitinho e depois de isolada eu vou verificar se o modulo ainda está esquentando... se estiver ainda esquentando eu vou peregrinar a procura de um resistor compativel e que deixe a maior tensão possivel...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 03/Ago/2010 23:03

Interessante, pq se vc usa modulo de chevette, abre um leque de opções, pq pelo q eu estou vendo daria p/ usar modulo de motor cht e outros...
detalha ai cara, como foi feito isso....
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor macgessle » 09/Ago/2010 17:28

Senhores,

falei com Cozzare e o mesmo informou de quem fez a modificação da bobina no br dele...foi o pessoal da MAT peças q tem o contato aqui no site mesmo...eles modificaram o módulo (modernizaram) para substituir as bobinas pela bobina dupla e tb retirar o sensor de vácuo, controlando assim o avanço eletronicamente...vale a pena ver o site da MAT peças...


Abração...
Marcelo Freitas
Natal-RN / BR800 1990
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 10/Ago/2010 14:18

Ai q vontade de me matar?! :? Acabei de comprar um módulo da mat peças mas comprei um tradicional vou ligar para eles
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 10/Ago/2010 22:24

caraca ed, é d da vontde de morrer mesmo rsrs...cara, se vc for falar com eles, fala a rspeito daquele mini computado de bordo... da um retorno doque eles dizesbre o cmp d bordo e sobre o modulo se eles vã trocar... depois de instalado, tu diz como ficou...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 11/Ago/2010 15:36

bom... vou colocar a bobina mesmo que esquente e vejo se arranjo din din pra comprar a outra nesse meiu tempo.... sobre esse computador eu não sei me explica pra que serve
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 11/Ago/2010 22:57

beleza... eu vou pesquisar o resistor certo para q a bobina trabalhe em acordo com o modulo antigo...
cara, o mini computador de bordo deve da informação sobre a voltagem da bateria, so o alternador esta gerando... deve ter um relogio... deve da a temperatura da agua, se tiver sonda lambida deve dizer se a mistura ta rica ou pobre... deve ter funçoes desse tipo... eu não entrei sei na verdade, porem sei que o pessoal da mat desenvolveu um...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 12/Ago/2010 09:54

Bom... tenho um relogio pra temp de agua e um pro rpm
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 12/Ago/2010 21:26

tranquilo ed... eu pensava q vc tb tinha interesse... a um tempo atraz vc postou como se tivesse interessado... ai pensei q ainda estava interessado, + td tranquilo :wink:
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 13/Ago/2010 00:21

Interresar até interesso mas o din din ta ficando dificil o q mais to intrigado é o esquentamento do modulo
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 13/Ago/2010 23:25

pois é cara, e tem esse esquema do modulo esquentar é um perigo... eu ainda não voltei a utilizar a bobina nova pq ainda não tive tempo de fazer um esquema para isolar ela direitinho... depois que eu isolar ela vou verificar se o modulo ainda esta esquentando, se o modulo continuar esquentando, vou testar alguns resistores para dimunuir a tensão chegada na bobina... vou testar q diminua para 10v, 9v, 8v.... as bobias originais trabalham cada uma a 6 volts... o fato delas estarem em série reduz a corrente, pq cara uma funciona como um resistor... eu axo q isolando ela direitinho e colocando um resistor em serie p/ limitar a corrente, eu axo que vai dar certo... tem td p/ dar certo... o problema é o pouco conhecimento... se desse para medir a corrente no sistema original e a corrente no sistema novo, ficaria mais facil de calcular os resistores, porém como o sistema é pulsante, ai eu tem q ter um amperimetro bem legal pra medir isso... se alguem conseguir medir a corrente no sistema original ja era muita coisa...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 13/Ago/2010 23:39

Se alguem conseguir ai medir a corrente no sistema original, ajudaria muito... alguem ai que tenha conhecimento e equipamento, se poder ajudar iria ser de muita ajuda...
pela lei de owm que é o que reje a eletricidade, V=R.i onde V é a tensão, r seria a resistencia da bobina nova ou das bobinas do sistema antigo e i a corrente que está passando pelo sistema...
o V agente ja sabe que é 12, que é a tensão que vem da bateria, e se descobrir quem é i... ai fica moleza descobrir quem é o R... e assim agente vai aperfeiçoando a adapação e trazendo melhores resultados para nossos veiculos...
So p/ lembrar... não da nem p/ comparar o sistema antigo para o com a bobina do palio... o carro com a bobina nova funciona bem mais estavel, pq a centelha é igual nos dois cilindros, o carro fica bem mais esperto nas retomadas, fica mais forte... se treme menos... resumindo... o carro com a bobina nova ficou outro...
eu sei que colocando resistores em série com a bobina vai funcionar melhor em relação ao modulo, porém acredito tb que vai perder um pouco o milagroso desempenho... o certo mesmo era adaptar o modulo para para aguentar a corrente como a mat fez, apezar de eu não saber se a mat simplesmente incorporou um resistor no sistema original...
bom, enquanto as respostas não vem, agente vai apanhando aqui e tentando resolver os misterios.
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 14/Ago/2010 13:34

aê pessoal tenho uma noticia boa!!! conversei com um primo meu que é técinico em eletrônica e projetista e q a muito não conseguia falar e falei p/ ele sobre o problema de aquecimento do modulo.... falei p/ ele q a saida do modulo era um tip162... ai ele disse q tava facil de resolver... ele falou q o tip162 aguenta até no máximo 10a e como eu rodei foi muito com a bobina de palio e o tip não queimou é pq a corrente não passa de 10a, so que como ta trabalhando muito proximo do limite ta havendo muita dissipação de calor e consequentemente diminuição da vida util do transistor, ai ele disse q eu sobstituisse o tip162 por um 2sc5200 que tem caracteristicas identicas ao tip162, so q em vez de 10a ele aguenta 15a e naturalmente ele ja dissipa bem menos calor... ai fica beleza, pq por aguentar mais corrente eu estimo q o novo transistor vai trabalhar com cerca de 30% de folca, ai acredito que isso resolva o problema! vou esperar a segunda feira p/ comprar o transitor e fazer a cirurrgia! rs
Postarei os resultados.
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor macgessle » 14/Ago/2010 16:37

Felipe,

fale com seu primo pra analisar a placa como um todo, pois trocar apenas o transistor pode nao resolver, já que outros componentes podem necessitar desse upgrade de corrente...

Abraços
Marcelo Freitas
Natl-RN / BR800-1990
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 15/Ago/2010 14:26

ja andei falando com ele sobre isso... perguntei p/ ele se não tinha risco de o transistor suportar e os outros componentes p/ traz queimarem, ai ele disse q naum precisava se preocupar, pq esse transistor era onde era feito a amplificação do sinal, que a corrente ia circular ali e que era tanto q esse transistor o pessoal faz muito essa mudança em amplificadores de som p/ poder o amplificador ficar mais potente...
vou fazer essa modificação e depois posto p/ os detalhes...
felipe.victor
 
Mensagens: 199
Data de registro: 16/Set/2009 22:36

AnteriorPróximo

Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes

cron