Instalação de bobina do Uno/Palio

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Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 12/Jul/2010 00:03

Pessoal, na minha ignorancia, daria para fazer esse esquema ai com a bobina do uno/Palio??? eu ja vi uns enertrons com essa bobina, porém nunca ninguem detalhou a ligação... tenho uma aqui que uma amigo me deu e meu br está com duas bobinas de marca diferente e como o funcionamento dele ta meio irregular, tipo... o motor ta meio se balançanndo axo q poderia ser por causa disso... será q é?

OBS: Na bobina mesmo os polos positivo e negativos são ao contrario, eu troquei pq facilitaria fazer o desenho.
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 12/Jul/2010 19:59

Eita eim pessoal, o forum aqui ta desanimado... quase ninguem posta + nada e quando posta ninguem responde + nada...
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 12/Jul/2010 23:22

Bom vai minha opinião de leigo em mecanica mas ja vi essa bobina em fusca provavelmente de pra colocar no enertron
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 13/Jul/2010 02:55

Grande Morte_ed era sua opinião que eu estava esperando, pois na minha opinião vc é o cara + ativo aqui no forum!
Cara, eu tb axo q da, porem, como as bobinas do sistema original são ligadas em serie, a duvida q tenho é a seguinte... uma bobina precisa de uma tensão de 12v p/ funcionar, ai ta minha duvida pois como elas são ligadas em seria se a tensão q xega nas duas deve ser de 24V p/ poder ficar 12v p/ cada, ai tenho medo de ligar assim e queimar a bobina nova.... a solução se fosse do jeito q eu to falando, porem não tenho certeza é que poderia colocar um resistor em série com a bobina... + ai surge outra duvida... se o resistor der certo, qual seria a resistencia dele e de quantos watts... hehehehe são várias duvidas, + acredito q no final ia ficar muito bom, pois o sistema iria funcionar bem igual dos dois lados.
Outra pergunta q tenho... o enertron ele da centelha nas velas tanto quando o sistema esta em compressão, no caso quando ha a queima e tb centelhha quando está em exaustão, pq se o sistema é ligado em serie as bobinas centelham simultaneamente... ou seja... se eu estiver certo, 50% das centelhas são desperdiçadas causando um desgaste 50% superior de velas, cabos de velas, bobinas e ateh de energia... é isso mesmo q estou pensando??
Abraços
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor Helio Neto » 13/Jul/2010 21:28

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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 13/Jul/2010 23:23

Helio Neto » Cara, então quer dizer que o que eu estava pensando estava quase td certo, porem a tenção q xega em vez dos 24v que eu estava pensando na verdade era 12V mesmo ficando 6V p/ cada... então o sistema que eu desenhei ali funciona certinho, porem com um resistor ligado em serie p/ ficar com 8v chegando na bobina. não é isso? porem, p/ não ficar muito no limite, pelo - na minha cabeça o ideial eh ficar por volta dos 7,5V... vc sabe algum resistor que ja utilizem p/ isso?? outra coisa. vc sabe quantos anperes um bobina dessa puxa?, pq ai eu poderia calcular qual o melhor resistor e dependendo da amperagem, poderia ateh com a ajuda de um amigo meu, montar um circuito regulador de tenção p/ tenção xegar bem limpa na bobina independente do consumo e das variaçoes do alternador...
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor Helio Neto » 14/Jul/2010 04:46

O problema maior parece ser que ninguém conhece as especificações dessas bobinas novas. O assunto já rolou na lista de discussão e teve gente que experimentou uma ligação teoricamente "certa" e as bobinas queimaram uma depois da outra.

Uma sugestão é você conversar com o Márcio da MAT Peças (veja na lista de Peças e Serviços no site), ele deve ser a pessoa que mais pesquisou aperfeiçoamentos para a ignição do Enertron.
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 14/Jul/2010 13:00

Pois é, eu até entrei no site deles p/ da uma olhada, até me interecei, pois segundo ele, ele tem um modulo de ignição + eficiente e até um mini computador de bordo que da várias informaçoes como temperatura da agua, rpm, essas coisa, porem não axei nem um e-mail, so telefone... e ficar perguntando essas coisas por telefone eh complicado... vc não tem algum mail que eu possa falar com eles não?
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 14/Jul/2010 14:21

felipe.victor escreveu:Pois é, eu até entrei no site deles p/ da uma olhada, até me interecei, pois segundo ele, ele tem um modulo de ignição + eficiente e até um mini computador de bordo que da várias informaçoes como temperatura da agua, rpm, essas coisa, porem não axei nem um e-mail, so telefone... e ficar perguntando essas coisas por telefone eh complicado... vc não tem algum mail que eu possa falar com eles não?


Liga pra eles e pergunta e-mail... que legal um mini computador quero um
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 14/Jul/2010 23:33

Surge ai um problema... ligação interurbana eh osso... o telefone aqui de casa é meu pai q controla e o cara eeh osso... se alguem ligar e pegar um mail seria joia... ah, sobre o nini computador de bordo eu fiquei doido por um... me interesei mesmo!!!!
Quanto a ligação eu aparentelente descobri o pulo do gato! a bobina do palio/uno funciona a 8v... ai o q deve ser feito eh colocar um resistor que eh muito usado nos opalas e outros carros, pq td carro tem um fio resistivo que liga a bobina, ja alguns carro antigos não tem esse fio e conseguentemente eh utilizado esse resistor tem um link aqui que tem: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... versal-_JM
Vou redesenhar o eskema e ve se alguem + intendido da alguma sujestão!
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 15/Jul/2010 00:00

Pronto, redesenhei o eesquema... Alguem ai mais entendido poderia opinar??? tipo... dizer q ta certo ou errado?? na minha opinião é um boa adaptação, pois é uma peça a menos p/ dar defeito, pois bastaria uma dar defeito p/ o carro ficar no prego e sem contar que a centenha irá chegar de igual potencia nos dois cilinndros e é uma bobina de ótima qualidade e tb, eu tb não vejo isso como uma adaptação que tire a originalidade... alguem discorda??? eu axo até que essa adaptação merecia um parte na area "adaptações melhorias" kkkkkkkk brincadeira!
Vou instalar no meu, ver se na pratica da certo, vou analizar se ela naum vai esquentar e ver se ela não vai queimar!
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor cafb » 15/Jul/2010 08:53

Está certa as ligações,agora é colocar em teste.
Verifique o gap das velas para não forçar o funcionamento da bobina.
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 15/Jul/2010 19:01

Fiz a ligação e com o resistor não funcionou.... ai liguei sem resistor e ja rodei uns 20km e o carro está sensacional.... aproveitei e troquei o oleo da caixa de machas e o carro nunca esteve tão bom!!! está muito forte nas retomadas pega muito facilmente e sem contar esta com a macha bem levinha!!! vamos ver, deixei o sistela original no ponto de bala tb caso a bobina queime... desliguei o positivo do sistema antigo p/ qq coisa se a nova queimar eu so replugo o positivo e troco os cabos de vela,
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor morte_ed » 15/Jul/2010 19:06

Faça o teste "vamos torrar tudo"... rsrsrs e retorne para nós ver
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Re: Instalação de bobina do Uno/Palio

Mensagempor felipe.victor » 15/Jul/2010 23:29

Pessoal, eu estou utilizando velas q eu havia colocado na minha parati, so q como instalei gnv tive que trocar as velas por velas p/ gnv e as q eu tinha colocados e não rodei + q um mes coloquei no meu br e são velas ngk com 3 eletrodos... essas velas são adequadas?
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