Bobina de Ignição

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Bobina de Ignição

Mensagempor Hector Vido » 25/Jan/2016 23:26

Fala pessoal, tudo bem? Tenho 3 dúvidas.

Sei que as melhores bobinas e sempre recomendadas são as bobinas da BOSCH. A marca está aí quase desde quando foi criado o primeiro automóvel.
Mas eu gostaria de experimentar outra bobina, e da mesma forma como sou teimoso dando a chance a um carro brasileiro, a sensores e válvula MTE-Thomson, gostaria de testar uma bobina brasileira da marca MARFLEX ou OLIMPIC.

Alguém já testou uma dessas bobinas? São boas?

Percebi que a numeração inicial e final são iguais as bobinas da BOSCH, mas não encontrei nenhuma referência de equivalência. A não ser na tabela da própria BOSCH que indica o funcionamento correto no BR 800.

A segunda pergunta é: Posso colocar qualquer bobina de 12V? Ou seria necessário alguma especificação extra? Pergunto isso pois vejo que existem diversos modelos de 12V, e inclusive no meu BR 800, as bobinas não são as 9.220.081.067, é uma bobina de numeração 9.220.081.056. Sei que já existe a especificação correta, mas gostaria de saber o motivo.

A terceira é: Onde posso encontrar a tabela de resistências para a verificação das bobinas? Procurei de toda forma, acabei usando a de um rapaz no Youtube, mas não faço idéia de onde ele tirou a tabela.

Obrigado a todos.
Editado pela última vez por Hector Vido em 25/Jan/2016 23:44, num total de 1 vezes
BR 800 - 1990
Hector Vido

Data de registro: 27/Dez/2015 00:12

Re: Bobina de Ignição

Mensagempor Hector Vido » 25/Jan/2016 23:32

Bem, encontrei esta tabela neste site http://sbfuscaclube.blogspot.com.br/2012/10/hot-spark-sistema-de-ignicao-eletronica.html:

potnciabobinas.jpg
Tabela de bobinas e respectivas resistências
potnciabobinas.jpg (87.19 KiB) Visualizado 3083 vezes

Encontrei em outros sites também, mas não encontrei nada "oficial" da BOSCH.

Pelo o que eu entendi, a primeira coluna indica os equipamentos originais, provavelmente eles foram melhorados ou algo do tipo, pois a numeração da minha bobina, com terminação 56 está alí.
Na segunda coluna vemos as bobinas atuais, no nosso caso, com a terminação 67.

Pesquisando na internet entendi que os modelos diferem na potência e na quantidade de faísca por minuto. Mas não encontrei estas especificações nas bobinas.
BR 800 - 1990
Hector Vido

Mensagempor jacques » 04/Jun/2016 10:51

Cara..eu particularmente sempre troco por bobina bosch do gol mi....acreditando assim dar um upgrade no enertron...como agora tenho um br com cht 1,4, que ainda utiliza rotor , distribuidor ou seja...esquema antigo...lembre-se que a maioria dos carros modernos também utiliza hj em dia 1 bobina para cada cilindro... (g2) devo estar comprando essa semana..depois posto informações...
jacques

Data de registro: 23/Mar/2006 17:12

Mensagempor Hector Vido » 31/Jul/2016 21:26

Fala jacques!

Pior que acabei nem trocando as bobinas, comprei e estão lá. Me desanimou ver que as resistências são diferentes em cada bobina, pouco, mas diferente. Apostei em duas da Olimpic.
Você maculou o carro... AhahhaAhAHahah - brincadeira.
Será que uma faísca mais forte faria o motor render mais? Eu tenho minhas dúvidas, afinal, na época de lançamento já haviam bobinas mais potentes. O meu carro - pois só tenho o BR 800 - está na fase negra, apresentando vários defeitos bestas, por isso acabei não trocando, melhor deixar o que está funcionando quieto. Vou precisar abrir o motor pois está vazando água no óleo, mas preciso de tempo, e está complicado.
BR 800 - 1990
Hector Vido

Retornar para Elétrica