Supermini 92 não pega!

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini 92 não pega!

Mensagempor walrovegas » 08/Out/2014 18:42

O meu Supermini 92 , que estava andando muito bem de um dia para o outro não pega mais. De início achei que era o comutador de ignição , pois olhando por baixo do painel, verifiquei que estava trincado e com um dos conectores rompido, e ao tentar mexer ele simplesmente se desmanchou em minhas mãos . Comprei um novo e instalei, mas ao dar na partida , nada..... , as luzes do painel acendem , o motor de arranque gira , mas não pega nem a pau. Gostaria de saber se alguém do fórum pode me ajudar, pois já fiz alguns testes: não está dando faísca nos cabos de velas ; está vindo energia nas bobinas (cheguei a substituir uma delas para testar , mas nada) ; testei o positivo no terminal do módulo de controle e o positivo está ok (vindo corrente) . Minha dúvida é se pode ser o sensor de rotação (se danificado pode causar esse sintoma?) ou pode ser o próprio módulo de controle queimado ou com defeito? Se alguém puder me ajudar eu agradeço , pois estou perdido. Grato.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor Helio Neto » 13/Out/2014 16:12

Se chega energia nas bobinas e no módulo, conforme você testou, o problema tem que estar no sensor ou no módulo. O único jeito é trocar um de cada vez por outro emprestado ou novo, e testar.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor walrovegas » 13/Out/2014 23:10

Hélio , obrigado pela orientação , vou começar trocando o sensor e vamos ver se resolve.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57

Re: Supermini 92 não pega! (Continuação)

Mensagempor walrovegas » 15/Out/2014 22:17

Hoje ´troquei o sensor de rotação e "nada" do Supermini pegar. Resolvi retirar o módulo e levar na Yamauto para testar , e qual não foi minha surpresa ao ver que o módulo está perfeito (inclusive foi colocado em outro Supermini e funcionou normalmente). Agora estou mais perdido do que antes, pois nem imagino o que pode estar acontecendo. Por favor , se alguém tiver alguma sugestão eu agradeço.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57

Re: Supermini 92 não pega! (Continuação)

Mensagempor Helio Neto » 16/Out/2014 20:10

Bem, se não tem faísca, o problema só pode ser na ignição.

Você disse que chega energia na bobina e até trocou uma, mas aqui há mais um detalhe: como as bobinas são ligadas em série, qualquer defeito em uma das duas ou nas conexões interrompe todo o circuito, mesmo havendo tensão em cima da primeira. Experimente trocar as duas de uma vez e verifique se cada uma fica sob pelo menos 5 V quando ligado.

Outra coisa é que pode haver alguma conexão ruim em qualquer ponto do circuito, que não chega a ficar interrompido quando medido sem carga (há contato, mas mínimo), mas que quando posto em funcionamento a corrente sob carga não chega a ser suficiente para gerar a faísca. Esse tipo de problema "fantasmagórico" parece ser relativamente frequente e é bem chato, pois é preciso revisar todo o chicote do sistema de ignição, desde a bateria, e às vezes é tão simples quanto um cabo mal apertado.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor walrovegas » 17/Out/2014 00:10

Hélio , muito obrigado mais uma vez pela dica , vou continuar tentando até resolver ..... já estou com saudades de circular com o meu Supermini , mas tenho certeza que estou próximo da solução final.
Um abraço,
Walter.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor Luiz C N » 21/Out/2014 13:02

Ola boa tarde estou com os mesmos sintomas no meu, e não tenho painel o resto todo foi testado como você fez e nada ainda...
Luiz C N
 
Mensagens: 3
Data de registro: 07/Out/2014 16:51

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor walrovegas » 21/Out/2014 22:51

Luiz , boa noite!
Eu estou ficando angustiado com essa situação , pois ainda hoje arrumei duas bobinas e fiz o teste com elas , e "nada" , não pega de jeito nenhum. O motor de arranque gira normalmente , mas o carro não pega , pois não dá faísca nas velas/Bobinas. Já verifiquei tudo que me sugeriram , como cabos , velas , fiação , fusíveis , sensor de rotação , módulo , conecções do módulo , cabo de bateria (neutro), etc..., mas até agora nem suspeita da causa do problema. Amanhã vou tentar conversar com outro eletricista que me indicaram , vamos ver se ele dá um novo conselho, pois já estou perdido. Vamos continuar mantendo contato e o primeiro que conseguir achar a solução para esse dilema , informa o outro , ok? Meu celular para contato é (11) 99595-8575 (Vivo).
Um Abraço , e obrigado pelo contato.
Walter.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57

Re: Supermini 92 não pega!

Mensagempor walrovegas » 24/Out/2014 13:13

Até que em fim apareceu o problema , se pode ser chamado de problema , ......depois de todos os testes feitos, hoje descobri , levando o carro na Yamauto , e depois de muitos testes que o eletricista de lá efetuou , que existia um pequeno "botãozinho", escondido embaixo do painel que cortava a corrente do sistema de ignição do veículo (famoso corta-ignição , que eu não fui informado , pelo antigo dono, que existia no veículo) , que segundo eu imagino , ao dar o problema inicial no comutador de ignição (desmanchou em minhas mãos ) e eu efetuar a troca por um novo , devo ter esbarrado nesse famigerado e "desconhecido" botão , desligando assim o sistema de ignição. Ou foi isso ou desligou sozinho com a trepidação (o que acho menos provável). Apesar de todo o transtorno dos vários dias de angústia e de praticamente testar todo o sistema de ignição do meu Supermini (fios , cabos de velas , velas , bobinas , sensor de rotação , módulo e terminais) , aprendi muito com o ocorrido , tendo a oportunidade de conhecer e estudar melhor o funcionamento do meu Gurgel. Agradeço a todos do fórum que de uma maneira ou outra me ajudaram nessa empreitada.
Um abraço a todos,
Walter.
walrovegas
 
Mensagens: 9
Data de registro: 07/Abr/2014 17:57


Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 9 visitantes

cron