Luz de bateria fraca

Alternador, faróis, lanternas e outros

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Luz de bateria fraca

Mensagempor jamerico » 26/Jul/2013 10:59

Amigos,

Desculpem-me por repetir um assunto, mas já pesquisei no site e não vi problema similar, por isso abri este tópico com o mesmo titulo, mas sintomas diferentes dos já descritos.
Acredito que meu SM 92 tenha 2 problemas:

Problema 1:
Quando ligo o carro, a luz de bateria fica acesa forte. Quando acelero e passo dos 2500 rpm a luz apaga e as luzes gerais e o farol ficam levemente mais forte, isto é explicado pela voltagem do alternador em torno de 13,8 a 14 V.

Problema 2:
Este é mais percebido à noite, quando estou circulando com o carro e ao pisar no freio, ou acionar a seta, ou acionar o ventilador interno, a luz de bateria fica acesa mas bem fraca. Mas quando acendo o farol, a luz não acende nem muito fraca.

Isto vem acontecendo há um ano, e nunca o carro apresentou qualquer falha de bateria descarregada, mesmo ficando, as vezes, alguns dias parado.

Se os amigos já tiverem sofrido problema similar, agradeceria dicas para a solução.

Obrigado e um abraço

Jose Americo
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor Izaias Junior » 27/Jul/2013 20:04

Américo, boa noite.

Meu Supermini sempre apresentou os mesmos sintomas do seu. Segundo o eletricista, carros de fibra tem este problema já que a ferragem não é suficiente para um bom aterramento.

Izaias
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor jamerico » 28/Jul/2013 16:06

Izaias,

O seu SM também so apagava a luz de bateria acima dos 2500 rpm?

Obrigado e um abraço

Jose Americo
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor Izaias Junior » 28/Jul/2013 16:37

Jamerico, ela apaga logo que liga o carro, e continua apagada na baixa, ou melhor, com a luz bem fraquinha. Isto só é observado a noite com a escuridão dentro do carro.

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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor Helio Neto » 28/Jul/2013 19:33

Jose Americo,
no meu SM também já tive durante uns anos todos os defeitos e problemas imagináveis com o alternador, um atrás do outro. Escovas, diodos, regulador, tudo foi sendo trocado (mais de uma vez em alguns casos), até que finalmente ficou tudo certo e não voltou mais a dar problema. A luz do painel realmente fica sempre muito levemente acesa, mas é mínimo, mesmo de noite é difícil de reparar.

No seu caso, alguma coisa está claramente defeituosa. Pela experiência que tive, acho que você deveria mandar fazer uma recuperação total no alternador, trocando tudo dentro dele de uma vez, mas usando só componentes de PRIMEIRA linha, e com alguém que realmente faça um serviço com capricho. Isso provavelmente evitará que os "elos fracos da corrente" passem a quebrar na sequência. E aproveite para verificar o chicote e limpar/refazer as conexões principais de aterramento.
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor jamerico » 29/Jul/2013 00:03

Izaias e Hélio,

Eu gosto deste grupo pois faz valer aquela máxima que diz que: "Quanto mais se divide o conhecimento mais ele se multiplica".

Já combinei com um eletricista para o carro passar com ele uma temporada, de modo a abrir e revisar o alternador, dando um passe nos coletores, trocando o porta escova, e estou pensando em já trocar a placa de diodos e o regulador também, além de refazer as conexões, principalmente os aterramentos.

Mais uma vez obrigado pelas dicas e experiências vividas.

Um abraços a todos.

Jose Americo
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor ZCC » 18/Ago/2013 12:00

Izaias Junior escreveu:Américo, boa noite.

Meu Supermini sempre apresentou os mesmos sintomas do seu. Segundo o eletricista, carros de fibra tem este problema já que a ferragem não é suficiente para um bom aterramento.

Izaias


Recomendo trocar de eletrecista.

Faça a revisão do alternador e de todos os terminais do chicote elétrico. É comum com o passar dos anos aparecer ferrugem nos terminais ou que eles possam folgar, gerando maus contatos e o esse sintoma. Não tem nada haver com "pouca ferragem". É só limpar tudo e conectar bem conectado que a parte elétrica vai ficar como em qualquer carro.

Pra revisar o alternador, tem uma ótima série de vídeos no canal do Tonella no youtube ensinando a revisar o alternador do fiat Uno, que é similar. :wink:
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor Izaias Junior » 20/Ago/2013 20:02

ZCC
Tenho oito cursos na área automotiva feitos no SENAI e dois deles foram Eletricidade I e II. Meu carro tem manutenção constante, não tem vazamentos e a parte elétrica é toda nova, desde ó módulo que comprei na Mat Peças, as bobinas BOSCH KW 9.220.081.067, cabos e terminais são novos, alternador e motor de partida revisados. Comprei a mecânica de um BR 800 e o motor veio completo inclusive com motor de partida e alternador, todos os itens estão revisados para repor na hora que precisar. No SENAI o instrutor falou que carro de fibra tem problema de aterramento, o Hélio Neto falou que o carro dele não apaga 100% a luz da bateria e no fórum Brasil 4X4 falam sobre o problema do Troller: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comun ... nto-4.html. Pelo visto você é mais experiente que as pessoas que comentaram sobre o assunto. O FORUM deveria colocar você como moderador já que é dotado de tanto conhecimento e só tem a somar.
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Re: Luz de bateria fraca

Mensagempor ZCC » 25/Ago/2013 21:28

Izaias Junior escreveu:ZCC
Tenho oito cursos na área automotiva feitos no SENAI e dois deles foram Eletricidade I e II. Meu carro tem manutenção constante, não tem vazamentos e a parte elétrica é toda nova, desde ó módulo que comprei na Mat Peças, as bobinas BOSCH KW 9.220.081.067, cabos e terminais são novos, alternador e motor de partida revisados. Comprei a mecânica de um BR 800 e o motor veio completo inclusive com motor de partida e alternador, todos os itens estão revisados para repor na hora que precisar. No SENAI o instrutor falou que carro de fibra tem problema de aterramento, o Hélio Neto falou que o carro dele não apaga 100% a luz da bateria e no fórum Brasil 4X4 falam sobre o problema do Troller: http://www.4x4brasil.com.br/forum/comun ... nto-4.html. Pelo visto você é mais experiente que as pessoas que comentaram sobre o assunto. O FORUM deveria colocar você como moderador já que é dotado de tanto conhecimento e só tem a somar.
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Olha cara, se lhe ofendi, me desculpe. Não é essa a intenção aqui. Eu não sou contra você, apenas não concordei com um post seu. Não precisa levar para o lado pessoal bem como eu não levarei para o lado pessoal. Se não concorda dos meus posts, conteste-os com argumentos. :wink:

Continuo acreditando que a história de "pouca ferragem" não é verdadeira. Ao menos no X12, há 2 pontos concentradores de aterramento, um na caixa de roda dianteira esquerda e outro no cotovelo da caixa de câmbio. São lugares muito sujeitos a umidade e é fácil aparecer zinabre ou sujeira pra dificultar o aterramento. Reitero que a história de pouca ferragem é balela para equipamentos comuns. Além do zinabre, muitos eletrecistas subdimensionam a fiação que vai para os pontos de aterramento ou removem a malha de aterramento, aí os problemas realmente aparecem.

Quanto ao rádio, lembram da história de que os carros que gurgel vendia pro exército tinham uma composição diferente na carroceria supostamente para que em caso de explosão, os fragmentos de fibra pudessem ser visualizados no raio-x? Bom, não era só isso. Nesses carros havia uma grade metálica por dentro da fibra pra proteger os equipamentos de comunicação de interferência. Foi o que ouvi de um parente do gurgel.
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