Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor Suellen » 25/Jan/2012 07:40

Bom dia pessoal.
Venho recorrer à ajuda de vocês novamente, pois novamente meu pequeno tá me deixando na mão.
Começou na quarta feira passada (18-01), o bichinho não quis ligar de manhã cedo - o motor "rodava" mas não pegava, até pensei q estava afogado ou pelo contrário, sem combustível. No dia anterior funcionou normalmente. Inclusive com a última regulagem que meu noivo fez (afastou um pouco mais o sensor de rotação) o carrinho tava um quase canhãozinho, empurrando os 1.0 morro acima, o melhor desempenho que já teve até hj, mantendo a mesma média de consumo.
Na quinta-feira o noivo foi ver o que se passava com o pequeno automóvel. Notou que o carro não tinha faísca, e consequentemente não pegava de jeito nenhum. Na sexta-feira ele foi com mais tempo pra mexer, aproximou o sensor de rotação e notou que o carro já tinha faísca. Ligou perfeitamente, fomos testar o carro, mas o quase canhãozinho virou um jeguinho, de tão devagar. Parecia que travava quando esticava a 2ª marcha pra por 3ª. Ele afastou novamente o sensor um pouco, e já melhorou um pouco a força do carro. No dia seguinte (sábado) o carro não pegou de novo. Noivo foi lá, mexeu de novo (não lembro o que ele fez td dessa vez) e o carrinho pegou. Usei e ele não me deixou na mão. Domingo usei novamente, não me deixou na mão. Segunda-feira, mesma coisa, usei "tranquilamente", tirando o medo de ficar na rua.
Ontem usei durante o dia, e à noite simplesmente ele não pegou novamente. Novamente o carro não tinha faísca. Noivo foi me socorrer, fez o que já tinha feito antes que tinha resolvido (inclusive afastar e aproximar o sensor), e nada. Solução: rebocar o bichinho. Ele mesmo ia me puxar com o Opala, mas tínhamos que tirar o carrinho do lugar em que estava pois tinha carro estacionado na frente. Puxamos o Mini pra trás pra sair da vaga onde eu estava e deixar correr até um local onde poderíamos engatar o Mini pro Opala puxar, e aconteceu que tentei fazer pegar no tranco pra ver no que dava, e o pequeno pegou... Simples assim. Sendo que até minutos antes ele não tinha faísca de jeito nenhum. Cabos de vela estão Ok, velas Ok.. Fomos pra casa, e lá o carrinho tinha faísca normal. Parece que é sacanagem mesmo...
Só que claro que hoje cedo ele novamente não quis funcionar. Até fui lá de metida (porque eu não entendo nada) e tirei a vela e recoloquei, pra ver se não tem algum problema de mau contato na vela. Não pegou da mesma forma.
Alguém saberia me dizer se esses sintomas são específicos de algum problema com módulo, sensor, algo assim?
:cry:
Avatar de usuário
Suellen
 
Mensagens: 18
Data de registro: 20/Jul/2010 15:27
Localização: São Bento do Sul, SC

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor cafb » 25/Jan/2012 07:49

Pode ser o chicote do sensor com defeito intermitente
(entrando em curto malha/fios)como tambem o conector da central, com mal contato.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor macgessle » 27/Jan/2012 20:37

Olá...

ja presenciei problema parecido num BR800 e o problema estava no miolo da ignição, ali na chave mesmo... faça um teste, ligue a chave e tente dar a partida diretamente no motor de partida (dando um curto)...se o motor pegar o problema está na chave, aí voce poderá por uma botoeira para dar partida sem precisar trocar a chave de ignição... Qualquer dúvida como fazer, sugiro procurar um auto-elétrico ....

Abração e boa sorte.

Marcelo Freitas
BR 800 - 1990
Supermini - 92/93
-----------------------------
NAtal/RN
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor Suellen » 08/Fev/2012 22:00

Olá pessoal!
Descobrimos o problema do meu pequeno. Na verdade não tinha nada a ver com o afastamento do sensor de rotação.. Voltamos à regulagem original (com isso o carro voltou a ficar bem fraco) e mesmo assim continuou a funcionar só quando ele queria.
O problema tava na conexão do chicote do módulo pro sensor mesmo, um mal contato dentro do conector. Voltamos a afastar o sensor, voltando a força melhorada do carro, e o conector foi limpo por dentro e colocado uma braçadeirinha pra ele não se soltar mais. Mesmo assim já aconteceu 3x de eu tentar ligar o carro e não pegar. Vou embaixo do painel, aperto um pouco o conector, e o carro pega normalmente.. :roll:
Mais um probleminha resolvido :)
Obrigada a todos!
Avatar de usuário
Suellen
 
Mensagens: 18
Data de registro: 20/Jul/2010 15:27
Localização: São Bento do Sul, SC

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor José Cícero » 25/Nov/2012 16:18

Essas informações me foram muito úteis. Meu carro estava com esse mesmo problema. Cheguei a descarregar a baterias três vezes, e no desespero até comprei outra nova. A bateria que eu descarreguei ainda estava na garantia, só tinha seis meses de uso. Mesmo com a bateria nova o carro também não funcionou. Só foi desconectar o cabo e fazer a limpeza que o carro pegou de primeira. Pensar que eu fiquei com o meu miudinho parado por mais de uma semana só por causa de um problema tão simples, mas que só foi resolvido graças à pessoal que tem o bom senso de publicar seus problemas e soluções neste site. :P
CÍCERO – SERRA – ES
MEU GURGEL É 800!
Avatar de usuário
José Cícero
 
Mensagens: 48
Data de registro: 23/Mai/2007 18:09
Localização: Serra - ES

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor Suellen » 25/Nov/2012 20:09

Que bom que as informações foram úteis! :D
O meu pequenino tá encostado há meses, aguardando pra fazer o motor mais uma vez..
Um dia quem sabe ele volta à ativa :cry:
Abraço!
Avatar de usuário
Suellen
 
Mensagens: 18
Data de registro: 20/Jul/2010 15:27
Localização: São Bento do Sul, SC

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor jamerico » 26/Nov/2012 19:06

Prezada Suellen,

Fiquei intrigado com seu relato sobre a melhora de potencia do seu SM quando seu noivo afastou o senso de rotação de seu carro, pois para mim isto não fazia muita diferença.

Gostaria de testar em meu SM como ele se comporta quando eu alterar este afastamento do sensor.

Voce poderia me informar qual a folga que ficou entre o sensor e os imãs do volante que deu o melhor rendimento de seu SM?

Desde já agradeço.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor Suellen » 26/Nov/2012 20:04

Olá Jose Americo. Conforme palavras do meu noivo: "Ficou com uns 2mm de folga, que dava a espessura de +- 2 serrinhas de cortar ferro".
Avatar de usuário
Suellen
 
Mensagens: 18
Data de registro: 20/Jul/2010 15:27
Localização: São Bento do Sul, SC

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor bilate » 26/Nov/2012 22:26

Olá Suellen,

Eu tive um problema desses no meu BR 800 e achei que era o módulo, depois mexi no conector que estava com aparência de mau contato mas o defeito voltava a me encomodar.
Depois de muitas mexidas eu acabei achando o problema, que não era no conector do módulo, mas sim no fio terra que fica parafusado junto ao módulo, que estava mau soldado ao terminal. Refiz a solda e o problema acabou de vez.
Dá uma olhada neste terminal, pois o meu era assim mesmo, eu mexia no conector e ele voltava a funcionar na hora.

Abs.
bilate
 
Mensagens: 58
Data de registro: 15/Jan/2006 18:59

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor cafb » 27/Nov/2012 07:52

Espessura de 2 serras dará 1,4mm.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor Suellen » 27/Nov/2012 08:15

Acredito q ele não tenha pego um escalímetro pra medir pra saber exatamente quantos milímetros dava o afastamento.
Avatar de usuário
Suellen
 
Mensagens: 18
Data de registro: 20/Jul/2010 15:27
Localização: São Bento do Sul, SC

Re: Supermini hora com faísca, hora sem faísca..

Mensagempor jamerico » 28/Nov/2012 07:16

Prezada Suellen,

Muito obrigado pela informação. Vou medir a folga atual do meu SM e se estiver muito fora da medida (1,4 a 2 mm) eu vou corrigir e observar o comportamento de meu motor.

Mais uma vez obrigado.

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08


Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 8 visitantes

cron