Supermini apagando sozinho

Alternador, faróis, lanternas e outros

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Supermini apagando sozinho

Mensagempor rdgbatista » 30/Out/2011 10:16

Olá pessoal, meu Supermini decidiu desligar sozinho agora. Desculpe pessoal, postei aqui, pois não sei se pode ser elétrica ou mecânica, pois preciso da ajuda do pessoal para me dar uma força para descobrir, pois sou bem leigo no assunto ainda.
Vamos lá. Estacionei ele na terça-feira em frente meu condomínio, pois iria sair logo em seguida, depois de umas duas horas, fui ligar ele para sair e nada de nada. As luzes do painél acendiam, mas não ligava (sintoma de bateria descarregada), então sai com o outro carro e aproveitei para comprar uma bateria nova, visto que essa era bem velhinha decidi já comprar uma nova e coloquei no lugar da anterior, obedecendo as especificações corretamente.
Agora quando ligo o carro, ele funciona por alguns instantes (intermitente) e depois morre do nada. O mais esquisito é que quando coloco a chave na posição instrumento (antes de ligar) as luzes do painél (bateria, pressão do óleo, etc.) ficam todas apagadas e somente quando eu dou a partida elas acendem.
Fiquei até com receio de ter pego uma bateria nova danificada, então dei uma carga na anterior e coloquei novamente e os mesmos sintomas persistem.
Até dei uma chacoalhada no carro com ele ligado para ver se era mau contato, mas não desligou. Ele da a partida e depois de um tempo indeterminado morre, em uma tentativa ele até deu aquele estouro de escape, típico de quando desligamos e ligamos o carro rapidamente. E as vezes quando tento ligar ele nem da sinal de nada e nem liga, muito estranho.
Bom, como sou leigo no assunto, fiz apenas um teste com um multímetro de continuidade no positivo e negativo do cabo da bateria para verificar se existe algum curto nestes cabos, mas o multímetro continuou no zero.
Peço a ajuda de vocês se já passaram por essa situação e se possível me ensinar como efetuar os testes. E se souberem de algum mecânico e elétrico de confiança em São Bernardo do Campo/SP também será muito bem vindo, pois queria dar uma geral no Supermini sabe, mas como moro em Apto não tenho como eu mesmo meter a mão na massa, por causa da garagem que é descoberta e tenho apenas uma vaga. Acho que como muitos aqui do fórum, peguei um amor tão grande por esse carro e ele está todo original, do motor até o rádio toca-fitas...
Obrigado pessoal e desculpem pelo texto enorme e pelo desabafo. Abraço !!!
Rodrigo
São Bernardo do Campo - SP
rdgbatista
 
Mensagens: 12
Data de registro: 30/Mai/2011 14:18

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor wwelzl » 31/Out/2011 08:07

Deve ser problema de mau contato (gasto/quebrado) no cilindro de ignição (onde coloca a chave para dar a partida).
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor rdgbatista » 31/Out/2011 11:39

wwelzl escreveu:Deve ser problema de mau contato (gasto/quebrado) no cilindro de ignição (onde coloca a chave para dar a partida).


Boa tarde Walter, obrigado pela dica, encontrei o comutador de ignição em uma loja de auto-peças aqui perto, porém eles só possuem o Universal 30235. O que tenho no Gurgel acredito que seja o do Ford, pois a chave é bem pequena e tem o emblema da Ford. Este universal a chave é maior, mas achei ele meio estranho, pois sabe aquelas ranhuras da chave, parece que este universal é igual para todos os modelos. Será que é de confiança??
Obrigado pela ajuda e desculpe a amolação !!! Abraço !!!
Rodrigo
São Bernardo do Campo - SP
rdgbatista
 
Mensagens: 12
Data de registro: 30/Mai/2011 14:18

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor wwelzl » 01/Nov/2011 07:51

Dá uma olhada em viewtopic.php?f=11&t=592
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor rdgbatista » 02/Nov/2011 10:16

wwelzl escreveu:Dá uma olhada em viewtopic.php?f=11&t=592


Boa tarde Walter, obrigado pela dica! Comprei o novo cilindro, mas o problema continua. É meio intermitente, coloco a chave na posição instrumento e apenas a luz da bateria acende bem fraquinha e às vezes, quando giro rapidamente a chave para a posição acessórios ai acendem normalmente a da bateria e a do óleo normalmente, porém dou a partida, funciona por alguns instantes e depois morre.
Você saberia me dizer o que mais eu poderia verificar, será que pode ser algum dos dois cabos da bateria que está com problemas e a amperagem não aguenta e desliga? Pior que não faço nem idéia de onde encontrar esses cabos, será que vende montado?
Obrigado !!! Abraço !!!
Rodrigo
São Bernardo do Campo - SP
rdgbatista
 
Mensagens: 12
Data de registro: 30/Mai/2011 14:18

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor Izaias Junior » 02/Nov/2011 12:23

Faça uma inspeção nos cabos negativo e positivo na bateria, motor de partida, principalmente no aterramento do chassi que muitas vezes fica isolado ou com mau contato. Nada como uma limpeza e uma boa lixada que não resolva.
Izaias Junior
 
Mensagens: 136
Data de registro: 28/Set/2008 11:32
Localização: Recife - Pernambuco

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor rdgbatista » 02/Nov/2011 15:50

Izaias Junior escreveu:Faça uma inspeção nos cabos negativo e positivo na bateria, motor de partida, principalmente no aterramento do chassi que muitas vezes fica isolado ou com mau contato. Nada como uma limpeza e uma boa lixada que não resolva.


Boa tarde Izaias! Obrigado pelas dicas, verifiquei com o multímetro o aterramento e o positivo no teste de continuidade e estava tudo ok, mesmo assim aproveitei para fazer como você me indicou, limpeza e uma lixada para ficar mais seguro. Então, liguei novamente os cabos da bateria e nada denovo.
Vou continuar fora da citação para não ficar muito extenso. Abraço !!!
Rodrigo
São Bernardo do Campo - SP
rdgbatista
 
Mensagens: 12
Data de registro: 30/Mai/2011 14:18

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor rdgbatista » 02/Nov/2011 16:01

Agora estou convencido que é elétrica mesmo, gostaria até de pedir para os moderadores se existe a possibilidade de mover o tópico para Elétrica. Obrigado!

Bom, dando continuidade a saga, efetuei todos os procedimentos e nada, então resolvi fuçar embaixo do painel, porém como o espaço é bem curto, removi o rádio para ter mais visibilidade (tudo isso com os cabos desligados novamente). Descobri que tem um fio desconectado e desencapado (veio junto com o rádio quando puxei, mas acho que não é dele, pois nele tem um plug dos falantes, um terra e antena que estavam conectados), ele é marrom e está junto na abraçadeira com o fio branco que vai em um dos polos da chave de ignição, alguém sabe onde vai este fio?
Então dei uma mechida no chicote, reapertei os conectores e para minha suspresa, quando reencaixei os cabos da bateria o carro ligou normalmente.
Agora não sei se o rádio estava em curto ou se este fio marrom estava em curto em algum lugar lá dentro. O pior é que fica o receio de sair com o carro e ele me deixar na mão denovo. Então, gostaria de saber se alguém sabe onde vai conectado este fio marrom.
É viável comprar cabos novos e refazer os chicotes? Onde será que encontro estes fios com cores diferentes para vender? Vi que este fio marrom já está quebradiço então pode ser que seja ele ou que tenha outro fio em curto em algum lugar. Pelo que vi o antigo dono do gurgel nunca mexeu por ali, pois os fios parecem ser bem antigos e estão muito bem organizados.
Abraço pessoal e obrigado pela força !!!
Rodrigo
São Bernardo do Campo - SP
rdgbatista
 
Mensagens: 12
Data de registro: 30/Mai/2011 14:18

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor marcelocon » 29/Jul/2014 09:59

Bom dia amigo você resolveu seu problema com o mini, pois o meu esta com o mesmo problema ela rodando apaga total, tem dia que com ele frio vou ligar nada acende no painel e não liga, ja troquei o tambor da chave, bateria ok, tens alguma sugestão obrigado.
marcelocon
 
Mensagens: 3
Data de registro: 07/Nov/2010 20:13

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor Luiz C N » 15/Out/2014 12:56

Boa tarde ,resolveu seu problema de apagão??? o meu essa semana sai normalmente com ele fui troquei os pneus e estacionei na manha seguinte iria trabalhar com ele, dai nada de painel fui ver o aterramento tudo está ok ,bateria é nova um mês de uso ,tambor de ignição também fui fazer ligação direta e nada ... conclusão não tenho painel energia nele .Alguém já solucionou esse problema ??? Tem alguma ideia de onde possa ser "um fio principal ou outra coisa "???
Agradeço desde já qualquer ajuda...
Luiz C N
 
Mensagens: 3
Data de registro: 07/Out/2014 16:51

Re: Supermini apagando sozinho

Mensagempor Helio Neto » 16/Out/2014 20:17

Luiz C N escreveu:Boa tarde ,resolveu seu problema de apagão??? o meu essa semana sai normalmente com ele fui troquei os pneus e estacionei na manha seguinte iria trabalhar com ele, dai nada de painel fui ver o aterramento tudo está ok ,bateria é nova um mês de uso ,tambor de ignição também fui fazer ligação direta e nada ... conclusão não tenho painel energia nele .Alguém já solucionou esse problema ??? Tem alguma ideia de onde possa ser "um fio principal ou outra coisa "???
Agradeço desde já qualquer ajuda...

Nesses casos é bem grande a probabilidade do problema estar num dos conectores dos chicotes embaixo do painel ou no ponto da passagem dos fios entre o interior e o motor.
A melhor opção é procurar um auto-elétrico com experiência em chicotes de carros antigos.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR


Retornar para Elétrica

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron