MOTOR GURGEL BR800

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

MOTOR GURGEL BR800

Mensagempor PAULINHA LM » 02/Jan/2011 15:24

Olá, estou tentada a comprar um Gurgel BR800, mas gostaria de saber se caso tenha problema com o motor (do tipo impossível de retificar) se consigo reposição fácil sem fazer adaptações para outros motores?
e outras peças (manutenção geral) são muito difíceis de encontrar (moro no RJ e embora seja considerada uma cidade "grande" SP parece oferecer melhores condições para peças de carros antigos).
abraços,
Paulinha
PAULINHA LM
 
Mensagens: 1
Data de registro: 02/Jan/2011 15:16

Re: MOTOR GURGEL BR800

Mensagempor LeonardoL » 02/Jan/2011 21:55

Paulinha,

* Peças diversas do motor:

- Mesmas do Fusca ou, com raras exceções, do CHT (Escort). Qualquer distribuidora tem peças novas (a Nafil é uma referência, e fica aí no RJ).

* Camisas e outras peças que só existe no Enertron (juntas, anéis de vedação):

- Geremias e Joel (SOS Gurgel), em Curitiba/PR. Eles enviam. Talvez tenham outros mais perto de você na seção de peças e serviços aqui do Gurgel 800.
- Mercado Livre - só recomendo se não conseguir achar em outro lugar.

* Virabrequim (se por acaso, um dia, precisar):

- Susin Francescutti. Também enviam. É um pouco mais caro, mas tipo competição. É pra colocar e não se incomodar nunca mais.
- De vez em quando, aparece algum usado em revendas Gurgel (se quiser economizar - mas eu recomendo a opção acima).

O meu Enertron estava bem surrado e já na "metade" da vida útil da segunda retífica. Nem me arrisco a chutar a kilometragem. O antigo proprietário, quando me vendeu, disse que eu "devia trocar logo de marcha e não esticar muito a rotação". Ou seja, ele forçava o motor em baixa rotação, exatamente o oposto do que deve ser feito com um Enertron.

Depois de andar 3 meses, e de uma quebra de virabrequim, resolvi abrir ele em casa e arrumar eu mesmo, já que nunca me dei bem com mecânicos aqui em Florianópolis (e não estou falando de Gurgel). Até agora não tem nenhuma peça que eu não consegui usando o bom e velho Google.

Infelizmente não posso indicar mecânico, tanto pela questão da distância, tanto por não conhecer nenhum para recomendar. 8)

Abraços,
Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: MOTOR GURGEL BR800

Mensagempor macgessle » 03/Jan/2011 20:08

Leonardo,

não sabia que a empresa Susin Francescutti fabricava o virabrequim do enertron...bom saber disso... Agora vc sabe em média qto custa a peça ?? Tenhos pessoas precisando e vou passar a dica...

Abração.

Marcelo Freitas
Natal- RN
Br 800- 1990
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: MOTOR GURGEL BR800

Mensagempor LeonardoL » 03/Jan/2011 23:36

macgessle,

Eles fabricam sob encomenda. É um mercado "especial" que eles atendem, como se fosse um virabrequim especial para competição. Não é o foco deles, mas eles atendem tão bem quanto aos clientes alemães. :wink:

Parece que eles tinham feito só um outro antes do meu, que é quem tinha enviado o virabrequim original para eles copiarem o modelo.

O preço é basicamente um terço a mais do que você paga num virabrequim original/usado, com as lojas e revendas que existem por aí.

Não é barato, mas é importante lembrar que se trata de um bloco de aço 4340 forjado - que é usinado e recebe tratamentos térmicos e químicos. Para ter uma idéia, é o mesmo material usado para fabricar virabrequim de caminhões e tratores.

Sugiro ligar lá e falar com o Roberto. O ideal é enviar o seu antes, para eles poderem comparar com as medidas ao final do processo.

Tenho algumas fotos do meu que ainda preciso postar.. na verdade, tenho fotos de toda a reforma do motor para postar, assim que as coisas acalmarem vou juntar todas e botar aqui em algum tópico.

Qualquer coisa, estamos aí.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 12 visitantes

cron