Supermine com motor NX400

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Supermine com motor NX400

Mensagempor Marcos Betim » 15/Dez/2010 22:40

Boa Noite ... Tenho um supermine., e o motor fundiu. Ai coloquei um de vw 1300, e ficou uma B.. faz muito barulho. Tirei o motor, o carro esta parado há 4 anos . ai comprei uma caixa 5 marchas, e um motor renaut do corcel 1, para colocar . Como aki na minha cidade esta difícil de achar um mexanico pra fazer o serviso. Ai estou pensando em adaptar um motor da moto nx 400 cc que tem 36 cv , e acho que vai puxar o carrinho mole mole. Estou pensando em deixar a caixa do Gurgel, e adaptar o eixo da nx no eixo da caixa., e deixar a caixa do Gurgel em 4: marcha que daria 1 por 1 e usaria a caixa da nx. Se em algum lugar ele ficasse ruim para subir, colocaria a 3: do Gurgel e com isto aumentava a forca, E a caixa do Gurgel serveria para dar a Re.O que vcs acham.
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor felipe.victor » 16/Dez/2010 00:21

cara, tem q haver sincronia do motor com a caixa... tipo... tem q ver o torque maximo do motor... a rotação deve ficar alta p/ caramba p/ boder arrastar o carro, o consumo vai ser alto, a refrigeração vai ser ruim e tu nunca vai conseguir regularizar essa gambiarra doida ai... cara, quer um conselho... pega esse motor e essa caixa q tu comprou, arranja um mecanico nem q seja em outra cidade p/ fazer essa adaptação, q terminando tudo tu vai ficar com um exelente carro!!! faz sem pressa, o carro ja ta parado a mo tempão mesmo,... cara, essa a daptação do motor do corcel com caixa do chevette fica muito boa!!! nem se compara com essa gambiarra q tu ta querendo fazer...
abraço!
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor Izaias Junior » 16/Dez/2010 18:03

Eu conheço um Professor PARDAL que adaptou um motor de Twister em um Supermini e ficou um negócio estranho. Ele usou o câmbio e embreagem da própria moto, acoplando o pinhão da moto ao primário da caixa por uma luva, da mesma forma que o companheiro pensa em fazer. Por enquanto está em fase de teste, só quero ver ele pegar uma ladeirinha ou uma rampa e precisar parar no meio, depois tentar dar a saída para a embreagem patinar e o carro não sair do lugar. Se colocasse uma embreagem com o volante e um mancal antes do motor, depois acoplasse o virabrequim ligado ao volante por uma luva, de forma que a ao debrear não haver a pressão sobre o virabrequim da moto e sim no mancal, aí a coisa desse certo. Vou postar umas fotos da gambiarra dele. E vi um outro que substituiu as camisas com cilindros por camisas de fusca 1600 e após a polia, uma hélice do tamanho do mundo. Ficou refrigerado a ar. Aí vai umas fotos do BR com motor de moto.
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor felipe.victor » 16/Dez/2010 23:38

Fala sério!!! Muito mais facil adaptar o motor do corce... q gambiarra doida!!! deve ficar confiavel q eh uma beleza...
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor Marcos Betim » 17/Dez/2010 22:15

Olha pensei em colocar o motor da nx 400, porque achei o que quase chegava na mesma potencia do Gurgel. E também parece que e mais fácil de adaptar. Pensei fazer um eixo que pegue no eixo do pinhão e encaixe no eixo da caixa como o das fotos que o Isaias Junior postou., Acho que vai puxar o carro sem muito esforço. Estou tirando base pelo alguns triciclo que estão sendo adaptados usando a moto Honda de 150cc, par carregar botijões de gás ., São ate 12 botijões mais a carretinha com diferencial isto tudo não pesa menos que 500 kilos ,e o motor 150cc puxa tranqüilo. Se colocar o da nx no Gurgel acho que fica bom. Com isto a frente fica leve e ainda vai sair o peso do motor, Se for olhar pelo lado pratico o motor da nx fica com menas gambiarra, do que qualquer outro motor., primeiro e mais fácil de instalar, e mais leve, menos peso, e quando precisar de retifica e só tirar e levar em uma sacola para a retifica de tão leve que e. Eu abrir este tópico com intenção de me darem uma luz, e sugestões. O motor do corcel, sem sombra de duvidas e um ótimo motor.,Mas e pesado, e eu vi um instalado no br800 e a frente fico rebaixada e a fibra trincou. Por isso peço a quem puder me ajudar com sugestões, agradeço.
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor LeonardoL » 21/Dez/2010 10:57

Marcos,

Não quero desanimá-lo, nem dizer que não vai funcionar - porque por funcionar, até um fio de algodão serve como lâmpada... o problema é como vai funcionar, e por quanto tempo.

Primeiro, jamais compare motores olhando só a potência, ainda mais de propósitos tão diferentes. A questão é o famingerado torque, que vai definir o comportamento geral do carro. Um motor de moto tem torque baixíssimo em baixo giro, o que vai fazer com que o motorista tenha que usar a embreagem continuamente para o carro sair do lugar. Tudo bem que embreagem de moto normalmente é refrigerada a óleo, mas mesmo assim ela será forçada ao limite - assim como o resto do conjunto do motor. Lembre-se que a moto pesa uns 150 kg, enquanto o BR-800/Supermini pesam 650kg, então o motor da Twister e similares também foi dimensionado para uma carga muito menor.

É bem possível que em pouco tempo você tenha uma biela entortada, ou algum outro problema similar, por excesso de esforço no motor.

Um comentário que fiz sobre o Enertron x motores de moto, em uma outra discussão:

[...] tem uma frase que sempre uso quando ouço aquela velha história dos cavalos, que é: "as pessoas dirigem TORQUE, mas compram POTẼNCIA". A frase não é minha (acredito que a original seja em inglès), mas cabe muito bem no contexto: o Gurgel não fez um carro esporte, mas um carro para ser usado na cidade tranqüilamente.

Por exemplo: você comentou de uma moto da Honda de 750cc que chega a até 60 cavalos - mas olhando os números do motor desta moto, vi que o torque máximo só é atingido lá perto dos 7500rpm, e a potência máxima aparece só nos 8500rpm. Um motor com este tipo de preparação iria ser quase indirigível na cidade, e não iria sair do lugar a não ser que o motorista literalmente "esgoelasse" o motor.

O torque máximo do Supermini aparece já a 2500rpm, e é de 66Nm - mais que o torque máximo da moto da Honda, 64Nm. Encontrei um teste de dinamômetro desta moto, e a 2500rpm ela tem cerca de 40Nm. Em números: a 2500rpm o Enertron tem 23cv, enquanto esta moto tem apenas 13cv. Para o trânsito urbano, esse motor de 750cc precisaria de um câmbio reduzidíssimo, e o consumo com certeza seria muito pior - resultado das perdas por bombeamento, atrito das partes móveis, entre outros. Pode até servir para uma moto esportiva, mas não para um carro urbano.


Resumindo: dá para adaptar? Talvez dê, se você dividir muito o giro, ou se adaptar dois motores trabalhando em paralelo. Mas simplesmente tirar um motor e colocar o outro não vai render os resultados esperados.

E é isso!

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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor mgraner » 22/Dez/2010 08:05

Olá LeonardoL,

Aproveitando o gancho volto ao velho assunto da adaptação de motores no BR 800.
Apesar do Enertron ser um motor dimensionado para o BR 800, hoje não dá para confiar em uma viagem ao litoral por exemplo, a não ser que voce entenda de mecânica ou possa pagar por cada aperto de parafuso para mantê-lo tinindo.
Hoje uso o BR 800 para pequenos percursos e mesmo assim, sempre aparece algum novo problema.
Em vista disso, gostaria de sua opinião sobre qual motor posso adaptar, sem ter que fazer gambiarras mirabolantes, visando o custo x benefício e possa ser usado normalmente.
Estou entre o motor a ar com coroa e pinhão do Chevette automático ou motor CHT do gol/Corcel. Qual desses seria mais adequado ?
Tenho o câmbio do maverick. Se eu colocar o motor do fusca 1300, só trocando coroa e pinhão resolve o problema da diferença de rotação/torque ?
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor Izaias Junior » 22/Dez/2010 19:16

Leonardo,
estou lhe devendo o esquema do módulo, só que ele está no HD antigo que é IDE e meu novo computador é SATA, tenho que comprar o adaptador IDE / SATA e depois disso é que te envio, OK?
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor mcfernandes » 27/Dez/2010 21:01

Já que vc tem os dois motores, coloque primeiro a caixa de 5 de chevette com o motor do fusca, o meu é assim e estou satisfeito, se depois não ficar sartisfeito coloque o motor do corcel, coloque as molas do Gol quadrado que usa GNV, que são refoçadas e frente ficara com boa altura
Artigo Reforma do meu Gurgel Supermini: http://www.gurgel800.com.br/artigos/?p=300

Video Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=8XBW4VrLqSE

Álbum da web: http://www.gurgel800.com.br/meugurgel/meugurgel.php?g=366,2,1
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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor LeonardoL » 02/Jan/2011 17:03

mrgraner,

O que observei em todos relatos até hoje, é que existem motores individuais com problemas - normalmente com sintomas crônicos que são remediados e não são devidamente tratados, mascarados de venda em venda ou de mecânico em mecânico. Até que o pior acontece. Não estou dizendo que são todos os casos, mas a grande maioria. Há muito casos também de pessoas que usam o carro por décadas a fio sem ter qualquer problema. Seja um Supermini ou um Escort Hobby.

Se um Enertron não é confiável, um CHT também não teria como ser - já que os dois têm construções semelhantes e funcionam de forma parecida. A mesma coisa vale para o boxer.

A minha sugestão seria refazer o Enertron do zero, assim como seria feito com o novo motor.

Entretanto, SE você procura maior potência ao custo de mudar um pouco a distribuição de peso do seu carro e ter todo um trabalho de compatibilização de peças, na minha opinião o mais indicado seria adaptar o CHT. Mais silencioso, mais econômico e mais moderno.

Sobre a relação de marchas, teria que compatibilizar o torque máximo com as rotações e velocidades desejados. Para isso não há resposta "certa", e sim ajustes visando maior economia ou desempenho, uso em cidade/estrada. O ideal é usar como referência um carro de mercado com características semelhantes, para não errar.

No site Gurgel 800 tem um "calculador" de relações/câmbios e velocidades (http://www.gurgel800.com.br/diversos/calculo.php). Fica como exercício. 8)

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Re: Supermine com motor NX400

Mensagempor marcelo236 » 07/Fev/2011 20:12

Olá em 1 lugar esse motor é de uma Twister ou tornado de apenas 250 cc e só 23 cv.... sem chance a minha Falcon Fazia 15 KM por litro !!! e na estrada chegava aos 20 / 21 isso com 150 kg da moto imagina num de 650 kg... Att.
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