Virabrequim

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Virabrequim

Mensagempor fernando xavier » 11/Fev/2006 15:03

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Infelizmente aconteceu: ao desmontar o motor do meu BR, o virabrequim estava quebrado ao meio. O difícil é acreditar como aconteceu: eu estava em um declive e coloquei o cambio em ponto morto (banquela) não acelerei, não dei tranco, nada disso!!! simplesmente o motor começou a fazer um barulho muito estranho; imediatamente desliguei o carro e abri o capô para dar uma olhada, mas já suspeitava do que seria. Como era um domingo, não consegui ninguém para me rebocar e o jeito foi funcionar o motor novamente e seguir para casa, num percurso de mais ou menos uns 5 Km. Pois o motorzinho é raçudo!!! me levou até em casa (se bem que eu achava que iria sair cavaco de ferro quando abrisse o motor). Na desmontagem, nenhum pedaço - somente quando tirei o virabrequim que ví que o mesmo estava partido ao meio.
A minha pergunta é a seguinte: como ele quebrou??? (o motor estava em marcha lenta e sem carga) o óleo era nôvo e o filtro também. ??????
Agora a pergunta mais difícil: AONDE VOU CONSEGUIR UM VIRABREQUIM - pode até ser usado.
Aguardo contatos.
fernando xavier
 
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Mensagempor wwelzl » 12/Fev/2006 08:52

Que pena :( , Fernando...

Mas o virabrequim não quebra de uma vez, normalmente ele quebra por fadiga do material, isto quer dizer que ele já vinha sofrendo um esforço antes de quebrar de vez.
O meu também já quebrou (por fadiga), então examinando :? o motor notei que o rolamento da tampa frontal estava desalinhado em relação aos mancais do bloco; então aumentei um pouco os furos de fixação da tampa frontal (por onde passam os prisioneiros) e na hora da montagem deixei as porcas frouxas e dei umas voltas no virabrequim para centralizar a tampa, depois apertando as porcas com o torque especificado, problema resolvido :!:
Na época, eu achei um 0,25 na SOS Gurgel por R$400,00 :P , enquanto na Yamauto custava R$1.000,00 :evil:

Boa sorte
Walter
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Re: Virabrequim

Mensagempor Patrícia Stocco Heltai » 12/Fev/2006 10:01

Bom dia,

Infelizmente o que aconteceu com o seu virabrequim, tb ocorreu com o meu... e na Yamauto ele custa R$ 1.770,00 um absurdo....
Pelo estrago que fez, quebrou tb o sensor de rotação.... e outras coisitas... o jeito é adaptar um motor de VK.... se tiver alguma solução, tb estou nesse barco....
Patrícia Stocco Heltai
 
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Mensagempor fernando xavier » 12/Fev/2006 15:30

Obrigado Walter e Patrícia: Caramba!!! por este preço dá para comprar um motor de VW inteiro.
Vamos ter de pesquisar. Felizmente, no meu motor quebrou somente o virabrequim, nada mais.
Um abraço à todos
fernando xavier
 
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Mensagempor HOT_62 » 13/Fev/2006 10:07

Caramba!

por esse preço dá pra comprar um motor Vw inteiro e preparado!!

Será que não dá pra cotar em alguma ferramentaria pra eles copiarem o vira do BR em Aço ?

[]s
Estevam
Abraços,
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Mensagempor Helio Neto » 13/Fev/2006 11:46

HOT_62 escreveu:Será que não dá pra cotar em alguma ferramentaria pra eles copiarem o vira do BR em Aço ?


Pois é, uns 3 anos atrás o pessoal da SOS Gurgel comentou que ainda não compensava fundir novos virabrequins porque precisaria ser um lote de uns não sei quantos (100, 500, não lembro) para que custasse menos que o que pediam na época, que acho que era R$600 ou 700.

Do jeito que está hoje, acho que já passou do ponto de começar a valer a pena reproduzir, será que não?

E se fosse forjado, então... Eu já estaria na lista para garantir um para usar no futuro.

[]'s
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Mensagempor fernando xavier » 16/Fev/2006 06:46

Em conversa com o sr. Darci da SOS Gurgel, chegamos a um ponto em comum: infelizmente existe um erro de projeto nos motores Enertron: falta um apoio para o virabrequim para poder absorver a força de impacto das explosões entre os dois cilindros. Este apoio do virabrequim seria no meio entre as duas bielas. Mesmo no antigo motor da CB 400 existe este apoio de mancal. Quando ocorrem as detonações, a carga das mesmas é transferida por inteiro ao virabrequim, causando um esforço naquele sentido. Com o passar dos anos, este esforço pode ser traduzido como uma pequena fissura que chega ao ponto final de quebrar.
Creio que este apoio não chegaria a aumentar a largura do motor em não mais que 5 - 6 centímetros.
Bom, como meu motor está desmontado, gostaria de perguntar se alguém adaptou um rolamento na tampa traseira do virabrequim - estou pensando em colocar um rolamento lá. Teria de ser um com uma face aberta (lubrificação) e do lado de fora, fechado.
Um abraço à todos:
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Seria um BR "roletado"
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Mensagempor HOT_62 » 16/Fev/2006 08:47

fernando xavier escreveu:Em conversa com o sr. Darci da SOS Gurgel, chegamos a um ponto em comum: infelizmente existe um erro de projeto nos motores Enertron: falta um apoio para o virabrequim para poder absorver a força de impacto das explosões entre os dois cilindros. Este apoio do virabrequim seria no meio entre as duas bielas. Mesmo no antigo motor da CB 400 existe este apoio de mancal. Quando ocorrem as detonações, a carga das mesmas é transferida por inteiro ao virabrequim, causando um esforço naquele sentido. Com o passar dos anos, este esforço pode ser traduzido como uma pequena fissura que chega ao ponto final de quebrar.
Creio que este apoio não chegaria a aumentar a largura do motor em não mais que 5 - 6 centímetros.
Bom, como meu motor está desmontado, gostaria de perguntar se alguém adaptou um rolamento na tampa traseira do virabrequim - estou pensando em colocar um rolamento lá. Teria de ser um com uma face aberta (lubrificação) e do lado de fora, fechado.
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Seria um BR "roletado"



Fernando,

Em outro forum estavamos discutindo sobre a adaptação de rolamentos no lugar das bronzinas, e todos nós chegamos a mesma conclusão: Os rolamentos não aguentam esforços de carga e descarga por muito tempo, que seria o esforço ciclico do virabrequim, por isso foi adotado o sistema de mancal de escorregamento, que aguenta muito mais carga.

Na decada de 70 a Porsche e outras grandes, fizeram motore roletados, mas essa tecnologia caiu em desuso por conta da baixa durabilidade.

Não creio que seje conveniente fazer tal adaptação.

Quanto ao vira, tb não acho que seje erro de projeto e sim de material, o material que é feito o vira do Enertron deve ser muito fraco, digo isso pois o motor Vw a ar possui apenas 3 mancais, e entre os pares de cilindro é identico ao Enertron, sem mancal.

Isso me levou a pensar numa futura fabricação de um vira a partir de um vira de fusca. As partes que seriam diferente seriam feitas de aço e embuchada no vira novo.

Fernando, teria como vc tirar uma foto do vira do BR quebrado? Não encontrei em lugar algum uma foto desse vira....

[]s
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Mensagempor wwelzl » 16/Fev/2006 11:16

Estevam

No site Gurgel, na parte de publicações QR, Desmonte/60.000km, tem foto do virabrequim.
Walter
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Mensagempor HOT_62 » 16/Fev/2006 11:55

wwelzl escreveu:Estevam

No site Gurgel, na parte de publicações QR, Desmonte/60.000km, tem foto do virabrequim.


Ok, Obrigado!

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Mensagempor HOT_62 » 16/Fev/2006 12:16

Deem uma olhada, vcs não acham ser possivel fazer um apartir do outro?

Imagem

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A parte traseira é aparentemente igual, com excessão daquela espiga que eu não consegui identificar na foto... a parte da frente eu acho que daria pra fazer uma luva e embuchar no local...

Se alguém souber de um vira quebrado de BR para doar ou vender me avisem.... servirá de base pras medidas das partes dianteiras e traseiras... Vira de fusca eu tenho 2 de aço em casa...

[]s
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Virabrequim

Mensagempor Fernando João » 16/Fev/2006 13:42

Amigos,

Quando comprei meu BR-800, fui na "especializada" da região pra dar uma geral no carrinho. Chegando lá, o mecânico me alertou para "nunca fazê-lo pegar no tranco" e "nunca forçá-lo em baixas rotações".
Segui essas regras a risca, mas, exatamente um ano depois de ter comprado o carro, o virabrequim quebrou.
Imagem
De inicio achei que fosse algo raro de acontecer, mas hoje sabemos que isso é bastante comum...
Já ouvi falar que este problema se deve a um lote de virabrequins que tinham falha no material.

Outro problema que ocorreu comigo (ocorreu duas vezes): camisa riscada. Da primeira vez, achei que fosse erro na hora da montagem. Como aconteceu duas vezes, em um lado apenas, tinha alguma coisa errada...
Imagem
Na foto dá pra notar onde o pino do pistão riscou a camisa.


Voltando ao assunto "virabrequim": O virabrequim do Fusca tem 3 macais e o motor do Corcel I tem 5 mancais. O motor Enertron tem apenas 2 mancais - poderia ter mais um no centro, seria mais um ponto de apoio.
Por que será que a Gurgel não criou o motor utilizando um virabrequim comercial (de Fusca, por exemplo)? Teríamos então, um Enertron de 800cc com 4 cilindros. Aquele carrinho importado, o VIVIO, tem motor de 4 cilindros e 660cc. Mas o Sr. João Gurgel teve seus motivos...
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Re: Virabrequim

Mensagempor HOT_62 » 16/Fev/2006 13:51

Fernando,

Tem como vc me mandar fotos desse seu vira em detalhes? principalmente da parte da frente e de tras?

Pode ser em PVT, se possivel. evilbarbecue@globo.com

Obrigado,
Estevam Cavazin
Abraços,
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Fotos do virabrequim

Mensagempor Fernando João » 17/Fev/2006 00:58

Estevam,

Coloquei as fotos no endereço
http://www.gurgel800.com.br/manutencao/virabrequim/

A qualidade das fotos não é muito boa. Na época (agosto/2003), não existiam boas máquinas digitais. :roll:
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Mensagempor HOT_62 » 17/Fev/2006 06:22

Obrigado!

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