Virabrequim

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Virabrequim

Mensagempor rafak_2 » 16/Abr/2010 23:32

Gostaria de saber como ficou a situação dos virabequins. Aquela empresa de SP tá fabricando? Eu tenho um Supermini 92 e o virabrequim quebrou...
rafak_2
 
Mensagens: 1
Data de registro: 16/Abr/2010 23:27

Re: Virabrequim

Mensagempor Helio Neto » 17/Abr/2010 03:12

Kyran, rafak_2,

o que eu soube de concreto, através do próprio Darci, na época, é que uma pessoa conhecida dele havia bancado particularmente a fundição de um lote de 50 virabrequins, que só seriam usinados antes da venda, no passo em que fossem aparecendo os compradores. Muito improvável que todos já tenham sido vendidos, acredito que muitos ainda estejam no estoque. Mas a única pessoa que deve estar totalmente por dentro desta situação e que pode dar informações confiáveis é o Geremias. Basta ligar para ele, vejam o contato postado duas mensagens acima.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Virabrequim

Mensagempor LeonardoL » 26/Mai/2010 19:01

Kyran,

Meu virabrequim quebrou também e estou procurando um substituto mais confiável - ou seja, que não seja o original.

Falei com o Geremias ontem, ele comentou que elesjá venderam o lote inicial e estão negociando a compra de uma forma/molde do virabrequim com um rapaz do RJ, para fabricar mais um lote de 10 (inicialmente) diluindo melhor o custo. Ele me passou uma data limite pra um resposta, que seria de 16 a 18 de junho.

Se ainda tens interesse, dá uma ligada pra ele que com mais interessados quem sabe ele acabe agilizando.

Abraços,
Leonardo

PS: Essa da solda foi boa... provavelmente o virabrequim iria quebrar na primeira acelerada, se não antes. :lol:
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Virabrequim

Mensagempor Helio Neto » 27/Mai/2010 00:47

LeonardoL,
não sei se nesse caso a "solda" se refere a isso, mas uma coisa muito comum que é feita para reaproveitar virabrequins de Enertron é pegar um já prá lá de retificado e "encher" de solda, para ele "ressucitar" até a medida original.
Isso é apenas jogar dinheiro fora, pois não só o virabrequim vai quebrar do mesmo jeito, quando tiver que quebrar, como também vai ficar ainda mais enfraquecido estruturalmente. Não adianta nada.
(g2) Supermini 92
(g1) Carajás 89/87
(g1) Tocantins 91
Helio Neto
 
Mensagens: 256
Data de registro: 18/Out/2005 17:13
Localização: Curitiba-PR

Re: Virabrequim

Mensagempor LeonardoL » 13/Jun/2010 22:23

Helio,

Com certeza, é dinheiro fora duas vezes: uma pra encher de solda e outra pra comprar uma peça nova...

Aqui neste fórum eu já vi gente falando em encher diversos tipos de eixos com solda, e particularmente acho que isso é um perigo: já pensou, você enche aquela ponta de eixo da roda dianteira com solda, aí a 90km/h você passa num buraco e tal roda resolve te ultrapassar?

Esse tipo de peça (virabrequim, pontas de eixo, etc) tem que ser fundido ou forjado do zero, e aí tratado.. com a solda, você dificilmente vai conseguir um resultado que fique tão bom quanto o original.

Eu ainda prefiro ficar com um eixo bem "gasto" do que um eixo que foi enchido de solda.

E é isso!
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Virabrequim

Mensagempor cafb » 15/Jun/2010 07:54

Me informaram que tem uma firma de São Paulo que fabrica bronzinas acima das medidas de ultima medida das fabricas de reposiçaõ.
Se algum colega conhecer essa firma,favor passar o endereço ou forma de contato.
Obrigado.
cafb
 
Mensagens: 228
Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Re: Virabrequim

Mensagempor mgraner » 26/Mai/2011 13:51

Estamos em maio de 2011 e sinto que os BR 800 Enertron estao na reta final de extincao ou ficando apenas como objeto de decoracao e curiosidade. Algum colega tem alguma nova informacao sobre virabrequins ? Será que terei que colocar um motor cht no meu BR 800 que ainda é original e andando todo dia, quando quebrar ?
BR 800 SL 91 - Vermelho - Enertron
Avatar de usuário
mgraner
 
Mensagens: 53
Data de registro: 20/Ago/2010 10:41

Re: Virabrequim

Mensagempor macgessle » 26/Mai/2011 17:31

Senhores,

Entrei em contato recentemente com a SOS gurgel Curitiba e eles tinham encomendado a manufatura de virabrequins e estava disponivel para venda...

Agora em contato com a Susin Francescutti Metalúrgica Ltda....eles tinham o desenho da peca e inclusive ja haviam vendido algumas pecas sem nenhum problema... Essa empresa trabalha com virabrequins de Maquinas de grande porte, inclusive de caminhoes da Formula Truck, ou seja, tem um padrao razoavel de qualidade...segue o email que me foi enviado como resposta:

Sr. Marcelo, bom dia

Fabricamos, sob encomenda, o virabrequim Gurgel, conforme segue:

Virabrequim p/motor Gurgel, 2 cilindros
-Construído em aço forjado SAE 4340, temperado e revenido
-Tratamento termico final por nitretação gasosa
-Dureza do núcleo 28 a 32 Hrc
-Dureza superficial medida com micro-durometro de 650 Hv (57 Hrc aprox.)
-Dimensões conforme projeto original.

Valor
Tabela R$ 1.970,00, com desconto de 5% = R$ 1.870,00
Condições de pagamento: 50% no pedido, saldo na entrega
Prazo de entrega: 4 a 5 semanas
Frete: FOB

Em anexo, desenho parcial do virabrequim.

Dúvidas estamos a disposição.

Obrigado

Roberto A. Gubert
Susin Francescutti Metalúrgica Ltda.
Virabrequins e Comandos de Válvulas
Rua Luiz Francescutti, 232 - B. Pioneiro
Caxias do Sul - RS - Brasil - Cep: 95042-595
e-mail: vendas@sufran.com.br
home-page: www.sufran.com.br
Fone: (54) 3224 8600
[/i][/i]
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: virabrequim

Mensagempor wwelzl » 30/Mar/2012 07:59

Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: virabrequim

Mensagempor brauliogurgel » 02/Abr/2012 11:50

Mas por 1200 vai comprar um motor em péssimo estado, vai ter que arrumá-lo, terá os inconvenientes de adaptar, arrumar documentação e sempre terá um carro que vai gastar mais, mais barulhento e desvalorizado na hora de venda.
brauliogurgel
 
Mensagens: 205
Data de registro: 30/Mar/2009 22:32

Re: virabrequim

Mensagempor macgessle » 05/Abr/2012 17:52

Senhores,

por esse valor compensa demais, principalmente se for de boa qualidade.. lembrar que até pouco tempo nao tinhamos opção e tinhamos que pagar 800, 1000, e até esse preço por um usado... Adaptação nunca vai ficar bom... e o gasto para adaptar com certeza dá para refazer totalmente o motor enertron e rodar tranquilo... Eu moro em Natal-RN e nao encontro dificuldade para enconrtar as peças... Um virabrequim não é uma peça que se troca com frequencia, temos carros com 20 anos aí rodando com os viras originais ainda no primeiro, segundo cortes... Então dá pra diluir esse valor com o tempo... Pense direitinho, vale a pena manter o motor original... Se voce tem problemas frequentes com o motor, quem sabe não é o momento de fazer GERAL e com um mecânico de procedência, com certeza voce nao irá se arrepender e nao irá gastar mais do que a adaptação...

Abração e Boa sorte.

Marcelo Freitas
Supermini 1992
Natal-RN
--------------------------------
==============================================
Marcelo Freitas
Natal-RN
[b]Supermini 1992[/b]
==============================================
Avatar de usuário
macgessle
 
Mensagens: 71
Data de registro: 16/Out/2007 17:28

Re: virabrequim

Mensagempor jamerico » 02/Mai/2012 20:14

Prezado celsonbh,
O seu virabrequim quebrou?
Estou procurando um virabrequim quebrado para ter as medidas de um original e tentar trabalhar um de algum carro ja existente para termos uma alternativa mais em conta.
Se puder disponibilizar o quebrado eu agradeço.

Um abraço

Jose Americo
jamerico
 
Mensagens: 101
Data de registro: 13/Abr/2012 23:08

AnteriorPróximo

Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 23 visitantes

cron