Fazer motor funcionar (Enertron)

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor morte_ed » 07/Set/2010 21:07

Bom depois de ouvir as vantagem do motor enertron e constatar eu mesmo resolvi colocar o motor novamente no meu que ja tinha comprado com motor de fusca mas eu estou com um problema que

1 eu não sei resolver
2 não tem mecanico competente para resolver
3 o unico que tem está muito longe

então peço a ajuda de voceis porque o meu carro apresenta o seguinte sintoma. Não liga.....

tem faisca, partida gira bem, tem combustivel, mas quando eu dou partida ele estoura no final minha opinião é o esticador de corrente que está frouxo porque sei que mexeram nele sem minha presença e agora não sei o q fazer se alguem tem uma idéia agradeço.. (g1)
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor wwelzl » 08/Set/2010 09:05

Se está desconfiado que o problema é na corrente, então tire a tampa frontal e verifique se está tudo em ordem:
- posicionamento das engrenagens (marcas alinhadas)
- estado do esticador
- estado da corrente

Verifique também se os fios do sensor estão ligados corretamente no módulo e os imãs do volante estão em ordem.

Boa sorte...
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor morte_ed » 08/Set/2010 10:54

mas ae vou precisar trocar juntas neh?! e tem óleo na area tbm.... so perguntando.... vou fazer isso
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43

Re: Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor wwelzl » 08/Set/2010 19:04

Se tirar a tampa frontal com cuidado, com o auxílio de uma espátula, não costuma estragar a junta. Não sai óleo tirando a tampa frontal.
Walter
Caraguatatuba/SP
wwelzl
Mecânico Gurgel
Mecânico Gurgel
 
Mensagens: 250
Data de registro: 21/Out/2005 07:58
Localização: Caraguatatuba/SP

Re: Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor LeonardoL » 12/Set/2010 21:30

morte_ed,

Compartilho da opinião do Walter (wwelzl), acho interessante abrir a tampa frontal e verificar.

Estourar no final parece alguma coisa errada com o ponto ou com o comando de válvulas - o que poderia ser:

a) volante/ímãs montados incorretamente;
b) problemas no sincronismo do comando de válvulas (esticador, ajustes, etc).

Boa parte dos procedimentos básicos que você precisa fazer para desmontagem e ajustes estão descritos no manual, que está digitalizado na página principal do Gurgel 800... é só dar uma procurada lá que você encontra.

O que não diz lá é o conhecimento mais "genérico", que se encaixa exatamente o que o Walter falou: usar uma espátula para tirar a tampa, pois uma chave de fenda vai amassar o alumínio ou estragar a junta. No máximo, quando você abrir vai sair um pouco de óleo residual, mas o cárter fica muito abaixo deste ponto, e não deve vazar óleo (a não ser que você incline o motor para frente).

Depois de desmontado, o manual é um ótimo guia novamente. Um aviso: se você quiser verificar o sincronismo, talvez não consiga enxergar a marcação da engrenagem do virabrequim - o tubo que vai sobre a parte da frente do virabrequim tampa o furo de marcação da engrenagem (usado para linhar os dois eixos visualmente). Pelo menos, este era o caso do meu: tive que tirar a engrenagem e o tubo para então poder ver a marcação.

Por fim, para ter certeza, na hora de re-montar use silicone de alta temperatura para selar novamente - aí, mesmo que você dè uma cutucada ou machuque a junta de alguma forma, ela não vai vazar quando re-montar.

Qualquer coisa, estamos aí.

Leonardo
Gurgel Supermini 93
LeonardoL
 
Mensagens: 59
Data de registro: 18/Mar/2010 02:52
Localização: Florianópolis/SC

Re: Fazer motor funcionar (Enertron)

Mensagempor morte_ed » 13/Set/2010 13:49

Obrigado pessoal eu vou meter a mão ainda deus queria que resolvo rapido pois isso ja ta dando dor de cabeça
Reforma de br 800sl
http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=532
[url]www.gurgelcampinas.com.br[/url]
morte_ed
 
Mensagens: 479
Data de registro: 20/Out/2007 11:43


Retornar para Mecânica em geral

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 21 visitantes

cron