por LeonardoL » 12/Set/2010 21:30
morte_ed,
Compartilho da opinião do Walter (wwelzl), acho interessante abrir a tampa frontal e verificar.
Estourar no final parece alguma coisa errada com o ponto ou com o comando de válvulas - o que poderia ser:
a) volante/ímãs montados incorretamente;
b) problemas no sincronismo do comando de válvulas (esticador, ajustes, etc).
Boa parte dos procedimentos básicos que você precisa fazer para desmontagem e ajustes estão descritos no manual, que está digitalizado na página principal do Gurgel 800... é só dar uma procurada lá que você encontra.
O que não diz lá é o conhecimento mais "genérico", que se encaixa exatamente o que o Walter falou: usar uma espátula para tirar a tampa, pois uma chave de fenda vai amassar o alumínio ou estragar a junta. No máximo, quando você abrir vai sair um pouco de óleo residual, mas o cárter fica muito abaixo deste ponto, e não deve vazar óleo (a não ser que você incline o motor para frente).
Depois de desmontado, o manual é um ótimo guia novamente. Um aviso: se você quiser verificar o sincronismo, talvez não consiga enxergar a marcação da engrenagem do virabrequim - o tubo que vai sobre a parte da frente do virabrequim tampa o furo de marcação da engrenagem (usado para linhar os dois eixos visualmente). Pelo menos, este era o caso do meu: tive que tirar a engrenagem e o tubo para então poder ver a marcação.
Por fim, para ter certeza, na hora de re-montar use silicone de alta temperatura para selar novamente - aí, mesmo que você dè uma cutucada ou machuque a junta de alguma forma, ela não vai vazar quando re-montar.
Qualquer coisa, estamos aí.
Leonardo
Gurgel Supermini 93