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Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 26/Jul/2010 21:01
por morte_ed
Bom gente estou aqui pedindo uma opinião de quem tem motor original hoje estou super feliz porque eu comprei o motor original do meu BR e tenho pretenções para ele.... a pergunta é a seguinte o radiador do BR é bem pequeno sendo assim fisicamente possivel colocar outro mas eu queria colocar um radiador de óleo e pergundo por onde eu poderia tirar o óleo e onde retornaria o mesmo já resfriado? Abraços

Re: Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 27/Jul/2010 08:56
por wwelzl
Acho que o lugar mais fácil seria na saída do filtro de óleo.
Teria que fazer uma flange entre o bloco do motor e o suporte do filtro de óleo, desviando a saída do filtro de óleo no suporte do filtro para fora e retornando para a entrada no bloco.
Mas tenho uma dúvida se a bomba de óleo teria potência suficiente para manter a pressão necessária com todo este trajeto adicional das mangueiras + o radiador de óleo...

Re: Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 27/Jul/2010 10:59
por topatodas
Olás, sem querer ensinar ao padre como resar a missa,mesmo porque nem sei se a ideia é viável: e se a captacao do oleo fosse feita no suspiro (nesse caso remover-se-ia o celeron)? Assim vc. captaria o oleo em estado quente (o vapor de oleo ainda precisaria de uma saida do ar depois que condensasse) e retornaria ao cárter (depois de passar pelo radiador) por um orificio no bujao? Neste caso o radiador ficaria em pe com a entrada de oleo quente em cima/saida em baixo. Nao sei se é eficiente do ponto de vista do resfriamento, mas como funciona por gravidade nao envolveria a bomba de oleo. Imagem

Re: Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 27/Jul/2010 18:49
por morte_ed
A ideia é boa o filtro de óleo mas não sei.... vou ver com o mecânico pra ver se tem algum metodo de medir a pressão do óleo do motor e se é viável esse radiado

Re: Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 28/Jul/2010 20:59
por cafb
Radiador de oleo é para esfriar o oleo que vai circular pelo motor(galerias de oleo ,eixo,bielas)é colocado em serie com essa linha de lubrificaçaõ com pressão .

Re: Radiador de Óleo

MensagemEnviado: 29/Jul/2010 02:21
por topatodas
O esquema de resfriamento do lubrificante do fuca mostra que (principalmente durante o inverno) é necessário colocar um termostato (3) antes do radiador do óleo. Enquanto a viscosidade estiver baixa o óleo circula sem passar pelo radiador. Assim o motor não demora muito a chegar a sua temperatura ideal de funcionamento.
Imagem

Por outro lado, com o lancamento dos óleos sintéticos, resistentes a temps. de ate 160 graus C, basta instalar um termômetro. Se vc. observar que a temperatura do óleo passa deste valor considere a instalação do radiador.