BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível.

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor felipe.victor » 26/Mar/2010 17:33

Adaptar os bicos não é coisa de outro mundo não... da p/ mandar tornear encaiches que não darao problema algum...
o que se deve fazer com cuidado e um bom estudo é uma flauta que vai ser bem grande e tb não sei como seria para se escolher o regulador de presão...
outra duvida que eu tenho, é que como são so dois bicos e consequentemente a vazão é pequena... daria para usar esse sistema sem ter que adaptar uma bomba de combustivel elétrica??
outra coisa ai para o amigo mais acima... essa injeção + barata do site funciona multiponto...
Pelo - p/ mim, injeção monoponto e carburador p/ mim eh a mesma coisa!!!
felipe.victor
 
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor Kyran » 26/Mar/2010 22:52

Olá.
Como os cabeçotes estão em lados opostos nao Há nescessidade de um flauta, os bicos precisam de um adaptador (torneado) no qual se conetam a mangueira de alta pressao, onde haverá tambem uma valvula de alivio ligado ao retorno de combustivel. A nescessidade de uma bomba eletrica de combustivel é devido ao sistema funcionar com uma pressao de alguns bares, os bicos so conseguem injetar de forma ideal o combustivel se houver pressão no sistema, essa pressão é superior ao que uma bomba mecanica de menbrana comsegue.
O carburador pode até desempenhar um papel superior às injeçoes eletronicas, em regimes de potencia especificas, onde nao se leva em conta o consumo e os problemas ambientais. A injeção eletronica é programada para enviar aos cilindros a quantidade ideal de combustivel em todos os regimes de rotaçao admissiveis pela maquina, onde teriam variaveis como temperatura ambiente, pressao atmosferica, dentre outros que no carburador teria que regular a cada modificaçao acentuada desses fatores. Nas desacelerações apesar de haver uma alta pressão no sistema de alimentação os bicos permanecem fechados, nao havendo consumo algum de combustivel, ate a central entender que precisa de combustivel para que se mantenha a marcha lenta. O "CUT_OFF" acontece cada vez que se tira o pé do acelerador e o veiculo permanecer engatado, em declives, por exemplo. A quantidade de combustivel é sempre a ideal seja ao nivel do mar, seja na cordilheira dos andes, coisa que com o carburador tem de haver a troca de gicles e nao garantinho o desempenho ideal.
A vazão do bico é constante em cada modelo de ejetor, o que muda é a duraçao (em milisegundos) da abertura da valvula do bico ejetor, a pressao contiruará a mesa, o excedente retornará ao tanque de combustivel, esse fato ajuda a resfriar a bomba eletrica no qual o combustivel flui por seu interior resfriando a mesma.
Abraço!!
Kyran
 
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor felipe.victor » 27/Mar/2010 19:45

Gostei da explicação, eu realmente não sabia que os bicos so funcionavam a uma pressão predeterminada... porém é uma coisa até bem lógica, bastava pensar + um pouco, pq o que o bico faz é abrir e fechar, o que diz a quantidade de bumbustivel que vai passar no caso é a pressão... o regulçador de pressão e os bicos no caso pode ser o da combe com injeção, pelo - eu axo... é o mais parecido com o sistema do enertrom... no caso o TBI eu sujeriria é o do palio/uno sem ser FIRE, pq ele ja tem o regulador de marcha lenta e o sensor do corpo de borboleta acoplados...
Kyran, o que vc acha de agente ir montando um esquematico? tipo... pega algumas fotos do enertron, e sai editando e colocando as modificações que iriam sendo feitas... depois agente iria fazendo o diagrama elétrico... até se ter uma teoria bem elaborada pra a partir dai agente se atrever a tornar realidade...

cara, uma duvida... o sensor de rotação do enertron original, poderia ser aproveitado?? o modulo ler o tipo de pulso q ele emite?? e outra coisa... o fato de ter dois imãs no volante do motor não confundiria o modulo e ainda... os imãs estão posicionados em um lugar q seria o recomendado?

abraço.
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor cafb » 27/Mar/2010 21:10

Quanto ao sensor de rotação pode-se colocar uma roda fonica no lugar ou agregada a polia do motor.
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor Kyran » 28/Mar/2010 13:56

Considerando que o sensor de rotação informa um momento exato que o virabrequim esta em relação a sua volta completa e o momento da faísca na hora de ignição (antes do PMS), e considerando que esses dados são analogicos e enviados a central do ENERTRON para que sejam processados, podemos usar esses sinais para a entrada da MEGASQUIRT. A roda fônica é uma soluçao bastante prática e usual hoje em dia, tambem pode servir.
"pq o que o bico faz é abrir e fechar, o que diz a quantidade de bumbustivel que vai passar no caso é a pressão...", o que determina a quantidade de combustivel que foi injetado é o tempo que o bico ficou aberto, com a pressao constante a vazão do bico tambem será constante, a duração da abertura determinará a quantidade de combustivel, esse tempo é variavel, é calculado pela central com os dados emitidos pela sonda lambda.
O TBI deve ser sim com TPS, atuador de marcha-lenta e tambem seria interessante um sensor MAP junto, nao sei qual TBI se enquadra, poderiam nos informar?
Seria interessante fazer todo esquema previamente, isso enriquece a analise e nos dára soluções práticas.
Abraço!
Kyran
 
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor GabrielBauru » 28/Nov/2014 10:32

E ai no final das contas alguém fez a adaptação de injeção? Quero muito colocar injeção multiponto no meu Enertron.
GabrielBauru
 
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor Kyran » 09/Jan/2015 08:54

Prezados, após alguns anos terem-se passado, abandonei esse projeto :cry: , vendi o carro :? , mudei de emprego e de cidade. Gostaria de saber quem conseguiu adaptar a injeção eletronica mono ou multi em um motor ENERTRON com exito. Abraço! 8)
Kyran
 
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Re: BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível

Mensagempor topatodas » 27/Mai/2015 12:31

ola amigos, para aqueles que tb. mudaram para o motor do fusca, queria deixar aqui o registro de que é sim possivel adaptar a injecao da kombi a ar no motor do gol BX (contanto que seja 1.6 claro!) https://www.youtube.com/watch?v=qNEdHGbNIF0. Maiores dicas para adaptar e como neste blog http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,32956.0.html. O ideal seria pegar um motor completo (c/injeção) de uma combi 1997-2005 (motor torq). As dicas do blog sao para todos aqueles que (o meu caso) aproveitaram um motor mais antigo!
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