BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível.

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

BR 800i - ENERTRON com Injeção eletronica de combustível.

Mensagempor Kyran » 04/Mar/2010 19:14

Em tempos de motores com Injeçãp eletronica de combustível, alguem ja se atreveu a colocar no ENERTRON?
Me ocorreu essa ideia hoje, tenho um sistema monoponto de um suzuki 1.3cc, e existem as motos de baixa cilindrada com injeção e flex combustível, onde é bastante simples e facil de achar.
Fomentem essa discurção vamos amadurecer essa possibilidade, visando confiança e economia, alem da possibilidade de ganhar alguma potencia.
Abraço!
Kyran

Data de registro: 01/Mar/2010 10:53

Mensagempor felipe.victor » 05/Mar/2010 10:44

Algumas pessoas ja haviam pensado nisso na parte de eletrica... http://www.gurgel800.com.br/forum/viewtopic.php?t=443 inclusive eu ja me propus a ajudar pois manjo um pouco de eletonica, porém não houve muito entusiasmo do pessoal...
Tenho muita vontade de fazer uma injeção para meu BR, porem eu queria fazer multiponto. + qq coisa q vc ja saiba ou tenha, estou aberto a trocar ideias.
felipe.victor

Data de registro: 16/Set/2009 22:36

BR 800i

Mensagempor Kyran » 05/Mar/2010 11:50

Olá,
poderia-mos, fazer assim:
A parte de distribuição, que dá a faisca no tempo certo, fica original.
Seria feito o controle eletronico de injeção do combustível, precisariamos de uma bomba eletrica para pressurizar o sistema, uma sonda lambda que nos dará a informação da quantidade de O² nos gazes de escapamento, esse dado nos indicará o tempo de injeção, o que determina a quantidade de combustível. Um sensor de rotação onde atravez dos sinais dele a marcha lenta se estabiliza, um sensor de posição da borboleta onde se saberá a posição do pedal do acelerador, juntamente com um sensor que indicará a pressão negativa no coletor de admissão.
Seria inicialmente um sistema monoponto, sem controle de ignição, mas teria o "cut-off" algo a mais para economizar combustivel. Com esse sistema monoponto teriamos uma grande escola para algo mais complexo na proxima "atualização".
Existem outros sistemas complexos digitais, que monitoram bem mais itens do funcionamento do motor, consiredando que estamos substituindo um carburador por algo mais complexo e eficiente, ja estamo na vanguarda do Enertron.
Podemos usar os sinais analógicos da pressão do óleo, da temperatura da água, da carga baixa da bateria para serem condições limitantes do funcionamento do sistema.
Alguem "eletrônico" entendeu o que falei? Se propõe a estudar um sistema? Usariamos um sistema comercial? de motos "Honda Mix"?
Abraço a todos"
Kyran

Mensagempor felipe.victor » 05/Mar/2010 23:52

Pois é, essa teoria é bem palpavel, tipo... conhecimento teorico ateh q muita gente tem e os sensores todos pode-se encontrar aos tantos para vender no mercado, porém o problema está na unidade de comando! o problema todo ta ai! tem q se ter muito conhecimento em programção, eletronica e mecanica.

eu ja andei estudando bem sobre esse assunto e o + palpavel q achei até agora foi esso aqui: http://manual.msbr.com.br/ porém ainda sai bem cara, é bem trabalhoso e ainda vai ter q ter um bocado de adaptação.
felipe.victor

Mensagempor Kyran » 06/Mar/2010 00:42

Vou analisar esse material com calma, achei interessante.
Mas, em um sistema monoponto a simplicidade é coerente, vamos alalizar as novas motos Honda, o que elas trazem, é coisa simples mas eficiente.
Onde encontramos para vender o MegaSquirt?
Abraço!
Kyran

Mensagempor felipe.victor » 06/Mar/2010 01:41

http://www.msbr.com.br/
Tem que ser uma injeção de moto de 800 cc e 2 cilindros... pelo - eu axo
felipe.victor

Mensagempor Kyran » 06/Mar/2010 06:29

Pode ser o sistema de motos de menor cilindrada, desde que o bico injetor tenha maior vazão, e monoponto.
Precisamos conhecer as curvas do motor, para saber em qual rotação se dá o torque máximo, dessa forma nao deixar cair o rendimento nesse regime.
Vi no mercado livre o MegaSquirt à venda.
Espero que nao esperem por aqui os resultados práticos de economia e desempenho para que os demais amigos dos 800's participem desse papo.
Abraço!
Kyran

Mensagempor cafb » 06/Mar/2010 19:21

Pode ser injeção monoponto de moto de 1 cilindro e cilindrada compativel.
cafb

Data de registro: 24/Mai/2006 20:51

Mensagempor Kyran » 06/Mar/2010 20:02

Olá cafb,
sim injeção monoponto, qual motor de 800cc voce se refere? existe a venda no Brasil esse sistema? qual o custo? o interessante é uma solução viavel economicamente.
Vamos conversar mais sobre esse tema.
Abraço!
Kyran

Mensagempor cafb » 07/Mar/2010 11:16

Seria conveniente conversar com quem trabalha em reparos ou vendas de motos par fazer uma seleção do melhor sistema a usar no BR ,mas um ponto importante no sistema de injeção eletronica é a sonda lambda que é o sensor importante para o funcionamento e controle do sistema,na questão de economia e poluiçaõ ambiental.
cafb

Mensagempor Kyran » 07/Mar/2010 18:33

Comcordo, entretanto os sistemas de injeção eletronico em motos no Brasil é recente, não deve ter "PARALELOS" ainda.
Abraço.
Kyran

Mensagempor cafb » 07/Mar/2010 19:42

Sim motos injetadas no Brasil é recente,mas devem vender as peças para reposição.
Agora se algum colega de forum souber alguma industria que venda sistema de injeção,mesmo generica daria para fazer um estudo a respeito do BR.
cafb

Mensagempor cafb » 07/Mar/2010 20:04

Talvez a injeçaõ da UNO monoponto desse para um estudo para usar noBR,é uma opção valida.
cafb

Mensagempor felipe.victor » 08/Mar/2010 12:09

Algume sabe dizer se aquele peugeot 106 é monoponto ou multiponto? pelo q eu sei, ele é 800cc... se fosse monoponto talvez desse...
felipe.victor

Mensagempor Kyran » 08/Mar/2010 18:13

Os suzukis SWIFT, SAMURAI, sao 1.3cc monoponto.
Tambem se prestaria a essa adaptação.
Kyran

Próximo

Retornar para Mecânica em geral