Página 1 de 1

árvore do comando supermini vs. BR

MensagemEnviado: 22/Fev/2010 22:13
por markus hagedorn
Olá queria perguntar aos mais experientes, se a diferenca de potencia entre BR e supermini, decorre de alteracao na arvore de comando? Outra vertente argumenta que foram feitas modificacoes nos cabecotes, sera?
Obrigado!

MensagemEnviado: 24/Fev/2010 19:48
por cafb
Pelo que sei a alteração é no comando,que muda o diagrama das valvulas

Re:

MensagemEnviado: 03/Abr/2010 04:36
por Helio Neto
Nos catálogos de peças da Gurgel para o BR800 1988 e o Supermini 1992, o código do comando é o mesmo, portanto o comando nunca mudou. As únicas peças internas do motor que aparecem com códigos diferentes nestes catálogos realmente são os cabeçotes, então tudo leva a crer que a única alteração "oficial" foi neles. Mas na prática podem ter ocorrido outras; na lista de discussão alguns colegas já descobriram diferenças na posição dos furos dos ímãs do volante e na usinagem do virabrequim, por exemplo.

Re: árvore do comando supermini vs. BR

MensagemEnviado: 29/Set/2018 12:46
por C.A
A mudança foi nos cabeçotes, no supermini eles foram rebaixados pra aumento da taxa de compressão e apresentam diferencas ate mesmo nos prisioneiros de fixação do escape.

O eixo de comando permaneceu o mesmo.

Re: árvore do comando supermini vs. BR

MensagemEnviado: 01/Out/2018 07:59
por andreopaixao
Isso é verdade. tenho um cabeçote 89 e outro 93 porem muito retificado sucata, porem, a diferença nos cabeçotes estão em Milímetros, até no parafusos de fixação do comando tem essa diferença.

Re: árvore do comando supermini vs. BR

MensagemEnviado: 04/Out/2018 19:25
por bilate
Eu sempre ouvi falar que a diferença está no diâmetro das válvulas, ou seja, as válvulas de admissão e escape dos Superminis são maiores que as dos BR800, como nunca tive um cabeçote do Supermini em mãos não sei se é verdade. Abs.

Re: árvore do comando supermini vs. BR

MensagemEnviado: 16/Out/2018 11:33
por C.A
As válvulas são iguais tbm, o que mudam são os métodos de regulagem que no BR800 até 90 é a frio e nos BR800 91/ motomachine e supermini é a quente. Isso vem escrito no manual do proprietario.