Troca de motor gurgel para motor de fusca

Motor, câmbio, transmissão, tanque de combustível e escapamento

Moderadores: Helio Neto, Fernando João, Waldecir, Luiz

Re: Troca de motor gurgel para motor de fusca

Mensagempor Celso Osternack » 18/Jul/2014 16:56

Pessoal bom dia, tenho um br800 1989, estou com problemas de embreagem, fiz a troca do motor em 2009 funcionou até 2013, porem pifou, troquei um conjunto(plator disco colar), 4 meses pifou novamente, o que ocorre é o seguinte: não embrea, não consigo engatar as marchas com o motor em funcionamento, parece que o plator não funciona, retirei o motor em casa mesmo, testei o plator e eles está funcionando, liberando e prensando o disco, o rolamento interno da porta do volante está ok, o garfo da embreagem está ok, cabo embreagem ok, colar ok. alguém tem alguma idéia.
Abraços.
Celso Osternack

Data de registro: 14/Jul/2014 11:18

Mensagempor andreopaixao » 20/Ago/2014 21:34

o seu motor é de fusca, o motor tem que estar bem alinhado na caixa seca, senão come todo o seu disco...para instalar o plató e disco é melhor chamar um mecanico, ele alinha certinho para você, e deixe o cabo de embreagem do proprio gurgel...abraços
andreopaixao

Data de registro: 05/Out/2012 21:08

Mensagempor MARCONDES JR » 27/Mar/2015 11:29

Bom dia, já ví por foto motor 1.0 CHT num GURGEL SUPERMINI, alguém pode me dizer se a adaptação é fácil num GURGEL BR 800 ano 90/91?
Obrigado.
MARCONDES JR

Data de registro: 22/Mar/2015 19:30

Mensagempor caio gil garcia » 10/Abr/2015 18:32

Não sei se é o mesmo Supermini que eu vi, mas se for, o proprietário trocou o conjunto de motor e câmbio.

Bem quando substitui-se uma mecânica original do Supermini/BR800 (com cardã) por uma mecânica AE ou CHT (Tração dianteira) você deve se atentar ao fato de que o carro praticamente não terá nenhum peso na traseira, o que afeta muito a estabilidade do carro.

Outra coisa, que pode ser um problema é o fato de você ter que posicionar o conjunto Motor/Câmbio de um modo que as rodas dianteiras fiquem alinhadas com o espaço no paralama. Já vi um BR com mecânica CHT em que foi necessário alongar a frente do carro para que as rodas não ficassem pegando na carroceria. Particularmente ficou horrível. O carro ficou totalmente desproporcional.

Já no supermini, talvez o espaço do habitáculo do motor permita posicionar o conjunto sem problemas.

Ou seja, para que isso seja feito de modo a garantir a segurança ao dirigir o carro, deve ser feito alterações na suspensão e freios também. Agora, uma maneira de manter a tração traseira e trocar a mecânica é colocar um motor de chevette, que até onde sei não será necessário nem a troca do câmbio.

Tenho minhas reservas quanto à adaptações desse tipo nos BR's e Supermini. Já que será feito um investimento, que seja na mecânica original que é um ótimo custo beneficio para o proprietário, além de ter sido dimensionada exatamente para aquele tipo de carro.
Gurgel BR-800 1991
caio gil garcia

Data de registro: 08/Abr/2015 00:54

Mensagempor Celso Osternack » 12/Fev/2016 16:01

Pessoal, o problema estava na adaptação feita para acionar a embreagem, o garfo foi alterado e funcionou durante algum periodo, mas depois alterou sua posição, assim deixou de funcionar corretamente, o que fiz foi retirar essa adptação do garfo, instalando da maneira como se o motor fosse o enertron, tudo certo já estou rodando à algum tempo de maneira satisfatória.
Celso Osternack

Data de registro: 14/Jul/2014 11:18

Mensagempor Pinotti » 29/Mai/2017 19:42

Ola sou novo aqui estou adptando um motor bx 1600 no meu supermini ja coloquei i motor na capa seca do gurgel q optei por deixar o cambio dele mesmo, mas alguem sabe informar sobre a adaptação do cabo de embreagem to pensando em dar uma volta nele e passar por dentro da caixa da ventoinha do motor. Alguem ai tem um supermini com essa adaptação. ?
Pinotti

Data de registro: 23/Nov/2014 07:37

Mensagempor andreopaixao » 31/Mai/2017 17:11

Boa tarde, tive um Br800 vermelho que fiz essa adaptação, coloquei o motor 1300 e as capas do gol bx, não gostei nem um pouco do carro, vendi e fiquei com o br branco 91, a minha queixa era a instabilidade dele, barulho do motor e pulava muito, mesmo com a suspensão feita com molas mais rígida, fiz tudo o que precisava, troquei também as buchas do cambio (esse br era 90 cambio de chevete) e toda a linha de escapamento. um trampo daqueles. O cabo de embreagem usei o mesmo dele, o que fiz foi um suporte ( uma chapa de aço com um furo central, onde passava o cabo para acionar a embreagem. travei ele na porca do motor e cambio.
andreopaixao

Data de registro: 05/Out/2012 21:08

Anterior

Retornar para Mecânica em geral